/

Hillary e Trump dominaram a Super Terça-feira das primárias nos EUA

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, foram os vencedores da Superterça, o maior evento da corrida eleitoral destinada a escolher o sucessor de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

A Superterça é o dia em que acontecem mais primárias e assembleias (caucuses) no calendário eleitoral, num total de 12 estados.

Pelo lado do Partido Democrata, Hillary Clinton ganhou em sete estados: Virginia, Tennessee, Alabama, Georgia, Arkansas, Texas e Massachusetts.

Com este resultado, Hillary avançou no seu objetivo de representar os democratas nas eleições presidenciais marcadas para novembro deste ano. Mas, para alcançar essa meta, Hillary precisa conter Bernie Sanders, o outro candidato democrata, que conquistou quatro estados – Vermont, Oklahoma, Colorado e Minnesota – na Superterça.

Com um discurso em que proclama a necessidade de taxar os bancos para permitir que a classe trabalhadora tenha acesso gratuito aos serviços de saúde, Sanders vem conquistando simpatizantes, principalmente entre os eleitores jovens.

Vitória de Trump está “terrivelmente próxima do inevitável”

No Partido Republicano, Donald Trump foi o vencedor na Georgia, Alabama, Massachusetts, Tennessee, Virginia, Arkansas e Vermont.

Já “é terrivelmente próximo do inevitável” que Trump ganhe a nomeação como candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos EUA deste ano, disse Dante Scala, professor na Universidade de New Hampshire, ouvido pela agência AFP.

“O próprio partido, confrontado com a real possibilidade de Donald Trump ser o nomeado, falhou ao não agir para o travar antes que ganhasse terreno”, afirmou Scala.

O magnata teve uma vitória confortável, mas ainda precisa consolidar a sua posição em relação a outros candidatos na corrida para representarem o partido nas eleições presidenciais.

Dois concorrentes de Trump – os senadores Ted Cruz e Marco Rubio – ganharam a preferência do partido em três estados importantes. Ted Cruz venceu no seu estado natal, o Texas, e em Oklahoma. Marco Rubio conquistou Minnesota. Os demais candidatos republicanos, John Kasich e Ben Carson, ainda não venceram em nenhum estado.

Com as vitórias alcançadas em Oklahoma, Texas e Minnesota, Ted Cruz e Marco Rubio continuam com condições de prosseguir a campanha, afirma Casey Klofstad, investigador do Departamento de Ciência Política da Universidade de Miami, em declarações à Agência Brasil.

Klofstad explica que os estados do Texas, Oklahoma e Minnesota são importantes e, portanto, Cruz e Rubio “vão continuar a receber o apoio de topo do Partido Republicano e dos financiadores de campanha”.

Em entrevista à rede de televisão CBS, ontem à noite, Marco Rubio disse duvidar do sucesso da candidatura de Donald Trump nos próximos estágios da campanha eleitoral. “Trump nunca vai chegar a ter 1.237 delegados,” afirmou Rubio, numa referência ao número mínimo de apoio de delegados que um republicano precisa ter para ser nomeado candidato oficial do partido.

Rubio acrescentou: “Vou fazer de tudo para não manter Donald Trump como o nosso indicado. Quem não condena o Ku Klux Klan não tem nenhum lugar no partido”.

Donald Trump foi criticado por políticos e defensores dos direitos humanos por ter se recusado a condenar a filosofia do grupo extremista Ku Klux Klan, que defende “a supremacia branca”, depois de David Duke, antigo líder da organização, ter manifestado o seu apoio público a Trump.

Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.