Hino de apoio a Sócrates entoado à entrada da cadeia de Évora

Um hino de apoio a José Sócrates foi entoado este sábado, com o auxílio de megafones, por cerca de 40 pessoas que se juntaram na prisão de Évora, em mais uma iniciativa de solidariedade com o ex-primeiro-ministro.

“Pensamos que ele está a ouvir-nos”, disse à agência Lusa o empresário José António Pinho, um dos promotores da iniciativa, enquanto cantava, nas traseiras da cadeira de Évora, local em que os apoiantes consideraram que poderiam ser ouvidos pelo antigo chefe de Governo socialista.

Numa tarde soalheira, a iniciativa, intitulada “Primavera em Évora“, foi organizada pelo Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre“, já oficialmente formado e que considera o ex-primeiro-ministro “um preso político” e que deveria aguardar julgamento em liberdade.

Depois de há um mês ter promovido uma vigília noturna de solidariedade junto ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde o antigo primeiro-ministro está em prisão preventiva há mais de quatro meses, o grupo criou um hino a que deu o título “Obrigado, José Sócrates” e que fez circular nas redes sociais.

Com a ajuda de dois megafones instalados no tejadilho de um automóvel, os apoiantes, empunhando cravos, deram a volta à prisão, numa marcha lenta, cantando o hino e gritando “Sócrates, amigo, o povo está contigo” e “presos políticos nunca mais”, na esperança que fossem ouvidos no interior do estabelecimento prisional.

Junto ao portão da cadeia, instalaram um cartaz onde se podia ler “José Sócrates, estaremos sempre contigo” e na parede colocaram cravos. O empresário José António Pinho, promotor de uma excursão de apoiantes da Covilhã, que se concentraram, a 25 de janeiro, junto à cadeia de Évora, foi, tal como na vigília de 28 de fevereiro, um dos porta-vozes do movimento para manifestar “apoio incondicional” a “um preso político”. “Estamos aqui para ele saber que há pessoas que não se esquecem dele e que estão ao lado dele”, disse José António Pinho, acompanhado por apoiantes oriundos de vários pontos do país.

O apoiante adiantou à agência Lusa que o Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre” prevê realizar todos os meses uma iniciativa solidária junto à prisão de Évora, estando a próxima marcada para 25 de Abril, data em que se assinalam 41 anos da Revolução dos cravos, como forma de assinalar o “Dia da Liberdade”.

José Sócrates está em prisão preventiva, desde o dia 25 de novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Enquanto o grande líder diz que há fortes indícios criminais – listas vip, não espanta que nada diga do antigo líder depois de ouvido durante 3 dias ter-lhesido decretada prisão preventiva… Os indícios são trivialidades e durante os tais 3 dias os juízes estiveram a balbuciar entre si… A preconizar simples indícios ou nem isso… Diriam o secretário geral e a plebe no cortejo da venezuelização

  1. Este era assim e os que estão agora parecem me com toda a certeza muito piores.
    São mais descarados a roubar,e logo aos mil milhões de cada vez

  2. ” Deixa me Rir , esse Livro não e teu . …………. Deixa me Rir , tu Roubas te o Povo e agora estas a ver tudo as Cabeçadas ………. Deixa me Rir , Triste Pais este , que tudo vai Prestar homenagem , ao homem que Gastava 250€ dia , na Reserva e Pequeno Almoço Diário , num certo Hotel , no qual o Partido Faz do mesmo Quartel General em Epoca de Eleições ….. Deixa me Rir , esta e tudo borrado de Medo , se ele Abre o Bico , quero ver , quem Roubou a Quem e onde foi parar tantos Milhões que a Europa mandava diariamente .
    Mas a culpa e do povo , que vai tudo em filinha nos dias de Eleições , bem vestidos e cheiros como se para um casamento fossem , para mim e mais um Funeral , Funeral do nosso Futuro e dos Nossos Filhos , eu , Não vou Votar , para depois poder Falar ……. Quem vota e por gosta , Pais sem Deputados , não pode ser Eleito nenhum Governo , isso significa , que o Povo Cansou .

  3. Agora que ouvi, afinal o hino é aos potes, ao melaço. É cretino. Faltou o tgv, pontes, aeropostos, pppês. Tem pinta de ensaboadela…
    Com todo o respeito pelos povos parece que estamos em processo de coreanização (norte) ou venezualização.

  4. Alieanação é uma patologia. Não se vê o que está diante do nariz. Não se usam os neurónios apesar de supostamente eles lá estarem

RESPONDER

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …