/

Reveladas imagens inéditas do ARA San Juan pouco antes de desaparecer

(dv) Armada Argentina

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

São várias as versões sobre a verdadeira missão do ARA San Juan, o submarino argentino desaparecido em novembro. Esta terça-feira, surgiu na Internet um vídeo que mostra o envolvimento do San Juan em manobras militares da Marinha argentina.

Nas imagens pode-se observar que o submarino participa no afundamento do navio ARA Commodore Somellera, o que aumenta as suspeitas sobre os verdadeiros objectivos da missão do ARA San Juan, na altura do seu desaparecimento.

O submarino argentino desapareceu em novembro, com 44 tripulantes a bordo, quando se encontrava a mais de 400 km da costa da Patagónia, no litoral da província de Chubut

​Segundo o jornal Clarín, o Commodore Somellera, já descomissionado, foi afundado através de mísseis e minas disparadas por uma unidade do Agrupamento de Mergulhadores Táticos da Armada Argentina. A operação, que envolveu corvetas, lanchas de patrulha, navios e aviões, era uma missão de treino militar.

Tratou-se de uma acção realizada durante uma operação confidencial numa área designada “ponto vermelho” pela Marinha argentina, localizada perto da Ilha dos Estados, em frente à Terra do Fogo.

Quatro meses depois de o ARA San Juan ter desaparecido, o governo da Argentina reconheceu que o submarino tinha estado envolvido em tarefas de espionagem, vigiando as actividades da frota britânica baseada nas Ilhas Malvinas.

A 19 de março, essa informação foi ampliada quando vários meios de comunicação argentinos adiantaram que o navio tinha navegado a poucos quilómetros do arquipélago disputado entre a Argentina e o Reino Unido.

Tal manobra consistiria numa “violação de todos os tratados assinados, como o Tratado de Madrid”, assinado entre os dois países após a guerra de 1982, afirmou Carlos Zavalla, ex-comandante do ARA San Juan, em entrevista ao La Nación.

No entanto, a Marinha da Argentina desmentiu estas informações.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.