Atentado em Nice: Cinco suspeitos de cumplicidade ficam em prisão preventiva

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

A Promenade des Anglais, em Nice, depois do atentado

Autoridades francesas decidiram quinta-feira colocar em prisão preventiva cinco pessoas suspeitas de serem cúmplices do homem que conduziu o ataque em Nice e que provocou 84 mortos.

Três dos suspeitos foram acusados de atuar como cúmplices em “assassínio de um grupo com ligações terroristas”, disse o gabinete do Procurador de Paris.

Os outros dois foram acusados de “violar a lei sobre armas em relação a um grupo terrorista”.

O procurador de justiça, François Molins, afirmou quinta-feira que o condutor do camião, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, teve ajuda na preparação do ataque.

Molins disse que quatro homens e mulheres estiveram “envolvidos na preparação” do ataque, que foi planeado com meses de antecedência.

Também durante o dia de ontem, as autoridades francesas levaram a cabo uma operação antiterrorista em Argenteuil, nos subúrbios de Paris.

O raide policial não esteve relacionado com o ataque no sul de França mas antes porque as autoridades receberam informações que alertavam para a preparação de uma “ação violenta”.

Não foram encontradas armas ou explosivos mas 20 pessoas foram detidas para interrogatório.

No dia 14 de julho, um camião avançou durante dois quilómetros sobre uma multidão na Promenade des Anglais, em Nice, que estava a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e 202 feridos. Pelo menos quatro cidadãos portugueses ficaram feridos no ataque, confirmou o Governo esta semana.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais seis meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.