Lares britânicos recomendam que os idosos assinem cláusula de “não-reanimação”

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de “não-reanimação” para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver.

No Reino Unido, surgem denúncias de que lares de idosos estão a recomendar que os utentes mais velhos assinem uma ordem de “não-reanimação” para evitar a sobrelotação das camas dos hospitais por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. O The Guardian escreve que esta cláusula estava incluída no plano de saúde dos idosos, sem que eles ou as suas famílias tenham sido devidamente informados.

A Comissão da Qualidade de Cuidados, organismo britânico que escrutina os cuidados de saúde, classifica a prática como “inaceitável”.

O Expresso explica que é relativamente normal os seguros de saúde dos mais velhos terem esta cláusula, uma vez que a reanimação quase sempre causa traumas físicos e psicológicos. No entanto, muitos deles estão agora a ser obrigados a assinar estas declarações “sob pressão” das enfermeiras ou médicos dos lares.

Alguns dos idosos que inicialmente rejeitaram esta cláusula no seu seguro de saúde, foram agora convencidos a assiná-la.

O Serviço Nacional de Saúde do País de Gales emitiu um pedido de desculpas públicas após um consultório médico ter recomendado a pacientes com doenças prévias que assinassem este tipo de documentos.

“Gostaríamos de pedir-lhe que preenchesse um formulário DNAR [Do Not Attempt Resuscitation] que possamos partilhar com os serviços de saúde locais. Isto significa que, em caso de deterioração repentina da sua condição devido a infeção com covid-19, os serviços de emergência não serão chamados e tentativas de ressuscitação para reiniciar o batimento do seu coração ou a sua respiração não será tentadas”, lia-se na nota enviada aos utentes do centro de saúde em Port Talbot.

“É inaceitável que estes planos de saúde, com ou sem estes formulários, sejam acionados para um grupo de pessoas indiscriminadamente. Estas decisões continuam a ter de ser tomadas individualmente, caso a caso”, realça o Serviço Nacional de Saúde gaulês.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …