//

Avião da Malásia abatido na Ucrânia, há 295 vítimas

Uma aeronave Boeing 777 da Malaysia Airlines caiu na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, possivelmente abatido por um míssil, avança a agência noticiosa Interfax.

O voo seguia de Amesterdão, Holanda, com direcção a Kuala Lumpur, Malásia, e seguiria com 295 pessoas a bordo – 280 passageiros e 15 tripulantes.

Segundo as autoridades, seguiam a bordo 71 holandeses, 23 americanos e 9 britânicos. Cerca de 80 das passageiros eram crianças.

O aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos.

De acordo com a agência, citando um separatista, o avião caiu próximo de Donetsk, cidade onde decorrem combates entre forças governamentais e milícias pró-russas, tendo sido supostamente abatido por um míssil terra-ar.

De acordo com a informação recolhida, o avião terá começado a perder altitude a cerca de 50 quilómetros do espaço aéreo russo, tendo-se depois despenhado na Ucrânia, onde foi encontrado a arder.

Segundo a mesma agência, o ministro do Interior da Ucrânia confirmou não haver sobreviventes.

Este é o segundo incidente conhecido desta companhia aérea, tendo o anterior acontecido a 8 de março deste ano, num avião que seguia com 239 pessoas a bordo, cujos destroços não foram ainda encontrados.

Putin e Obama já falaram sobre queda de avião

A notícia da queda do aparelho foi já abordada entre o presidente russo Vladimir Putin e o chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, informaram a Casa Branca e o Kremlin.

“O Presidente russo informou o Presidente dos Estados Unidos de informações de controladores aéreos que tinham chegado momentos antes da conversação telefónica e que indicavam que o avião se tinha despenhado na Ucrânia”, disse o Kremlin através de comunicado.

As linhas aéreas malaias já confirmaram que o aparelho que se despenhou, mas sem indicar as razões, segundo um comunicado do conselho de administração da empresa citado pela AFP.

Governo desconhece se há portugueses a bordo

O Governo português desconhece, por enquanto, se existiam portugueses a bordo do avião da Malaysia Airlines que se despenhou hoje no leste da Ucrânia com 295 pessoas a bordo, disse o secretário de Estado das Comunidades.

“A Direção Geral dos Assuntos Consulares está a fazer todas as diligências possíveis no sentido de saber se há portugueses ou lusodescendentes entre os passageiros do avião”, afirmou José Cesário à agência Lusa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.