Número de casos de Covid-19 em Portugal sobe para 78. Assunção Cristas de quarentena

José Sena Goulão / Lusa

A Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou esta quinta-feira que existem 78 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, registando-se assim um aumento de 33% face ao balanço oficial desta quarta-feira.

Os 78 casos confirmados representam um salto de 19 novos casos relativamente ao último balanço oficial, revelado pelo organismo liderado por Graça Freitas ao fim da manhã desta terça-feira. Ao início da tarde de ontem, o semanário Expresso dava conta de dois novos casos diagnosticados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Ou seja, o salto pode ser de 19 casos, se atendermos apenas aos dados oficiais, ou de 17, se tivermos em conta os números que foram sendo avançados pelos média.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Ao todo, há registo de 19 casos importados: cinco de Espanha, dez de Itália, três da Suíça e um da Alemanha ou Áustria, estando este último ainda em investigação.

(DGS)

A maior parte dos casos registados concentra-se na região Norte (44), seguindo-se depois a zona de Lisboa e Vale do Tejo (23).

Assunção Cristas em quarentena

A ex-líder centrista e vereadora da Câmara de Lisboa Assunção Cristas está de quarentena por ter contactado neste sábado com uma pessoa infetada com Covid-19.

A informação é avançada esta quinta-feira pelo jornal Observador e pela RR, que dão conta que a vereadora abandonou esta manhã uma reunião da Câmara Municipal de Lisboa depois de ter tido conhecimento de que um amigo com quem jantou este fim de semana está infetado com o novo coronavírus.

Os restantes vereadores e autarcas que estavam na reunião, conta ainda o jornal, mudaram de sala para continuarem os trabalhos, e o cómodo onde se estava a realizar aquela reunião foi imediatamente desinfetada.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios. O número de infetados ultrapassou as 120 mil, com casos registados em 120 países. Cerca de 60 mil pessoas já recuperaram.

Face ao avanço da epidemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país. Espanha e França são os outros países europeus mais afetados, com mais de dois mil infetados e cerca de meia centena de mortos em cada um dos territórios.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo isto mais o que por aí virá, poderia ser evitado se tivéssemos se o Governo quisesse.
    A Ministra da Saúde ã entende nada d problema. A Drª Graça Freitas sabe. Mas ambas estão a fazer o que lhe manda o Governo, que parece estar a arranjar um pretexto para se demitir.

RESPONDER

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …