Timothé Fournier, o herói de Nice, afinal nunca existiu

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

A Promenade des Anglais, em Nice, depois do atentado

Um dos alegados heróis do atentado em Nice, que supostamente tinha morrido a tentar salvar a mulher grávida, não passou de uma história inventada por alguém com muita imaginação.

Foi considerado um dos heróis de Nice, depois do ataque terrorista que, na noite de 14 de julho, provocou a morte de 84 pessoas.

A história de Timothé Fournier, de 27 anos, deu a volta ao mundo, depois de uma alegada prima ter contado à AFP que o homem morreu a empurrar a sua mulher grávida, para que esta não fosse atropelada pelo camião.

Agora, segundo a própria agência de notícias, tudo não passou de uma grande mentira inventada pela ‘familiar’, que se dava pelo nome de Anaïs.

A mulher, que entrou em contacto com a AFP pelo Twitter, dizia que o seu primo era “um jovem sonhador que não tinha olhos para mais nada a não ser a sua mulher e o futuro bebé”, cita o El Mundo.

As dúvidas sobre a veracidade da história surgiram quando vários jornalistas começaram a tentar saber mais sobre a vida de Fournier e não encontraram nada.

Uma dessas pessoas foi Valérie Heurtel, jornalista do canal France 2, que conta que procurou em vários lugares pelo alegado herói mas que não existia nenhuma informação sobre a existência dessa pessoa.

Na altura, quando foram identificadas as 84 vítimas mortais, o nome de Fournier teimava em continuar a não aparecer.

Perante esta ausência, uma jornalista do diário local Nice Matin questionou as autoridades sobre esta pessoa e a resposta foi: “Timothé Fournier ou está vivo ou nem sequer existe”.

A AFP já assumiu ter sido vítima de um “testemunho inventado” e assegura não ter encontrado “o rasto de Timothé Fournier”.

“Não sabemos o porquê desta mulher nos ter contado esta história, mas sabemos que deixou de responder às nossas perguntas e até já fechou a conta no Twitter, através da qual estávamos em contacto”, cita o jornal espanhol.

Para que este tipo de incidentes não se repita, a agência já recordou aos seus trabalhadores “as regras em vigor sobre o uso das redes sociais como possíveis fontes”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …