Índia transforma carruagens de comboios em enfermarias de isolamento

A empresa estatal indiana responsável pela ferrovia está converter as carruagens dos comboios, entretanto parados, em enfermarias para receber pacientes infetados com o coronavírus.

Pela primeira vez em 167 anos, a rede ferroviária mais antiga do continente asiático está encerrada, depois de o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter decretado, no passado dia 25 de março, o confinamento total do país para combater o coronavírus.

Com o anúncio destas medidas, a Indian Railways decidiu suspender todos os seus serviços de passageiros até 14 de abril e, agora, conta a estação televisiva CNN, esta empresa estatal vai converter o maior número possível das suas 20 mil carruagens em enfermarias de isolamento para pacientes infetados.

A empresa, uma das maiores do mundo no setor ferroviário e principal empregadora na Índia, já opera mais de 125 hospitais neste país, logo, tem também uma grande experiência para poder expandir estas enfermarias.

“Agora, as ferrovias vão oferecer um ambiente limpo e higienizado para os pacientes poderem recuperar confortavelmente”, afirmou no Twitter Piyush Goyal, ministro das Ferrovias, Comércio e Indústria do Governo indiano.

https://twitter.com/PiyushGoyal/status/1243817707423727616

Cada carruagem poderá acomodar até 16 pacientes, uma enfermaria, um gabinete médico e um espaço destinado ao armazenamento de suprimentos e equipamentos  médicos.

Uma vez prontos, os comboios serão enviados para qualquer local que possa estar a enfrentar uma sobrecarga nos hospitais devido a um potencial aumento de casos positivos.

Além disso, o Governo também instruiu as fábricas ferroviárias a avaliar a viabilidade de fabricarem camas hospitalares, macas, carrinhos médicos, máscaras, desinfetantes, aventais e outras ferramentas médicas, como ventiladores, para serem usados nestes hospitais ferroviários e outros hospitais estatais.

Apesar de o número de infetados na Índia ser ainda baixo — mais de quatro mil casos e mais de uma centena de mortes —, as autoridades sanitárias estão em alerta com a possibilidade de o sistema de saúde poder ficar rapidamente sobrecarregado.

De acordo com os dados da OCDE, o país, que tem 1,3 mil milhões de habitantes, tem apenas 0,5 camas por cada mil pessoas. E a maior oferta está concentrada nas grandes áreas urbanas, sendo que a sua disponibilidade difere muito entre estados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …