Reveladas imagens inéditas do ARA San Juan pouco antes de desaparecer

(dv) Armada Argentina

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

São várias as versões sobre a verdadeira missão do ARA San Juan, o submarino argentino desaparecido em novembro. Esta terça-feira, surgiu na Internet um vídeo que mostra o envolvimento do San Juan em manobras militares da Marinha argentina.

Nas imagens pode-se observar que o submarino participa no afundamento do navio ARA Commodore Somellera, o que aumenta as suspeitas sobre os verdadeiros objectivos da missão do ARA San Juan, na altura do seu desaparecimento.

O submarino argentino desapareceu em novembro, com 44 tripulantes a bordo, quando se encontrava a mais de 400 km da costa da Patagónia, no litoral da província de Chubut

​Segundo o jornal Clarín, o Commodore Somellera, já descomissionado, foi afundado através de mísseis e minas disparadas por uma unidade do Agrupamento de Mergulhadores Táticos da Armada Argentina. A operação, que envolveu corvetas, lanchas de patrulha, navios e aviões, era uma missão de treino militar.

Tratou-se de uma acção realizada durante uma operação confidencial numa área designada “ponto vermelho” pela Marinha argentina, localizada perto da Ilha dos Estados, em frente à Terra do Fogo.

Quatro meses depois de o ARA San Juan ter desaparecido, o governo da Argentina reconheceu que o submarino tinha estado envolvido em tarefas de espionagem, vigiando as actividades da frota britânica baseada nas Ilhas Malvinas.

A 19 de março, essa informação foi ampliada quando vários meios de comunicação argentinos adiantaram que o navio tinha navegado a poucos quilómetros do arquipélago disputado entre a Argentina e o Reino Unido.

Tal manobra consistiria numa “violação de todos os tratados assinados, como o Tratado de Madrid”, assinado entre os dois países após a guerra de 1982, afirmou Carlos Zavalla, ex-comandante do ARA San Juan, em entrevista ao La Nación.

No entanto, a Marinha da Argentina desmentiu estas informações.

PARTILHAR

RESPONDER

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …