Timothé Fournier, o herói de Nice, afinal nunca existiu

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

A Promenade des Anglais, em Nice, depois do atentado

Um dos alegados heróis do atentado em Nice, que supostamente tinha morrido a tentar salvar a mulher grávida, não passou de uma história inventada por alguém com muita imaginação.

Foi considerado um dos heróis de Nice, depois do ataque terrorista que, na noite de 14 de julho, provocou a morte de 84 pessoas.

A história de Timothé Fournier, de 27 anos, deu a volta ao mundo, depois de uma alegada prima ter contado à AFP que o homem morreu a empurrar a sua mulher grávida, para que esta não fosse atropelada pelo camião.

Agora, segundo a própria agência de notícias, tudo não passou de uma grande mentira inventada pela ‘familiar’, que se dava pelo nome de Anaïs.

A mulher, que entrou em contacto com a AFP pelo Twitter, dizia que o seu primo era “um jovem sonhador que não tinha olhos para mais nada a não ser a sua mulher e o futuro bebé”, cita o El Mundo.

As dúvidas sobre a veracidade da história surgiram quando vários jornalistas começaram a tentar saber mais sobre a vida de Fournier e não encontraram nada.

Uma dessas pessoas foi Valérie Heurtel, jornalista do canal France 2, que conta que procurou em vários lugares pelo alegado herói mas que não existia nenhuma informação sobre a existência dessa pessoa.

Na altura, quando foram identificadas as 84 vítimas mortais, o nome de Fournier teimava em continuar a não aparecer.

Perante esta ausência, uma jornalista do diário local Nice Matin questionou as autoridades sobre esta pessoa e a resposta foi: “Timothé Fournier ou está vivo ou nem sequer existe”.

A AFP já assumiu ter sido vítima de um “testemunho inventado” e assegura não ter encontrado “o rasto de Timothé Fournier”.

“Não sabemos o porquê desta mulher nos ter contado esta história, mas sabemos que deixou de responder às nossas perguntas e até já fechou a conta no Twitter, através da qual estávamos em contacto”, cita o jornal espanhol.

Para que este tipo de incidentes não se repita, a agência já recordou aos seus trabalhadores “as regras em vigor sobre o uso das redes sociais como possíveis fontes”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …