Lares britânicos recomendam que os idosos assinem cláusula de “não-reanimação”

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de “não-reanimação” para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver.

No Reino Unido, surgem denúncias de que lares de idosos estão a recomendar que os utentes mais velhos assinem uma ordem de “não-reanimação” para evitar a sobrelotação das camas dos hospitais por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. O The Guardian escreve que esta cláusula estava incluída no plano de saúde dos idosos, sem que eles ou as suas famílias tenham sido devidamente informados.

A Comissão da Qualidade de Cuidados, organismo britânico que escrutina os cuidados de saúde, classifica a prática como “inaceitável”.

O Expresso explica que é relativamente normal os seguros de saúde dos mais velhos terem esta cláusula, uma vez que a reanimação quase sempre causa traumas físicos e psicológicos. No entanto, muitos deles estão agora a ser obrigados a assinar estas declarações “sob pressão” das enfermeiras ou médicos dos lares.

Alguns dos idosos que inicialmente rejeitaram esta cláusula no seu seguro de saúde, foram agora convencidos a assiná-la.

O Serviço Nacional de Saúde do País de Gales emitiu um pedido de desculpas públicas após um consultório médico ter recomendado a pacientes com doenças prévias que assinassem este tipo de documentos.

“Gostaríamos de pedir-lhe que preenchesse um formulário DNAR [Do Not Attempt Resuscitation] que possamos partilhar com os serviços de saúde locais. Isto significa que, em caso de deterioração repentina da sua condição devido a infeção com covid-19, os serviços de emergência não serão chamados e tentativas de ressuscitação para reiniciar o batimento do seu coração ou a sua respiração não será tentadas”, lia-se na nota enviada aos utentes do centro de saúde em Port Talbot.

“É inaceitável que estes planos de saúde, com ou sem estes formulários, sejam acionados para um grupo de pessoas indiscriminadamente. Estas decisões continuam a ter de ser tomadas individualmente, caso a caso”, realça o Serviço Nacional de Saúde gaulês.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …