Número de casos de Covid-19 em Portugal sobe para 78. Assunção Cristas de quarentena

José Sena Goulão / Lusa

A Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou esta quinta-feira que existem 78 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, registando-se assim um aumento de 33% face ao balanço oficial desta quarta-feira.

Os 78 casos confirmados representam um salto de 19 novos casos relativamente ao último balanço oficial, revelado pelo organismo liderado por Graça Freitas ao fim da manhã desta terça-feira. Ao início da tarde de ontem, o semanário Expresso dava conta de dois novos casos diagnosticados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Ou seja, o salto pode ser de 19 casos, se atendermos apenas aos dados oficiais, ou de 17, se tivermos em conta os números que foram sendo avançados pelos média.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Ao todo, há registo de 19 casos importados: cinco de Espanha, dez de Itália, três da Suíça e um da Alemanha ou Áustria, estando este último ainda em investigação.

(DGS)

A maior parte dos casos registados concentra-se na região Norte (44), seguindo-se depois a zona de Lisboa e Vale do Tejo (23).

Assunção Cristas em quarentena

A ex-líder centrista e vereadora da Câmara de Lisboa Assunção Cristas está de quarentena por ter contactado neste sábado com uma pessoa infetada com Covid-19.

A informação é avançada esta quinta-feira pelo jornal Observador e pela RR, que dão conta que a vereadora abandonou esta manhã uma reunião da Câmara Municipal de Lisboa depois de ter tido conhecimento de que um amigo com quem jantou este fim de semana está infetado com o novo coronavírus.

Os restantes vereadores e autarcas que estavam na reunião, conta ainda o jornal, mudaram de sala para continuarem os trabalhos, e o cómodo onde se estava a realizar aquela reunião foi imediatamente desinfetada.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios. O número de infetados ultrapassou as 120 mil, com casos registados em 120 países. Cerca de 60 mil pessoas já recuperaram.

Face ao avanço da epidemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país. Espanha e França são os outros países europeus mais afetados, com mais de dois mil infetados e cerca de meia centena de mortos em cada um dos territórios.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo isto mais o que por aí virá, poderia ser evitado se tivéssemos se o Governo quisesse.
    A Ministra da Saúde ã entende nada d problema. A Drª Graça Freitas sabe. Mas ambas estão a fazer o que lhe manda o Governo, que parece estar a arranjar um pretexto para se demitir.

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …