Timothé Fournier, o herói de Nice, afinal nunca existiu

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

A Promenade des Anglais, em Nice, depois do atentado

Um dos alegados heróis do atentado em Nice, que supostamente tinha morrido a tentar salvar a mulher grávida, não passou de uma história inventada por alguém com muita imaginação.

Foi considerado um dos heróis de Nice, depois do ataque terrorista que, na noite de 14 de julho, provocou a morte de 84 pessoas.

A história de Timothé Fournier, de 27 anos, deu a volta ao mundo, depois de uma alegada prima ter contado à AFP que o homem morreu a empurrar a sua mulher grávida, para que esta não fosse atropelada pelo camião.

Agora, segundo a própria agência de notícias, tudo não passou de uma grande mentira inventada pela ‘familiar’, que se dava pelo nome de Anaïs.

A mulher, que entrou em contacto com a AFP pelo Twitter, dizia que o seu primo era “um jovem sonhador que não tinha olhos para mais nada a não ser a sua mulher e o futuro bebé”, cita o El Mundo.

As dúvidas sobre a veracidade da história surgiram quando vários jornalistas começaram a tentar saber mais sobre a vida de Fournier e não encontraram nada.

Uma dessas pessoas foi Valérie Heurtel, jornalista do canal France 2, que conta que procurou em vários lugares pelo alegado herói mas que não existia nenhuma informação sobre a existência dessa pessoa.

Na altura, quando foram identificadas as 84 vítimas mortais, o nome de Fournier teimava em continuar a não aparecer.

Perante esta ausência, uma jornalista do diário local Nice Matin questionou as autoridades sobre esta pessoa e a resposta foi: “Timothé Fournier ou está vivo ou nem sequer existe”.

A AFP já assumiu ter sido vítima de um “testemunho inventado” e assegura não ter encontrado “o rasto de Timothé Fournier”.

“Não sabemos o porquê desta mulher nos ter contado esta história, mas sabemos que deixou de responder às nossas perguntas e até já fechou a conta no Twitter, através da qual estávamos em contacto”, cita o jornal espanhol.

Para que este tipo de incidentes não se repita, a agência já recordou aos seus trabalhadores “as regras em vigor sobre o uso das redes sociais como possíveis fontes”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …