Ataque com camião faz 73 mortos em Nice

(dr) Nice-Matin / Twitter

A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira

Um ataque com um camião matou pelo menos 73 pessoas e feriu 100 esta quinta-feira, numa esplanada na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês.

Segundo a cadeia de televisão britânica Sky News, o motorista do camião terá sido morto. Um cúmplice do condutor estará em fuga, adianta o jornal francês Le Parisien.

O ataque é um atentado, confirmou a Câmara Municipal da cidade através da sua conta no  Twiter,

Queridos residentes de Nice, o motorista de um camião causou aparentemente dezenas de mortes. Permaneçam de momento em casa. Mais informações brevemente”, escreveu o presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi.

Segundo um jornalista da agência noticiosa da AFP presente no local, o camião atingiu um grupo de pessoas de entre a multidão que estava a assistir a um espectáculo de fogo de artifício durante o feriado Queda da Bastilha, na Promenade des Anglais, um ponto turístico muito popular em Nice.

Vimos pessoas a serem atingidas“, disse o jornalista da AFP, segundo o qual o incidente ocorreu perto do famoso Hotel Negresco.

As imagens televisivas mostram muitas pessoas assustadas a fugir do local.

O camião percorreu a alta velocidade cerca de 100 metros da Promenade des Anglais, antes de se lançar contra a multidão, arrastando tudo à sua frente durante cerca de mais 2km.

Informações não confirmadas apontam para que tenha havido um tiroteio no mesmo local. Segundo a imprensa francesa, o camião estará crivado de balas.

Alguns meios de comunicação adiantam que o ataque será um atentado do Estado Islâmico. Segundo a SIC, circulam já no canal do Daesh no Telegram Messenger mensagens de regozijo de militantes da organização terrorista.

Hollande regressa a Paris para reunir célula de crise

O Presidente francês, François Hollande, regressou já a Paris, proveniente de Avignon, para se juntar à célula de crise, informou a Presidência francesa.

“O Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve” no Ministério do Interior, informou a Presidência francesa.

O chefe de Estado francês tinha esta quinta-feira afirmado que o estado de emergência declarado após os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris iria ser levantado até ao final deste mês, porque houve um reforço da lei de segurança.

ZAP / ABr / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …