Hillary Clinton já canta vitória mas Bernie Sanders não desiste

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

A ex-secretária de Estado já confirmou que conseguiu os apoios suficientes para ser nomeada candidata pelo Partido Democrata. Apesar disso, o seu rival recusa a derrota e vai continuar na luta.

Hillary Clinton já atingiu o número de delegados necessários para garantir a nomeação pelo Partido Democrata na corrida à Casa Branca marcada para novembro deste ano.

Foi a própria antiga secretária de Estado norte-americana quem o confirmou, perante os seus apoiantes em Nova Iorque, depois de saber que ganhou as primárias de terça-feira no estado de Nova Jersey.

Clinton afirmou que “pela primeira vez na história” dos Estados Unidos da América “uma mulher será nomeada por um grande partido” como candidata à Presidência.

Ainda na terça-feira, e antes da realização das primárias, diversos meios de comunicação social norte-americanos haviam já calculado que a ex-primeira-dama possuía os apoios necessários para ser nomeada.

Além de Nova Jersey, houve também primárias do Partido Democrata na Califórnia, Dakota do Sul e do Norte, Novo México e Montana.

Segundo as projeções, Clinton ganhou em Nova Jersey e Novo México. Já Bernie Sanders venceu na Dakota do Norte e ainda não existem projeções ou resultados definitivos na Califórnia, Dakota do Sul e Montana.

Depois de reivindicar a vitória nas primárias democratas deste ano, Hillary dirigiu-se ao seu rival nesta corrida interna, a quem deu os parabéns “pela sua extraordinária campanha”.

“O senador Sanders, a sua campanha e o vigoroso debate que tivemos (…) foram muito positivos para o Partido Democrata e para a América”, afirmou.

“Acreditamos que somos mais fortes juntos”, disse ainda, insistindo em que as eleições deste ano “não são sobre as mesmas velhas lutas entre democratas e republicanos”: “São sobre aquilo que somos como nação”, considerou.

Clinton deixou ainda críticas a Donald Trump, que deverá ser o candidato pelo Partido Republicano, considerando-o “temperamentalmente” desadequado para o cargo de Presidente dos Estados Unidos.

Sanders não desiste

Por seu lado, o senador recusou ter sido derrotado e prometeu ficar para a convenção democrata.

“Vamos lutar muito para ganhar as primárias de Washington”, disse aos seus apoiantes na Califórnia, referindo-se às derradeiras eleições primárias democratas da próxima terça-feira, prometendo levar depois a luta pela “justiça social, económica, racial e ambiental para Filadélfia”, onde vai ter lugar, de 23 a 25 de julho, a Convenção Nacional do Partido Democrata para formalmente designar o candidato que irá desafiar Trump.

“Eu sou muito bom a matemática e sei que a luta que temos pela frente é muito, muito difícil. Mas nós continuaremos a nossa batalha por cada voto e por cada delegado”, afirmou Sanders, que não deixou de felicitar Clinton pelas vitórias da noite.

Nada impede que Bernie Sanders permaneça tecnicamente na corrida, mesmo que se admita que a convenção vai resultar na investidura da sua rival. “A luta continua!”, concluiu o senador.

O próprio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou Clinton pela sua vitória nas primárias do Partido Democrata.

“A sua histórica campanha inspirou milhões e é uma extensão da sua luta de vida pelas famílias e crianças da classe média”, afirmou Obama sobre a ex-secretária de Estado.

A Casa Branca anunciou ainda que o Presidente norte-americano vai receber Sanders na quinta-feira a pedido do senador.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …