/

Número de casos de Covid-19 em Portugal sobe para 78. Assunção Cristas de quarentena

1

José Sena Goulão / Lusa

A Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou esta quinta-feira que existem 78 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, registando-se assim um aumento de 33% face ao balanço oficial desta quarta-feira.

Os 78 casos confirmados representam um salto de 19 novos casos relativamente ao último balanço oficial, revelado pelo organismo liderado por Graça Freitas ao fim da manhã desta terça-feira. Ao início da tarde de ontem, o semanário Expresso dava conta de dois novos casos diagnosticados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Ou seja, o salto pode ser de 19 casos, se atendermos apenas aos dados oficiais, ou de 17, se tivermos em conta os números que foram sendo avançados pelos média.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Ao todo, há registo de 19 casos importados: cinco de Espanha, dez de Itália, três da Suíça e um da Alemanha ou Áustria, estando este último ainda em investigação.

(DGS)

A maior parte dos casos registados concentra-se na região Norte (44), seguindo-se depois a zona de Lisboa e Vale do Tejo (23).

Assunção Cristas em quarentena

A ex-líder centrista e vereadora da Câmara de Lisboa Assunção Cristas está de quarentena por ter contactado neste sábado com uma pessoa infetada com Covid-19.

A informação é avançada esta quinta-feira pelo jornal Observador e pela RR, que dão conta que a vereadora abandonou esta manhã uma reunião da Câmara Municipal de Lisboa depois de ter tido conhecimento de que um amigo com quem jantou este fim de semana está infetado com o novo coronavírus.

Os restantes vereadores e autarcas que estavam na reunião, conta ainda o jornal, mudaram de sala para continuarem os trabalhos, e o cómodo onde se estava a realizar aquela reunião foi imediatamente desinfetada.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios. O número de infetados ultrapassou as 120 mil, com casos registados em 120 países. Cerca de 60 mil pessoas já recuperaram.

Face ao avanço da epidemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país. Espanha e França são os outros países europeus mais afetados, com mais de dois mil infetados e cerca de meia centena de mortos em cada um dos territórios.

ZAP //

1 Comment

  1. Tudo isto mais o que por aí virá, poderia ser evitado se tivéssemos se o Governo quisesse.
    A Ministra da Saúde ã entende nada d problema. A Drª Graça Freitas sabe. Mas ambas estão a fazer o que lhe manda o Governo, que parece estar a arranjar um pretexto para se demitir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.