Ataque com camião faz 73 mortos em Nice

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

Um ataque com um camião matou pelo menos 73 pessoas e feriu 100 esta quinta-feira, numa esplanada na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês.

Segundo a cadeia de televisão britânica Sky News, o motorista do camião terá sido morto. Um cúmplice do condutor estará em fuga, adianta o jornal francês Le Parisien.

O ataque é um atentado, confirmou a Câmara Municipal da cidade através da sua conta no  Twiter,

Queridos residentes de Nice, o motorista de um camião causou aparentemente dezenas de mortes. Permaneçam de momento em casa. Mais informações brevemente”, escreveu o presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi.

Segundo um jornalista da agência noticiosa da AFP presente no local, o camião atingiu um grupo de pessoas de entre a multidão que estava a assistir a um espectáculo de fogo de artifício durante o feriado Queda da Bastilha, na Promenade des Anglais, um ponto turístico muito popular em Nice.

Vimos pessoas a serem atingidas“, disse o jornalista da AFP, segundo o qual o incidente ocorreu perto do famoso Hotel Negresco.

As imagens televisivas mostram muitas pessoas assustadas a fugir do local.

O camião percorreu a alta velocidade cerca de 100 metros da Promenade des Anglais, antes de se lançar contra a multidão, arrastando tudo à sua frente durante cerca de mais 2km.

Informações não confirmadas apontam para que tenha havido um tiroteio no mesmo local. Segundo a imprensa francesa, o camião estará crivado de balas.

Alguns meios de comunicação adiantam que o ataque será um atentado do Estado Islâmico. Segundo a SIC, circulam já no canal do Daesh no Telegram Messenger mensagens de regozijo de militantes da organização terrorista.

Hollande regressa a Paris para reunir célula de crise

O Presidente francês, François Hollande, regressou já a Paris, proveniente de Avignon, para se juntar à célula de crise, informou a Presidência francesa.

“O Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve” no Ministério do Interior, informou a Presidência francesa.

O chefe de Estado francês tinha esta quinta-feira afirmado que o estado de emergência declarado após os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris iria ser levantado até ao final deste mês, porque houve um reforço da lei de segurança.

ZAP / ABr / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …