Não ajudar é “impensável”. Ação do Norte não vai impedir injeção do Estado na TAP

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu, em entrevista ao podcast do Partido Socialista, que a providência cautelar colocada pela Associação Comercial do Porto (ACP) no quadro de uma ação judicial “não impedirá (em princípio) que possamos auxiliar a TAP”.

Na entrevista, o ministro das Infraestruturas disse que travar a ajuda do Estado à companhia “seria uma coisa absolutamente desproporcional. “Estão em causa centenas de fornecedores e milhares de trabalhadores. Não sou jurista, não quero arriscar, mas parecia-me absolutamente despropositado que fossemos impedidos de auxiliar uma empresa com cerca de 10 mil trabalhadores. Era impensável”.

Para Pedro Nuno Santos, a forma da Associação Comercial do Porto (ACP) manifestar o “descontentamento” com o plano de retoma de rotas não foi a melhor, apesar de considerar razoável a exigência de que a proporção de voos a partir do Porto seja a mesma que existia na era anterior à covid-19.

O ministro disse ainda que o consenso político sobre a necessidade de o Estar intervir na TAP “é esmagador”.

Além disso, Pedro Nuno Santos disse que o plano de auxílio à TAP foi uma imposição da Comissão Europeia (CE). “A opção que está em cima da mesa é a única” que Bruxelas “disse que estava disponível para a TAP”, disse o ministro.

Por outro lado, Pedro Nuno Santos acusou os acionistas privados de não estarem empenhados no futuro da empresa. “São interesses que não estão alinhados com os interesses do país e do povo português.”

O ministro denunciou a resistência dos privados, que não tem recursos para apoiar a TAP, em aceitar converter os créditos que têm sobre a empresa em capital. Pedro Nuno Santos disse que a empresa e o Estado não podem “aguentar muito mais tempo este braço-de-ferro”.

O ministro reiterou que a ajuda do Governo em 1,2 mil milhões de euros à TAP só será feita em troca de um conjunto de condições. Em causa um reforço dos poderes do Conselho de Administração na TAP.

Em relação ao plano de reestruturação e negócios que a TAP terá de apresentar nos próximos seis meses, Pedro Nuno Santos assinala que Portugal precisa “de uma companhia aérea com uma dimensão que permita suportar o turismo, apoiar as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, a ligação aos territórios com que temos ligações históricas, apoiar os nossos setores industriais e voar para o máximo possível de rotas de forma sustentável.”

A Associação Comercial do Porto interpôs uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal Administrativo (STA) para impedir a injeção de 1,2 mil milhões de euros do Estado na TAP.

Juro mínimo de 3,78% pelo empréstimo do Estado

De acordo com o Jornal de Negócios, a TAP vai ter de pagar uma taxa mínima de 3,78% para aceder à injeção de capital  do Estado. A este juro mínimo podem-se somar, pelo menos, outros 50 pontos base, elevando a taxa mínima para 4,28%, caso a ajuda seja prorrogada

A definição desta taxa de juro tem em conta as dificuldades em que a companhia aérea se encontra.

O empréstimo à companhia aérea já foi autorizado por Bruxelas, mas falta serem negociadas as condições entre os acionistas privados e o Estado.

O financiamento tem maturidade a seis meses. O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, e o presidente do conselho de administração, Miguel Frasquilho, admitiram que não será possível à empresa reembolsar o montante neste prazo.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nem mais um cêntimo para o buraco da Transportes Aéreos da Portela. Quando a carga fiscal já é enorme e mesmo assim não há ajuda à actividade das empresas saudáveis como um seguro de crédito de exportação a funcionar devidamente não pode haver lugar a estes desperdícios.

  2. Mas apoiar os socios gerentes é vetado pelo presidente Marcelo, porque supostamente fere a lei travão da despesa publica, e isso não pode ser.
    Portugal, país da paródia contínua

  3. É TUDO TRETAS, se o governo injetar o dinheirão na TAP NUNCA mais o VEmos, como Não vimos o que já la foi injetado durante anos a fio.
    O Sr. A. Costa que descasque este abacaxi já eu foi ELE que tanto fez p/ reverter a venda da TAP. Só pode ter ganho e mt c/ este tipo de atitude. Portugueses o Sr. A. Costa q desembolse do seu bolso a IRRESPONSABILIADE dele. Estamos cansados de sermos nós os trabalhadores portugueses que pagam a MÁ gestão q os politicos fazem á décadas ao (des)governar Portugal. BASTA. Os politicos têm de ser RESPONABILIZADOS pela sua Má gestão

    • Já que diz isso tudo, porque não faz nada? Prefere dizer criticas ao governo atrás de um computador? Se acha que estão a fazer uma má gestão, porque não esforça-se para entrar no governo e guiar o povo português para um futuro melhor? Vai dizer que não tem capacidades ou que teve uma família sem grandes posses? Mais vale estar calado quando não da a cara e não diz uma forma de poder resolver os problemas do nosso país.
      Só para saber eu n apoio o governo, eu apoio as pessoas que empenha-se, nem que o limite delas seja ser um simples trolha ou uma empregada domestica, mas que no final elas façam o seu melhor por Portugal.

  4. Colocando de lado questões Politicas e Partidárias, não posso deixar de ficar perplexa. Então a gentalha que trabalha doze horas por dia, que dá emprego e que contribui diariamente com o pagamento de Impostos não têm direito a nada e para injectar no falido BES, TAP e afins já não falta dinheiro?
    Pior ainda é que já se está a notar a actuação do nosso Governo perante a população em geral. Não param de andar na caça à multa e aos Impostos, mesmo que de repente inventem tributações que nunca existiram até então!!!
    Que País é este, onde são sempre os mais pobres e os da classe média que pagam para alimentar os grandes?

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …