Terrorista de Nice tirou selfie a sorrir no meio da multidão

Ataque com camião faz mais de 30 mortos numa esplanada em Nice

O terrorista tunisino que matou 84 pessoas em Nice, França, terá tirado uma selfie no meio da multidão, a sorrir, antes ter lançado um camião contra ela. Nos instantes antes do ataque, terá também enviado uma SMS a um cúmplice a pedir mais armas.

O canal de notícias francês BFM TV revelou que o terrorista, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, enviou uma mensagem de texto antes do ataque, pedindo ao destinatário, um homem já detido, que levasse mais armas.

“Traz mais armas, traz de 5 a C”, pediu o atacante numa mensagem enviada a 14 de Julho pelas 22:27, hora local, minutos antes de entrar no passeio marítimo de Nice com um camião que usou para abalroar dezenas de pessoas que assistiam ao fogo-de-artifício, provocando 84 mortos, dez das quais crianças ou adolescentes. Há ainda 18 pessoas internadas em risco de vida.

Antes desta SMS, na tarde de quinta-feira, Bouhlel terá enviado uma selfie ao irmão, Jabeur, onde aparecia no meio da multidão em Nice e a sorrir.

Foi o próprio irmão do terrorista quem o contou em declarações à Reuters, citadas pelo jornal inglês The Independent.

“Nesse último dia, ele disse que estava em Nice com uns amigos europeus para celebrar o feriado nacional [o Dia da Bastilha]. Parecia muito feliz e satisfeito, estava a rir muito“, refere Jabeur.

A Reuters não conseguiu, contudo, verificar a existência desta foto, já que o irmão do terrorista se recusou a partilhá-la com a agência de notícias.

Polícia à procura de cúmplices

O telemóvel do terrorista foi encontrado na cabine do camião depois de a polícia ter abatido o atacante para pôr fim ao ataque, disparando 27 tiros, adianta o jornal francês Le Figaro.

Essa mensagem, bem como outra em que Bouhlel assegurava que já tinha “material”, estão a ser encaradas pela polícia como provas de que ele teve cúmplices.

Peritos do departamento anti-terrorista da polícia francesa estão agora a tentar encontrar mais indícios através da análise ao computador e ao telemóvel do atacante, depois de não terem encontrado qualquer “material de propaganda” do grupo terrorista Estado Islâmico na sua habitação em Nice.

A polícia já deteve sete pessoas do círculo próximo do atacante, uma delas a sua mulher, que estava em processo de divórcio, e que foi, entretanto, posta em liberdade.

Outras testemunhas que, de acordo com alguns meios de comunicação, ascendem às centenas, foram também interrogadas.

Problemas psicológicos e esteróides anabolizantes

O Daesh já reivindicou o atentado, realçando que Bouhlel era um “soldado” da causa islâmica. E o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse à comunicação social francesa que ele ter-se-á “radicalizado muito rapidamente”.

Os familiares e vizinhos do terrorista recusam, porém, a ideia de que ele fosse religioso, considerando antes, que era um homem violento e psicologicamente instável.

O advogado da esposa do terrorista refere que a mulher sofreu “violências físicas e clausura” às mãos do marido e diz ainda que este também agrediu a sogra.

Familiares de Bouhlel revelaram igualmente que ele teria problemas psicológicos e o psiquiatra que o tratou, há mais de 10 anos, contou à Reuters situações de violência com os pais e problemas de auto-estima por causa da “imagem do seu corpo”.

Neste sentido, um testemunho de um frequentador do ginásio onde Bouhlel costumava ir relatou ao jornal Nice-Matin que o atacante injectava esteróides anabolizantes para “construir os músculos”.

Entretanto, o Le Figaro revela que o terrorista planeou o ataque em detalhe. Bouhlel terá percorrido a rua onde abalroou a multidão com o mesmo camião que usou no atentado nos dias 12 e 13 de Julho, as vésperas do ataque que ocorreu a 14.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …