Ataque com camião faz 73 mortos em Nice

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

Um ataque com um camião matou pelo menos 73 pessoas e feriu 100 esta quinta-feira, numa esplanada na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês.

Segundo a cadeia de televisão britânica Sky News, o motorista do camião terá sido morto. Um cúmplice do condutor estará em fuga, adianta o jornal francês Le Parisien.

O ataque é um atentado, confirmou a Câmara Municipal da cidade através da sua conta no  Twiter,

Queridos residentes de Nice, o motorista de um camião causou aparentemente dezenas de mortes. Permaneçam de momento em casa. Mais informações brevemente”, escreveu o presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi.

Segundo um jornalista da agência noticiosa da AFP presente no local, o camião atingiu um grupo de pessoas de entre a multidão que estava a assistir a um espectáculo de fogo de artifício durante o feriado Queda da Bastilha, na Promenade des Anglais, um ponto turístico muito popular em Nice.

Vimos pessoas a serem atingidas“, disse o jornalista da AFP, segundo o qual o incidente ocorreu perto do famoso Hotel Negresco.

As imagens televisivas mostram muitas pessoas assustadas a fugir do local.

O camião percorreu a alta velocidade cerca de 100 metros da Promenade des Anglais, antes de se lançar contra a multidão, arrastando tudo à sua frente durante cerca de mais 2km.

Informações não confirmadas apontam para que tenha havido um tiroteio no mesmo local. Segundo a imprensa francesa, o camião estará crivado de balas.

Alguns meios de comunicação adiantam que o ataque será um atentado do Estado Islâmico. Segundo a SIC, circulam já no canal do Daesh no Telegram Messenger mensagens de regozijo de militantes da organização terrorista.

Hollande regressa a Paris para reunir célula de crise

O Presidente francês, François Hollande, regressou já a Paris, proveniente de Avignon, para se juntar à célula de crise, informou a Presidência francesa.

“O Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve” no Ministério do Interior, informou a Presidência francesa.

O chefe de Estado francês tinha esta quinta-feira afirmado que o estado de emergência declarado após os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris iria ser levantado até ao final deste mês, porque houve um reforço da lei de segurança.

ZAP / ABr / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …