Hillary e Trump dominaram a Super Terça-feira das primárias nos EUA

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, foram os vencedores da Superterça, o maior evento da corrida eleitoral destinada a escolher o sucessor de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

A Superterça é o dia em que acontecem mais primárias e assembleias (caucuses) no calendário eleitoral, num total de 12 estados.

Pelo lado do Partido Democrata, Hillary Clinton ganhou em sete estados: Virginia, Tennessee, Alabama, Georgia, Arkansas, Texas e Massachusetts.

Com este resultado, Hillary avançou no seu objetivo de representar os democratas nas eleições presidenciais marcadas para novembro deste ano. Mas, para alcançar essa meta, Hillary precisa conter Bernie Sanders, o outro candidato democrata, que conquistou quatro estados – Vermont, Oklahoma, Colorado e Minnesota – na Superterça.

Com um discurso em que proclama a necessidade de taxar os bancos para permitir que a classe trabalhadora tenha acesso gratuito aos serviços de saúde, Sanders vem conquistando simpatizantes, principalmente entre os eleitores jovens.

Vitória de Trump está “terrivelmente próxima do inevitável”

No Partido Republicano, Donald Trump foi o vencedor na Georgia, Alabama, Massachusetts, Tennessee, Virginia, Arkansas e Vermont.

Já “é terrivelmente próximo do inevitável” que Trump ganhe a nomeação como candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos EUA deste ano, disse Dante Scala, professor na Universidade de New Hampshire, ouvido pela agência AFP.

“O próprio partido, confrontado com a real possibilidade de Donald Trump ser o nomeado, falhou ao não agir para o travar antes que ganhasse terreno”, afirmou Scala.

O magnata teve uma vitória confortável, mas ainda precisa consolidar a sua posição em relação a outros candidatos na corrida para representarem o partido nas eleições presidenciais.

Dois concorrentes de Trump – os senadores Ted Cruz e Marco Rubio – ganharam a preferência do partido em três estados importantes. Ted Cruz venceu no seu estado natal, o Texas, e em Oklahoma. Marco Rubio conquistou Minnesota. Os demais candidatos republicanos, John Kasich e Ben Carson, ainda não venceram em nenhum estado.

Com as vitórias alcançadas em Oklahoma, Texas e Minnesota, Ted Cruz e Marco Rubio continuam com condições de prosseguir a campanha, afirma Casey Klofstad, investigador do Departamento de Ciência Política da Universidade de Miami, em declarações à Agência Brasil.

Klofstad explica que os estados do Texas, Oklahoma e Minnesota são importantes e, portanto, Cruz e Rubio “vão continuar a receber o apoio de topo do Partido Republicano e dos financiadores de campanha”.

Em entrevista à rede de televisão CBS, ontem à noite, Marco Rubio disse duvidar do sucesso da candidatura de Donald Trump nos próximos estágios da campanha eleitoral. “Trump nunca vai chegar a ter 1.237 delegados,” afirmou Rubio, numa referência ao número mínimo de apoio de delegados que um republicano precisa ter para ser nomeado candidato oficial do partido.

Rubio acrescentou: “Vou fazer de tudo para não manter Donald Trump como o nosso indicado. Quem não condena o Ku Klux Klan não tem nenhum lugar no partido”.

Donald Trump foi criticado por políticos e defensores dos direitos humanos por ter se recusado a condenar a filosofia do grupo extremista Ku Klux Klan, que defende “a supremacia branca”, depois de David Duke, antigo líder da organização, ter manifestado o seu apoio público a Trump.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …