Farmácias fazem testes rápidos sem cumprir requisitos das autoridades de saúde

Antonello Srino Redazione Met

Há farmácias a realizarem os novos testes rápidos de antigénio sem cumprirem os requisitos técnicos exigidos pela DGS, pelo Infarmed e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

De acordo com o Público, existem neste momento farmácias a realizarem os novos testes rápidos de antigénio sem cumprirem os requisitos técnicos exigidos pela pelas autoridades de saúde a todas as entidades já autorizadas a realizar o exame ou a outras que venham a sê-lo.

A circular que foi assinada na sexta-feira pelas autoridades públicas de saúde estabelece que os novos testes rápidos de antigénio devem ser feitos em estabelecimentos “devidamente habilitados para a colheita e diagnóstico laboratorial” e que os resultados têm de ser comunicados através de uma plataforma à qual as farmácias não tem acesso.

Na circular informativa está referido que estão autorizados a fazer os testes rápidos de antigénio os “estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde, desde que devidamente habilitados para a colheita e diagnóstico laboratorial”. Paula Lobato de Faria, professora da Escola Nacional de Saúde Pública, garante que as farmácias estão excluídas deste critério.

Relativamente aos requisitos a cumprir, o documento indica que todas as entidades que realizem os referidos testes são obrigadas a ter um espaço exclusivo para fazer as colheitas. Outro fator relevante neste processo, é que a amostra tem de ser recolhida por um profissional de saúde com experiência e com formação para recolher amostras.

Depois de conhecidos, os resultados dos testes rápidos de antigénio devem ser “inseridos no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica – o Sinave – até 12 horas depois da realização do teste”, pode ler-se na circular. Contudo, as farmácias não têm acesso a esta plataforma, por isso continuam sem comunicar os resultados dos testes que realizam.

Paula Lobato de Faria realça que “se as farmácias querem realizar estes testes, têm de estar munidas do sistema para notificar os resultados dos testes e cumprir todas as outras condições”, explicou ao jornal Público.

Por seu lado, a Associação Nacional de Farmácias disse ao Público que as farmácias estão autorizadas e que “os resultados positivos são comunicados pelo utente às autoridades de saúde através da Linha SNS24, ou pelo farmacêutico se devidamente autorizado pelo mesmo”.

As autoridades públicas de saúde consideram que “outras entidades” podem vir a ser habilitadas para testes, dependendo da “avaliação da implementação desta circular, situação epidemiológica no país, e de necessidades identificadas a nível regional de local”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …