“Dano colateral da covid-19”. Há mais de 6 mil casos de sarampo na Europa

USACE Europe District / Flickr

O número de casos de sarampo na Europa tem aumentado como efeito colateral da pandemia de covid-19. A vacinação tem sido negligenciada devido ao coronavírus.

A pandemia de covid-19 deixou o mundo parado a combater o coronavírus, mas isso não quer dizer que não continuem a haver outros problemas. O foco na doença faz com que outros aspetos estejam a ser negligenciados, nomeadamente a vacinação. Nos últimos dias, este tem sido um alerta constantemente emitido pela Direção-Geral de Saúde.

Doenças que podem ser prevenidas com a vacinação, como o sarampo, “continuam a espalhar-se em algumas parte da Europa, afetando mais de seis mil pessoas nos primeiros dois meses deste ano”, disse o diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, citado pelo Público.

Não podemos permitir que isto piore. Temos de fazer tudo o que pudermos para impedir que as crianças sejam vítimas desta pandemia, devido à sua vulnerabilidade a doenças que podem ser prevenidas por vacinas, como o sarampo, a difteria ou a rubéola. A covid-19 não pode ter este dano colateral”, acrescentou.

Ainda esta semana, a OMS alertou para surtos de sarampo em África. Seis países africanos reportaram surtos importantes de sarampo no ano passado, com a República Democrática do Congo a registar 360.000 casos e 6.600 mortes, a maioria crianças.

“Mesmo em tempos de crise, devemos continuar a garantir a prestação de serviços de vacinação sistemática como parte integrante dos serviços de saúde essenciais”, disse a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti.

A mensagem é também reforçada pelo responsável pelo programa de vacinação em situações de emergência sanitária da OMS na Europa, Siddharta Datta: “Não devemos esperar para vacinar as crianças. A imunização nunca foi mais importante. Não podemos permitir que a covid-19 abra a porta a outras doenças terríveis. O tempo para prevenir é agora”.

Hans Kluge prevê que “a covid-19 não vai desaparecer tão cedo”, pelo que a vacinação das crianças é importantíssima para evitar que os serviços nacionais de saúde entrem em disrupção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …