Holanda investiga papel dos serviços secretos na queda do avião na Ucrânia

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

A Holanda quer saber se os seus serviços secretos avisaram as companhias aéreas do perigo de sobrevoar a Ucrânia, envolvida num conflito com a Rússia, antes da queda do avião MH17 em julho, indicaram hoje as autoridades.

Responsáveis holandeses dirigem a investigação sobre o que levou ao despenhamento do Boeing 777 da Malaysia Airlines sobre a Ucrânia, matando as 295 pessoas a bordo, a maioria das quais de nacionalidade holandesa, bem como a razão pela qual foi dada àquela rota do voo indicação de caminho livre.

A comissão de segurança holandesa encarregada dos dois inquéritos pediu à Comissão de Supervisão dos Serviços de Segurança (CTIVD) para investigar que avaliação fizeram a Agência Nacional de Informações (AIVD) e o Serviço de Informações Militares das rotas aéreas sobre a Ucrânia antes do desastre de 17 de julho.

Que informação tinham os dois serviços antes do despenhamento do MH17 sobre a situação da segurança no leste da Ucrânia e como é que partilharam essa informação com os parceiros da aviação relevantes? Quais foram as razões para o fazer/não o fazer”, escreveu a CTIVD na sua página da internet.

O voo MH17 de Amesterdão para Kuala Lumpur foi abatido sobre território do leste da Ucrânia controlado pelos separatistas pró-russos, que combatiam as forças de Kiev desde abril do ano passado.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de ter fornecido aos rebeldes um lança-mísseis terra-ar, mas a Rússia disse que um caça ucraniano foi responsável pelo despenhamento.

Outros três aviões comerciais voavam perto do voo da Malaysia Airlines – dois Boeings 777 e um Airbus 330 – quando este foi abatido, a uma altitude de cerca de 10.000 metros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …