INE contraria Marques Mendes (e toda a gente): crescimento do PIB fica nos 2.8%

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A economia portuguesa continua a dar sinais positivos, com um crescimento de 2,8% no segundo trimestre de 2017. Mantém, assim, o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos dez anos, continuando a crescer acima da Zona Euro mas, ainda assim, aquém das expectativas dos analistas.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais relativas ao período entre Abril e Junho, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,8%, em termos homólogos, em volume, uma variação idêntica à registada no trimestre anterior.

São números divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que, comparando com o trimestre anterior, indicam um crescimento de 0,2%.

A economia portuguesa mantém assim, pelo segundo trimestre consecutivo, o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos dez anos, que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Para este resultado contribui, em grande parte, a procura interna que superou os números do trimestre anterior, fruto da “aceleração do Investimento”, explica o INE.

Marques Mendes anunciou crescimento superior a 3%

Marques Mendes tinha previsto, no seu habitual espaço de comentário na SIC, que o INE anunciaria um crescimento “ligeiramente acima de 3%”, o que seria o melhor resultado trimestral deste Século.

“Desde o ano 2000 que Portugal não cresce 3% ou mais”, sublinhava o ex-líder do PSD na SIC, prevendo que seria “um dia histórico para Portugal”.

Afinal, o palpite de Marques Mendes não se veio a comprovar, depois de já, no fim de Julho, ter recebido um “puxão de orelhas” do INE que o acusou de antecipar resultados que já tinham sido publicados há um mês, a propósito dos números do desemprego.

Analistas económicos também falharam previsões

Em média, a expectativa de analistas económicos contactados pela Lusa apontava para um crescimento de 3% no segundo trimestre deste ano.

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, apresentava a projecção mais optimista (de 3,3%), seguindo-se o BBVA (3%), o Montepio (2,9%) e o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (2,8%).

A estimativa oficial mais recente do Governo prevê um crescimento da economia de 1,8% este ano, depois de ter crescido 1,4% em 2016.

No entanto, o ministro das Finanças já admitiu, em entrevista à Reuters, um crescimento superior a 3% entre Abril e Junho deste ano, o que resultará num crescimento anual de mais de 2%.

O INE vai divulgar os resultados das estimativas detalhadas de crescimento do PIB no próximo dia 31 de Agosto.

“Economia cresce pelo 15.º trimestre consecutivo”

O ministro das Finanças, Mário Centeno, congratulou-se hoje com o crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre deste ano em termos homólogos, acrescentando que indicia uma boa perspetiva de crescimento futuro.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística “renovam o ritmo” do crescimento da economia, com o PIB no “nível máximo da última década”, afirmou o governante em declarações aos jornalistas, no Ministério das Finanças, em Lisboa.

“A nossa economia cresce pelo 15.º trimestre consecutivo“, disse Centeno, destacando que este crescimento foi “acima do crescimento da União Europeia”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. 3… 2… 1… Contagem decrescente para a Direita ressabiada vir dizer que, depois de 2 anos de consistentes provas dadas, isto ainda é resultado do Governo anterior… Cujas medidas de austeridade não pararam de nos atirar para o buraco.

    Mesmo que por absurdo, este Governo estivesse 50 anos no poder e Portugal se tornasse o país mais rico da Europa. Os maus perdedores do clubismo partidário, continuariam a dizer que foi tudo graças à PAF e às suas medidas de calça arreada à Troika.

  2. SE toda a gente é MM, então Portugal é anão. A rir-me muito e de boca aberta …. Eu seu educadinhos, que uma senhora não se ouve rir, vê-se rir… mas, quando a estupidez é tanta vale bem um rebolar…..Ahahahahahaha………

  3. alguem poderá informar estes comentadores e jornalistas que esta reação da economia é fruto tanto das medidas anteriores (adaptação da capacidade e eficiencia rodutiva real) como das atuais (pelas expetativas) e que nao deve ser metida a partidarite nestas questoes? o que interessa é perceber o que faz crescer a economia (consumo, despesa publica, investimento ou exportaçao), é sustentável, e se em valores absolutos, os numeros são suficientes para começar a encarar a divida publica de outra forma. isso é que interessa ver na informação noticiosa.

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …