Hino de apoio a Sócrates entoado à entrada da cadeia de Évora

Um hino de apoio a José Sócrates foi entoado este sábado, com o auxílio de megafones, por cerca de 40 pessoas que se juntaram na prisão de Évora, em mais uma iniciativa de solidariedade com o ex-primeiro-ministro.

“Pensamos que ele está a ouvir-nos”, disse à agência Lusa o empresário José António Pinho, um dos promotores da iniciativa, enquanto cantava, nas traseiras da cadeira de Évora, local em que os apoiantes consideraram que poderiam ser ouvidos pelo antigo chefe de Governo socialista.

Numa tarde soalheira, a iniciativa, intitulada “Primavera em Évora“, foi organizada pelo Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre“, já oficialmente formado e que considera o ex-primeiro-ministro “um preso político” e que deveria aguardar julgamento em liberdade.

Depois de há um mês ter promovido uma vigília noturna de solidariedade junto ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde o antigo primeiro-ministro está em prisão preventiva há mais de quatro meses, o grupo criou um hino a que deu o título “Obrigado, José Sócrates” e que fez circular nas redes sociais.

Com a ajuda de dois megafones instalados no tejadilho de um automóvel, os apoiantes, empunhando cravos, deram a volta à prisão, numa marcha lenta, cantando o hino e gritando “Sócrates, amigo, o povo está contigo” e “presos políticos nunca mais”, na esperança que fossem ouvidos no interior do estabelecimento prisional.

Junto ao portão da cadeia, instalaram um cartaz onde se podia ler “José Sócrates, estaremos sempre contigo” e na parede colocaram cravos. O empresário José António Pinho, promotor de uma excursão de apoiantes da Covilhã, que se concentraram, a 25 de janeiro, junto à cadeia de Évora, foi, tal como na vigília de 28 de fevereiro, um dos porta-vozes do movimento para manifestar “apoio incondicional” a “um preso político”. “Estamos aqui para ele saber que há pessoas que não se esquecem dele e que estão ao lado dele”, disse José António Pinho, acompanhado por apoiantes oriundos de vários pontos do país.

O apoiante adiantou à agência Lusa que o Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre” prevê realizar todos os meses uma iniciativa solidária junto à prisão de Évora, estando a próxima marcada para 25 de Abril, data em que se assinalam 41 anos da Revolução dos cravos, como forma de assinalar o “Dia da Liberdade”.

José Sócrates está em prisão preventiva, desde o dia 25 de novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Enquanto o grande líder diz que há fortes indícios criminais – listas vip, não espanta que nada diga do antigo líder depois de ouvido durante 3 dias ter-lhesido decretada prisão preventiva… Os indícios são trivialidades e durante os tais 3 dias os juízes estiveram a balbuciar entre si… A preconizar simples indícios ou nem isso… Diriam o secretário geral e a plebe no cortejo da venezuelização

  1. Este era assim e os que estão agora parecem me com toda a certeza muito piores.
    São mais descarados a roubar,e logo aos mil milhões de cada vez

  2. ” Deixa me Rir , esse Livro não e teu . …………. Deixa me Rir , tu Roubas te o Povo e agora estas a ver tudo as Cabeçadas ………. Deixa me Rir , Triste Pais este , que tudo vai Prestar homenagem , ao homem que Gastava 250€ dia , na Reserva e Pequeno Almoço Diário , num certo Hotel , no qual o Partido Faz do mesmo Quartel General em Epoca de Eleições ….. Deixa me Rir , esta e tudo borrado de Medo , se ele Abre o Bico , quero ver , quem Roubou a Quem e onde foi parar tantos Milhões que a Europa mandava diariamente .
    Mas a culpa e do povo , que vai tudo em filinha nos dias de Eleições , bem vestidos e cheiros como se para um casamento fossem , para mim e mais um Funeral , Funeral do nosso Futuro e dos Nossos Filhos , eu , Não vou Votar , para depois poder Falar ……. Quem vota e por gosta , Pais sem Deputados , não pode ser Eleito nenhum Governo , isso significa , que o Povo Cansou .

  3. Agora que ouvi, afinal o hino é aos potes, ao melaço. É cretino. Faltou o tgv, pontes, aeropostos, pppês. Tem pinta de ensaboadela…
    Com todo o respeito pelos povos parece que estamos em processo de coreanização (norte) ou venezualização.

  4. Alieanação é uma patologia. Não se vê o que está diante do nariz. Não se usam os neurónios apesar de supostamente eles lá estarem

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …