Histórico do caso Sócrates desapareceu do sistema informático da Justiça

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Os registos de distribuição do processo Operação Marquês desapareceram do sistema informático que é usado nos tribunais portugueses, o Citius, de acordo com o semanário Sol, que fala num “apagão”.

A publicação apurou que “todos os registos da tramitação” da Operação Marquês, que tem José Sócrates como o principal arguido, desapareceram do sistema informático da justiça. Estão em causa dados relativos à distribuição do processo ao juiz Carlos Alexandre, em 2014, e à distribuição efectuada já neste ano, para a Fase de Instrução, ao juiz Ivo Rosa.

O sorteio que atribuiu o caso a Ivo Rosa esteve envolvido em polémica, após se terem verificado três erros no sistema. O próprio Carlos Alexandre, que liderou o processo na fase de investigação, questionou o sorteio, levantando suspeitas.



O Sol avança agora que o histórico da tramitação do processo entre juízes desapareceu e que nem Ivo Rosa consegue aceder a esses dados.

Ivo Rosa já terá informado o presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) sobre esta circunstância, mas a entidade responsável pela gestão do Citius garantiu ao Sol que não tem conhecimento do alegado “apagão” informático.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Nunca ouviram falar em backups ou cópias de segurança, a quem querem fazer acreditar essa historia????
    Não estará ja na altura de parar de tomar os Portugueses por parvos???????
    Em poucos meses , 3 questões….
    1ª Afastam a PGR Joana Vidal a todo o custo
    2ª Um “sorteio” eletrónico que não convence ninguem.
    3ª Um “apagão” que apagou o histórico do caso Sócrates, e esse apagão apenas apagou o que diz respeito ao caso Sócrates?? se sim, está tudo dito…. Não é q haja quasquer dúvidas de que todas estas coisas não acontecem por acaso…
    Quem disse que a Itália é o país da Mafia??
    Muito em breve, teremos elementos da Máfia Italiana em Portugal para terem lições de mafiozisses

    • Oh! Zé estás a ver tudo ao contrário!!
      A Joaninha, de que tanto gostas, mandou arquivar o processo dos submarinos do Portas e o processo da Tecnoforma do Coelho, que gamou 6,7 milhões de euros à EU e que agora o país vai ter de pagar. O Ministério Público dirigido pela mesma D.Joaninha pediu 5 anos de pena suspensa para o “amigo” Miguelito Vistos Gold Macêdo, acusado de três crimes de tráfico de influências e um de prevaricação, que comeu, bebeu, fumou e passou fins de semana em Espanha, em hoteis de 5 estrelas à conta do chinesinho Lim-Pó-Pó (corrupção clarinha como a água e obtenção de vantagem) e, em comparação, Vara (esse socialista duma figa!!) por crimes semelhantes é condenado a 5 anos de prisão efectiva. O “apagão” deu-se porque a lei não foi respeitada. Alguém está interessado em esconder a verdadeira razão da distribuição do processo ao superjuiz e por isso foi “eliminado” do sistema informático. Não houve sorteio do processo Sócrates. O processo foi entregue em mãos a um juiz que fazia parte do “grupo”. Gente séria!!! A Mafia já está em Portugal há muito tempo e está bem instalada. Veja-se o caso do assassino Duarte Lima! Tem 6 anos de prisão para cumprir e um julgamento para efectuar e continua em liberdade, apesar do mandato de captura emitido pela Europol, mas que a D. Joana mandou guardar numa qualquer gaveta. Os bandidos do Laranja BPN, mais de dez anos depois, ainda não cumprem as penas, nem fora a julgamento por todos os crimes cometidos. Realmente as coisa não acontecem por acaso. Que o digam o Teixeira, o Alexandre e a Joana!!

      • Deves ser pouco burro, tu e este antónio coelho… Também deves ser dos que achas que o sócrates é um santo que “apenas” tem muito bons amigos e que esse gatuno não levou portugal á falência. Aliás a culpa da falência de portugal, na vossa opinião, foi do Paços Coelho. Não sei o que andas a fumar mas tem cuidado que isso faz mal ao cérebro…

    • Claro que sim. Este país está contaminado, por uma cambada de salafrários. Agora estes do PS, mas antes os do PSD. O que tem a dizer o apurador, que é o superior magistrado da Nação. Mudo e quedo! Não só por ser amigo do Ricardinho, mas tb pela namorada.

  2. Agora se percebe a sede com ste ps e este presidente amigo do salgado tinham uma sede á antiga prg…Joana marques vidal!!!!

  3. É eu bem dizia… ainda vamos pagar uma bruta indemnização… vai acabar tudo a ser uma bruta cabala e Sócrates a presidente da república!
    Nós pagamos… ai aguenta, aguenta…

  4. O importante para a nossa PÁTRIA é pôr os CORRUPTOS NA PRISÃO. Deixem-se de paneleirisses.
    Vejam esta: Ministro Pedro Siza Vieira. Sem querer levantar suspeições pergunto: alguém no seu inteiro juízo vai para a Política para perder 574 mil EUROS num ano ? Que fascínio é este que o PS ou a Política têm ?

  5. E a borga vai continuar, até transformar os portugueses em alguns milhões de coletes amarelos, enfurecidos. Já não há paciência!

  6. A «tempo e horas» deram a «golpada» dos pseudo-coletes amarelos, para desacreditarem um possível movimento que fosse a sério.

  7. A história repete-se.
    Sempre que existem problemas com a rapaziada da política, os papeis desaparecem.
    O Paulo Portas deve ter ensinado o José Sócrates, de como se deve mexer nos cordelinhos da justiça em Portugal.

  8. Já se está a ver o filme quase todo. Areias na engrenagem, provas perdidas e tempo perdido. Qualquer dia prescreve tudo e depois aparecem eles todos muito chateados por o processo ter prescrito, porque queriam provar mesmo a sua inocência em tribunal. Já com o melancia, grande amigo do soares, foi a mesma. Al capone teria muito a aprender com estes gajos.

  9. Vamos falar deste assunto para quê?
    Tão estranho estas noticias tão tenues numa altura de “grande ataque dos coletes amarelos”
    Estamos à espera de que?
    Melhor fazer já as contas da choruda indmnização a pagar ao Sr eng Socrates e quanto isto vai custar aos contribuintes.
    Mais uma Made In Portugal

  10. Tinha esperança que o sr Presidente da República iria fazer diferença. Estou dececionado com a sua prestação como Presidente e perdi totalmente a confiança com políticos, sejam quem forem para mim são todos corruptos. É uma fantochada ver o Sr Presidente andar a mostrar-se na rua onde ele devia estar era a arrumar a casa. Nunca visto em lado algum. Isto nao é solideriadade. Tem que ser solidário com todos não só para quem lhe interessa. Vergonhoso.

  11. É por isto que sou totalmente a favor das fugas de informação, sempre me dá algum prazer saber que nenhum destes escroques parasitas saem à rua sem irem olhando por cima do ombro.
    E não há dinheiro nenhum que pague paz de espírito.

  12. No Reino da Korruptlândia tudo é possível. Seja da esquerda da direita e do centro, só existe o sistema político da CLEPTOCRACIA. A regra não tem excepção, todo o político é corrupto desonesto e ladrão ( ditado e regra popular). O P.R. tem razão, ninguém acredita nos políticos e não só têm má fama…. têm proveito. NOJO DE REPÚBLICA DE BANANOIDES. Triste povo que tem políticos desta estirpe nojenta.

RESPONDER

Após decisão do TC, BE quer que Parlamento elimine norma do período experimental

O Bloco de Esquerda (BE) defende que o Parlamento deve avançar já para responder à decisão do Tribunal Constitucional e eliminar a norma que alarga o período experimental, desafiando o PS a “retirar conclusões” sobre …

"Ambição forte e global". UE quer rever impostos verdes para desincentivar "más decisões" das empresas

O Comissário Europeu para a Economia Paolo Gentiloni anunciou esta terça-feira que a Comissão está a preparar alterações num pacote de recuperação focado no ambiente, admitindo, contudo, que a covid-19 alterou as prioridades. Citado pelo ECO, …

Portugal tem maior quebra do PIB da União Europeia no primeiro trimestre

Portugal foi o país da União Europeia que mais riqueza perdeu no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. A economia da zona euro recuou 1,3% e a da União Europeia 1,2% …

Secretário-geral da NATO considera perigosa aproximação entre Moscovo e Pequim

O secretário-geral da NATO defendeu hoje que a aproximação política e militar entre a Rússia e a China representa "novos perigos" para a Aliança Atlântica e constitui uma ameaça multilateral. "A ordem baseada em regras - …

EUA. Dois cientistas garantem que genoma do coronavírus prova que saiu de um laboratório

Dois especialistas norte-americanos publicaram um ensaio no qual asseguram que o genoma do coronavírus mostra que este saiu de um laboratório, dias após as autoridades dos Estados Unidos (EUA) terem publicado um estudo no qual …

Em Portugal, a taxa de vacinação completa está ligeiramente acima da média da UE

Portugal está com um ritmo de vacinação ligeiramente acima da média da União Europeia (UE). Um quinto dos portugueses tem a vacinação completa. O Público avança, esta terça-feira, que, até ao início do mês de junho, …

Alunos dispensados de pagar residências universitárias quando não há aulas

Os alunos do ensino superior estão dispensados de pagar as mensalidades nas residências dos serviços de ação social escolar durante a suspensão das atividades letivas e não letivas, na sequência do estado de emergência. Esta é …

Polícia do Capitólio sabia que manifestantes iriam invadir o edifício armados

Um novo relatório do Senado mostra que a polícia designada para proteger o edifício já tinha informação sobre as intenções do ex-Presidente Donald Trump pelo menos duas semanas antes da invasão. Contudo, essa informação não …

Já há regras para os Santos Populares em Lisboa

Em conferência de imprensa, a Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou as medidas em vigor para esta semana, durante os festejos do Santo António em Lisboa. O comandante Domingos Antunes, do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) …

“Não pode impor a sua vontade". Defesa de Sócrates pede suspensão de decisão de Ivo Rosa

A defesa do antigo primeiro-ministro José Sócrates anunciou esta terça-feira que vai apresentar uma reclamação junto do Tribunal Constitucional a pedir a suspensão da decisão do juiz Ivo Rosa, que ordenou o envio do processo …