Farmácias fazem testes rápidos sem cumprir requisitos das autoridades de saúde

Antonello Srino Redazione Met

Há farmácias a realizarem os novos testes rápidos de antigénio sem cumprirem os requisitos técnicos exigidos pela DGS, pelo Infarmed e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

De acordo com o Público, existem neste momento farmácias a realizarem os novos testes rápidos de antigénio sem cumprirem os requisitos técnicos exigidos pela pelas autoridades de saúde a todas as entidades já autorizadas a realizar o exame ou a outras que venham a sê-lo.

A circular que foi assinada na sexta-feira pelas autoridades públicas de saúde estabelece que os novos testes rápidos de antigénio devem ser feitos em estabelecimentos “devidamente habilitados para a colheita e diagnóstico laboratorial” e que os resultados têm de ser comunicados através de uma plataforma à qual as farmácias não tem acesso.



Na circular informativa está referido que estão autorizados a fazer os testes rápidos de antigénio os “estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde, desde que devidamente habilitados para a colheita e diagnóstico laboratorial”. Paula Lobato de Faria, professora da Escola Nacional de Saúde Pública, garante que as farmácias estão excluídas deste critério.

Relativamente aos requisitos a cumprir, o documento indica que todas as entidades que realizem os referidos testes são obrigadas a ter um espaço exclusivo para fazer as colheitas. Outro fator relevante neste processo, é que a amostra tem de ser recolhida por um profissional de saúde com experiência e com formação para recolher amostras.

Depois de conhecidos, os resultados dos testes rápidos de antigénio devem ser “inseridos no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica – o Sinave – até 12 horas depois da realização do teste”, pode ler-se na circular. Contudo, as farmácias não têm acesso a esta plataforma, por isso continuam sem comunicar os resultados dos testes que realizam.

Paula Lobato de Faria realça que “se as farmácias querem realizar estes testes, têm de estar munidas do sistema para notificar os resultados dos testes e cumprir todas as outras condições”, explicou ao jornal Público.

Por seu lado, a Associação Nacional de Farmácias disse ao Público que as farmácias estão autorizadas e que “os resultados positivos são comunicados pelo utente às autoridades de saúde através da Linha SNS24, ou pelo farmacêutico se devidamente autorizado pelo mesmo”.

As autoridades públicas de saúde consideram que “outras entidades” podem vir a ser habilitadas para testes, dependendo da “avaliação da implementação desta circular, situação epidemiológica no país, e de necessidades identificadas a nível regional de local”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …