Histórico do caso Sócrates desapareceu do sistema informático da Justiça

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Os registos de distribuição do processo Operação Marquês desapareceram do sistema informático que é usado nos tribunais portugueses, o Citius, de acordo com o semanário Sol, que fala num “apagão”.

A publicação apurou que “todos os registos da tramitação” da Operação Marquês, que tem José Sócrates como o principal arguido, desapareceram do sistema informático da justiça. Estão em causa dados relativos à distribuição do processo ao juiz Carlos Alexandre, em 2014, e à distribuição efectuada já neste ano, para a Fase de Instrução, ao juiz Ivo Rosa.

O sorteio que atribuiu o caso a Ivo Rosa esteve envolvido em polémica, após se terem verificado três erros no sistema. O próprio Carlos Alexandre, que liderou o processo na fase de investigação, questionou o sorteio, levantando suspeitas.

O Sol avança agora que o histórico da tramitação do processo entre juízes desapareceu e que nem Ivo Rosa consegue aceder a esses dados.

Ivo Rosa já terá informado o presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) sobre esta circunstância, mas a entidade responsável pela gestão do Citius garantiu ao Sol que não tem conhecimento do alegado “apagão” informático.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Nunca ouviram falar em backups ou cópias de segurança, a quem querem fazer acreditar essa historia????
    Não estará ja na altura de parar de tomar os Portugueses por parvos???????
    Em poucos meses , 3 questões….
    1ª Afastam a PGR Joana Vidal a todo o custo
    2ª Um “sorteio” eletrónico que não convence ninguem.
    3ª Um “apagão” que apagou o histórico do caso Sócrates, e esse apagão apenas apagou o que diz respeito ao caso Sócrates?? se sim, está tudo dito…. Não é q haja quasquer dúvidas de que todas estas coisas não acontecem por acaso…
    Quem disse que a Itália é o país da Mafia??
    Muito em breve, teremos elementos da Máfia Italiana em Portugal para terem lições de mafiozisses

    • Oh! Zé estás a ver tudo ao contrário!!
      A Joaninha, de que tanto gostas, mandou arquivar o processo dos submarinos do Portas e o processo da Tecnoforma do Coelho, que gamou 6,7 milhões de euros à EU e que agora o país vai ter de pagar. O Ministério Público dirigido pela mesma D.Joaninha pediu 5 anos de pena suspensa para o “amigo” Miguelito Vistos Gold Macêdo, acusado de três crimes de tráfico de influências e um de prevaricação, que comeu, bebeu, fumou e passou fins de semana em Espanha, em hoteis de 5 estrelas à conta do chinesinho Lim-Pó-Pó (corrupção clarinha como a água e obtenção de vantagem) e, em comparação, Vara (esse socialista duma figa!!) por crimes semelhantes é condenado a 5 anos de prisão efectiva. O “apagão” deu-se porque a lei não foi respeitada. Alguém está interessado em esconder a verdadeira razão da distribuição do processo ao superjuiz e por isso foi “eliminado” do sistema informático. Não houve sorteio do processo Sócrates. O processo foi entregue em mãos a um juiz que fazia parte do “grupo”. Gente séria!!! A Mafia já está em Portugal há muito tempo e está bem instalada. Veja-se o caso do assassino Duarte Lima! Tem 6 anos de prisão para cumprir e um julgamento para efectuar e continua em liberdade, apesar do mandato de captura emitido pela Europol, mas que a D. Joana mandou guardar numa qualquer gaveta. Os bandidos do Laranja BPN, mais de dez anos depois, ainda não cumprem as penas, nem fora a julgamento por todos os crimes cometidos. Realmente as coisa não acontecem por acaso. Que o digam o Teixeira, o Alexandre e a Joana!!

      • Deves ser pouco burro, tu e este antónio coelho… Também deves ser dos que achas que o sócrates é um santo que “apenas” tem muito bons amigos e que esse gatuno não levou portugal á falência. Aliás a culpa da falência de portugal, na vossa opinião, foi do Paços Coelho. Não sei o que andas a fumar mas tem cuidado que isso faz mal ao cérebro…

    • Claro que sim. Este país está contaminado, por uma cambada de salafrários. Agora estes do PS, mas antes os do PSD. O que tem a dizer o apurador, que é o superior magistrado da Nação. Mudo e quedo! Não só por ser amigo do Ricardinho, mas tb pela namorada.

  2. É eu bem dizia… ainda vamos pagar uma bruta indemnização… vai acabar tudo a ser uma bruta cabala e Sócrates a presidente da república!
    Nós pagamos… ai aguenta, aguenta…

  3. O importante para a nossa PÁTRIA é pôr os CORRUPTOS NA PRISÃO. Deixem-se de paneleirisses.
    Vejam esta: Ministro Pedro Siza Vieira. Sem querer levantar suspeições pergunto: alguém no seu inteiro juízo vai para a Política para perder 574 mil EUROS num ano ? Que fascínio é este que o PS ou a Política têm ?

  4. E a borga vai continuar, até transformar os portugueses em alguns milhões de coletes amarelos, enfurecidos. Já não há paciência!

  5. A «tempo e horas» deram a «golpada» dos pseudo-coletes amarelos, para desacreditarem um possível movimento que fosse a sério.

  6. A história repete-se.
    Sempre que existem problemas com a rapaziada da política, os papeis desaparecem.
    O Paulo Portas deve ter ensinado o José Sócrates, de como se deve mexer nos cordelinhos da justiça em Portugal.

  7. Já se está a ver o filme quase todo. Areias na engrenagem, provas perdidas e tempo perdido. Qualquer dia prescreve tudo e depois aparecem eles todos muito chateados por o processo ter prescrito, porque queriam provar mesmo a sua inocência em tribunal. Já com o melancia, grande amigo do soares, foi a mesma. Al capone teria muito a aprender com estes gajos.

  8. Vamos falar deste assunto para quê?
    Tão estranho estas noticias tão tenues numa altura de “grande ataque dos coletes amarelos”
    Estamos à espera de que?
    Melhor fazer já as contas da choruda indmnização a pagar ao Sr eng Socrates e quanto isto vai custar aos contribuintes.
    Mais uma Made In Portugal

  9. Tinha esperança que o sr Presidente da República iria fazer diferença. Estou dececionado com a sua prestação como Presidente e perdi totalmente a confiança com políticos, sejam quem forem para mim são todos corruptos. É uma fantochada ver o Sr Presidente andar a mostrar-se na rua onde ele devia estar era a arrumar a casa. Nunca visto em lado algum. Isto nao é solideriadade. Tem que ser solidário com todos não só para quem lhe interessa. Vergonhoso.

  10. É por isto que sou totalmente a favor das fugas de informação, sempre me dá algum prazer saber que nenhum destes escroques parasitas saem à rua sem irem olhando por cima do ombro.
    E não há dinheiro nenhum que pague paz de espírito.

  11. No Reino da Korruptlândia tudo é possível. Seja da esquerda da direita e do centro, só existe o sistema político da CLEPTOCRACIA. A regra não tem excepção, todo o político é corrupto desonesto e ladrão ( ditado e regra popular). O P.R. tem razão, ninguém acredita nos políticos e não só têm má fama…. têm proveito. NOJO DE REPÚBLICA DE BANANOIDES. Triste povo que tem políticos desta estirpe nojenta.

RESPONDER

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …