Ucrânia concede liberdade condicional a um suspeito do acidente do MH17

(cv) Euronews / YouTube

A Ucrânia concedeu liberdade condicional a um suspeito na investigação do acidente do voo MH17, abatido por um míssil russo.

Esta quinta-feira, a Ucrânia concedeu liberdade condicional a um suspeito na investigação do acidente do voo MH17, abatido por um míssil russo, que poderia, segundo a imprensa, vir a ser entregue a Moscovo no âmbito de uma troca de prisioneiros.

Esta decisão foi tomada por um juiz do tribunal de apelação, Iouri Slyva, que ordenou “libertar imediatamente Tsemakh Volodymyr Borysovytch”. Em troca, o suspeito teve que se comprometer a não fugir do país e a apresentar-se em tribunal no âmbito do seu julgamento por terrorismo, que continua em Kiev, capital do país.

Antigo responsável da “defesa antiaérea” dos separatistas no leste da Ucrânia, Tsemakh, de 58 anos, é considerado “principal suspeito” no caso do voo MH17 abatido em 2014 em território da Ucrânia por um míssil russo, segundo uma carta publicada na quarta-feira e assinada por 40 deputados europeus.

Nessa carta, os 40 deputados apelaram ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que não entregue Tsemakh à Rússia, que refuta fortemente o seu envolvimento no acidente do MH17.

Segundo a imprensa russa e ucraniana, o caso de Tsemakh bloqueou uma troca de prisioneiros negociada durante meses entre Moscovo e Kiev, com o Kremlin a exigir que Tsemakh fosse entregue.

Esta quinta-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou entretanto que uma troca de prisioneiros será concluída em breve com a Ucrânia, uma medida que assinala um declínio nas tensões entre os dois países.

Estamos a aproximarmos da finalização das negociações“, indicou Putin no Fórum Económico do Oriente que decorre na cidade portuária russa de Vladivostok, acrescentando que “a troca será em grande massa” e que a sua data “será conhecida em breve”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …