Há mais 3 portugueses na lista de feridos do ataque em Nice

Alberto Estevez / EPA

-

O número de portugueses feridos na quinta-feira no ataque de Nice, sul de França, subiu para quatro.

Segundo uma fonte da Secretaria de Estado das Comunidades, uma família de três pessoas – pai e mãe, com 34 anos, e uma criança, de 3 anos -, residente nos arredores de Nice, ficou com “ferimentos ligeiros”.

“Têm pequenas escoriações e só foram à clínica no dia seguinte. Estão todos bem e foram considerados feridos oficiais”, acrescentou a fonte.

De acordo com o Expresso, ao fugirem do camião que carregou sobre a multidão, os emigrantes saltaram do calçadão do Promenade des Anglais para a praia e sofreram ferimentos ligeiros ao caírem sobre as rochas.

A 14 de julho, um homem, identificado como Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, atropelou durante dois quilómetros pessoas que se encontravam na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses) em Nice, enquanto assistiam a um fogo-de-artifício para assinalar o dia de França.

O homem foi morto pela polícia. O Daesh reivindicou o atentado, afirmando que Bouhlel era um “soldado” da causa islâmica.

O ataque provocou mais de 84 mortos – 74 adultos e 10 crianças – e 300 feridos.

Até agora, apenas António Soares, que ficou ferido com “alguma gravidade”, tinha sido identificado pela Secretaria de Estado das Comunidades. De acordo com o Expresso, o português, que estava com a mulher, foi operado a uma perna, mas já se encontra livre de perigo.

França prolonga estado de emergência

OS deputados da Assembleia Nacional de França, a câmara baixa do parlamento francês, votaram esta terça-feira a favor de estender o regime de estado de emergência no país até o fim de janeiro de 2017.

A decisão foi anunciada através da página oficial da Assembleia no Twitter. “A Assembleia Nacional aprovou o projeto de lei que estende o regime de estado de emergência em seis meses”, refere a publicação.

O documento será encaminhado para o Senado francês esta quarta-feira.

O estado de emergência foi decretado em França após os atentados de 13 de novembro em Paris, com prazo até 26 de julho.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A minha militância é já longa, nunca tive padrinhos" na política, diz Miguel Pinto Luz

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Pinto Luz, disse que o financiamento para a campanha vem de si próprio e de outros militantes. Afirmou que não recusa apoios de quem quer …

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …