/

Hospital de Braga em greve. Cirurgias, exames e consultas podem ser adiadas

2

As consultas externas, os exames e as cirurgias programadas no Hospital de Braga podem ter de ser adiadas. Os profissionais do hospital lamentam que a paralisação aconteça num momento em que o país combate o surto de Covid-19.

Os trabalhadores do Hospital de Braga estão em greve esta terça-feira e na próxima quinta-feira, em protesto contra a falta de um acordo coletivo de trabalho, avança a TSF.

Orlando Gonçalves, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, explicou à rádio que a paralisação vai afetar vários serviços, entre eles cirurgias programadas não urgentes, e haverá “transtornos normais de um dia de greve”.

Entre os serviços mais atingidos pela paralisação deverão estar ainda as consultas externas, as colheitas de sangue e os exames de diagnóstico, adiantou.

A greve dos assistentes técnicos do Hospital de Braga esteve para ser desconvocada depois de a administração hospitalar ter anunciado que pretende aderir ao acordo coletivo de trabalho, mas o hospital não se comprometeu com uma data de adesão ao acordo. Por esse motivo, os funcionários decidiram manter a greve.

“Havendo uma data e se essa data fosse aceitável, naturalmente, desconvocaríamos a greve. O hospital está a fazer finca-pé e, portanto, não havendo uma data prevista para a assinatura do acordo coletivo, também não poderá haver a desconvocação da greve agendada para esta semana”, disse Orlando Gonçalves à TSF.

Os profissionais lamentam que esta greve aconteça num momento em que o país combate o surto de Covid-19, mas defendem que cabe ao Governo resolver a situação.

Além da greve marcada para esta terça-feira, haverá uma manifestação em frente ao Hospital de Braga. Na quinta-feira, os trabalhadores vão protestar em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. É um excelente altura para fazer greve sem dúvida!
    Se alguma razão têm acabam de a perder toda só pela atitude de fazer greve com este cenário!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.