Hillary com delegados suficientes para nomeação democrata

Contagem de vários órgãos de comunicação americanos indicam que a candidata já terá atingido o número de delegados necessários para conseguir a nomeação democrata.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton conseguiu na segunda-feira o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, segundo uma contagem de diversos media americanos.

Depois da vitória no domingo em Porto Rico contra o senador Bernie Sanders e com os novos apoios dos “superdelegados” (que têm a liberdade de apoiar quem quiserem) arrecadados nos últimos dias, Clinton superou, segundo os cálculos da televisão NBC, os 2.383 delegados necessários para a nomeação.

Isto significa que a ex-secretária de Estado e ex-primeira dama será provavelmente nomeada candidata na convenção que os democratas realizam em julho em Filadélfia, estado da Pensilvânia, e que irá enfrentar nas eleições o candidato oficioso do Partido Republicano, Donald Trump.

“Segundo as informações, estamos perante um momento histórico, sem precedentes. Mas temos trabalho para fazer, não é? Nós ainda temos seis eleições amanhã [hoje, terça-feira] e vamos continuar a bater-nos por cada voto, sobretudo aqui na Califórnia”, disse a ex-secretária de Estado em Long Beach, perto de Los Angeles, evitando um discurso triunfalista.

Em declarações aos jornalistas, afirmou: “Terei mais coisas a dizer amanhã à noite”.

“Os meus apoiantes são apaixonados”, afirmou, especialmente “porque pensam que ter uma mulher presidente enviará uma mensagem forte, uma mensagem histórica sobre o tipo de país que somos e os nossos valores”. “É muito comovente”, acrescentou.

Já a candidatura de Bernie Sanders, adversário de Hillary para a nomeação do Partido Democrata, contestou que a ex-secretária de Estado já tenha o apoio garantido.

“É lamentável que os meios de comunicação social, num julgamento precipitado, estejam a ignorar a declaração clara do Comité Nacional Democrata de que é errado contar os votos dos ‘superdelegados’ antes de eles realmente votarem na convenção deste verão”, disse em comunicado Michael Briggs, porta-voz de Bernie Sanders.

Clinton “não tem e não vai ter o número necessário de delegados para garantir a nomeação”, acrescentou, dizendo que Sanders vai procurar “convencer os superdelegados de que ele é, de longe, o mais forte candidato contra Donald Trump”, do Partido Republicano.

As eleições presidenciais norte-americanas realizam-se em novembro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …