/

“Dano colateral da covid-19”. Há mais de 6 mil casos de sarampo na Europa

USACE Europe District / Flickr

O número de casos de sarampo na Europa tem aumentado como efeito colateral da pandemia de covid-19. A vacinação tem sido negligenciada devido ao coronavírus.

A pandemia de covid-19 deixou o mundo parado a combater o coronavírus, mas isso não quer dizer que não continuem a haver outros problemas. O foco na doença faz com que outros aspetos estejam a ser negligenciados, nomeadamente a vacinação. Nos últimos dias, este tem sido um alerta constantemente emitido pela Direção-Geral de Saúde.

Doenças que podem ser prevenidas com a vacinação, como o sarampo, “continuam a espalhar-se em algumas parte da Europa, afetando mais de seis mil pessoas nos primeiros dois meses deste ano”, disse o diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, citado pelo Público.

Não podemos permitir que isto piore. Temos de fazer tudo o que pudermos para impedir que as crianças sejam vítimas desta pandemia, devido à sua vulnerabilidade a doenças que podem ser prevenidas por vacinas, como o sarampo, a difteria ou a rubéola. A covid-19 não pode ter este dano colateral”, acrescentou.

Ainda esta semana, a OMS alertou para surtos de sarampo em África. Seis países africanos reportaram surtos importantes de sarampo no ano passado, com a República Democrática do Congo a registar 360.000 casos e 6.600 mortes, a maioria crianças.

“Mesmo em tempos de crise, devemos continuar a garantir a prestação de serviços de vacinação sistemática como parte integrante dos serviços de saúde essenciais”, disse a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti.

A mensagem é também reforçada pelo responsável pelo programa de vacinação em situações de emergência sanitária da OMS na Europa, Siddharta Datta: “Não devemos esperar para vacinar as crianças. A imunização nunca foi mais importante. Não podemos permitir que a covid-19 abra a porta a outras doenças terríveis. O tempo para prevenir é agora”.

Hans Kluge prevê que “a covid-19 não vai desaparecer tão cedo”, pelo que a vacinação das crianças é importantíssima para evitar que os serviços nacionais de saúde entrem em disrupção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.