Hillary e Trump dominaram a Super Terça-feira das primárias nos EUA

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, foram os vencedores da Superterça, o maior evento da corrida eleitoral destinada a escolher o sucessor de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

A Superterça é o dia em que acontecem mais primárias e assembleias (caucuses) no calendário eleitoral, num total de 12 estados.

Pelo lado do Partido Democrata, Hillary Clinton ganhou em sete estados: Virginia, Tennessee, Alabama, Georgia, Arkansas, Texas e Massachusetts.

Com este resultado, Hillary avançou no seu objetivo de representar os democratas nas eleições presidenciais marcadas para novembro deste ano. Mas, para alcançar essa meta, Hillary precisa conter Bernie Sanders, o outro candidato democrata, que conquistou quatro estados – Vermont, Oklahoma, Colorado e Minnesota – na Superterça.

Com um discurso em que proclama a necessidade de taxar os bancos para permitir que a classe trabalhadora tenha acesso gratuito aos serviços de saúde, Sanders vem conquistando simpatizantes, principalmente entre os eleitores jovens.

Vitória de Trump está “terrivelmente próxima do inevitável”

No Partido Republicano, Donald Trump foi o vencedor na Georgia, Alabama, Massachusetts, Tennessee, Virginia, Arkansas e Vermont.

Já “é terrivelmente próximo do inevitável” que Trump ganhe a nomeação como candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos EUA deste ano, disse Dante Scala, professor na Universidade de New Hampshire, ouvido pela agência AFP.

“O próprio partido, confrontado com a real possibilidade de Donald Trump ser o nomeado, falhou ao não agir para o travar antes que ganhasse terreno”, afirmou Scala.

O magnata teve uma vitória confortável, mas ainda precisa consolidar a sua posição em relação a outros candidatos na corrida para representarem o partido nas eleições presidenciais.

Dois concorrentes de Trump – os senadores Ted Cruz e Marco Rubio – ganharam a preferência do partido em três estados importantes. Ted Cruz venceu no seu estado natal, o Texas, e em Oklahoma. Marco Rubio conquistou Minnesota. Os demais candidatos republicanos, John Kasich e Ben Carson, ainda não venceram em nenhum estado.

Com as vitórias alcançadas em Oklahoma, Texas e Minnesota, Ted Cruz e Marco Rubio continuam com condições de prosseguir a campanha, afirma Casey Klofstad, investigador do Departamento de Ciência Política da Universidade de Miami, em declarações à Agência Brasil.

Klofstad explica que os estados do Texas, Oklahoma e Minnesota são importantes e, portanto, Cruz e Rubio “vão continuar a receber o apoio de topo do Partido Republicano e dos financiadores de campanha”.

Em entrevista à rede de televisão CBS, ontem à noite, Marco Rubio disse duvidar do sucesso da candidatura de Donald Trump nos próximos estágios da campanha eleitoral. “Trump nunca vai chegar a ter 1.237 delegados,” afirmou Rubio, numa referência ao número mínimo de apoio de delegados que um republicano precisa ter para ser nomeado candidato oficial do partido.

Rubio acrescentou: “Vou fazer de tudo para não manter Donald Trump como o nosso indicado. Quem não condena o Ku Klux Klan não tem nenhum lugar no partido”.

Donald Trump foi criticado por políticos e defensores dos direitos humanos por ter se recusado a condenar a filosofia do grupo extremista Ku Klux Klan, que defende “a supremacia branca”, depois de David Duke, antigo líder da organização, ter manifestado o seu apoio público a Trump.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …