“Massacre de velhos”. Em Itália, é preciso escolher quem salvar e quem deixar morrer

Hospitais saturados de doentes e uma onda de contágio que não termina. A epidemia do novo coronavírus está a abalar Itália, um país onde mais de 60 milhões de pessoas estão de quarentena. Nos hospitais, os médicos actuam como numa zona de guerra, fazendo escolhas quanto a quem salvar e há quem denuncie um “massacre de velhos”.

A decisão do Governo de Itália de colocar todo o país de quarentena surgiu demasiado tarde, segundo alguns italianos. O país tem mais de 8 mil infectados e já morreram mais de 600 pessoas devido ao Covid-19. Os novos casos de doentes com coronavírus continuam a aumentar e os hospitais estão a rebentar pelas costuras, saturados de pacientes e com falta de camas para acolherem mais.

Na pior zona do surto, na região da Lombardia, onde fica Milão, os médicos actuam como numa guerra, tendo que decidir quem socorrer e quem deixar morrer com base nas capacidades de sobrevivência de cada doente. Este é o cenário traçado por um anestesista do Hospital Juan XIII de Bergamo, localidade situada a poucos quilómetros de Milão, em declarações ao jornal italiano Corriere della Sera.

“Todos os dias temos que decidir quem salvar”, refere Christian Salaroli, de 48 anos, frisando que os médicos não podem “fazer milagres”. Assim, os mais velhos e as pessoas que têm maiores problemas de saúde estarão a ser excluídos dos tratamentos nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) porque é preciso curar quem tem mais possibilidades de sobreviver e de viver mais tempo.

Decide-se por idade e pelas condições de saúde. Como em todas as situações de guerra. Não o digo eu, mas os manuais que estudamos”, explica Christian Salaroli.

“Além da idade e do quadro geral”, “o terceiro elemento” que contribui para a recuperação “é a capacidade do paciente de se recuperar de uma operação de terapia intensiva“, acrescenta o anestesista.

Doentes mais afectados “ficam sem oxigénio”

Salaroli revela que os pacientes com Covid-19 que apresentam insuficiência respiratória são internados na UCI sob “ventilação não invasiva”.

O médico também revela que a penumonia provocada pelo Covid-19 é “intersticial, uma forma muito agressiva que afecta a oxigenação do sangue”. “Os pacientes mais afectados tornam-se hipóxicos, ou seja, ficam sem quantidades suficientes de oxigénio no organismo”, esclarece.

“Os pacientes que têm patologias cardio-respiratórias graves e pessoas com problemas graves de artérias coronárias são cuidadosamente avaliados, porque toleram mal a hipoxia aguda e têm poucas hipóteses de sobreviver à fase crítica”, analisa ainda Salaroli.

“Se uma pessoa entre 80 e 95 tiver insuficiência respiratória grave, provavelmente não sobreviverá. Se tiver uma falha multi-orgânica de mais de três órgãos vitais, significa que tem uma taxa de mortalidade de cem por cento“, acrescenta.

A situação é tão dramática que há quem fale num “massacre de velhos”, algo que o Governo nega, mas que é corroborado por diversos especialistas. Nos média, há notícias que indicam que já haverá hospitais que não aceitam pessoas com mais de 60 anos nas UCI.

Salaroli que tem dois filhos diz que, para já, ainda consegue dormir à noite. “Eu sei que a escolha é baseada na suposição de que alguém, quase sempre mais jovem, tem mais hipóteses de sobreviver do que o outro. Pelo menos, é um consolo”, sustenta.

Mas o anestesista assume que a situação é dramática também para os profissionais. “Não é apenas a carga de trabalho, mas a emocional, que é devastadora“, diz.

Este profissional de saúde também aconselha os italianos a cumprirem à risca a quarentena. “Fiquem em casa. Fiquem em casa. Não me canso de repetir. Vejo muitas pessoas na rua. A melhor resposta para este vírus não é andar por aí. Não imaginam o que está a acontecer aqui. Fiquem em casa”, sublinha.

Actor de “Gomorra” acusa autoridades após morte da irmã

Entretanto, o actor italiano Luca Franzese que participou na série “Gomorra” divulgou um vídeo nas redes sociais, com fortes críticas às autoridades italianas. Ele aparece ao lado da irmã que terá morrido com coronavírus a lamentar que, apesar de ser epiléptica e de pertencer a um grupo de risco, ela não foi socorrida.

O diagnóstico de coronavírus só terá sido feito depois da morte da irmã. O actor revela que ainda lhe fez respiração boca-a-boca, para a tentar salvar, pelo que se colocou em auto-isolamento na casa de família em Nápoles, para evitar contagiar outras pessoas porque também ele pode ter o vírus.

“As instituições abandonaram-me”, queixa-se.

Sistema de Saúde em colapso

Não há ainda uma explicação para o facto de Itália ser o segundo país do mundo com mais casos de infectados por Covid-19, logo a seguir à China, onde terá tido origem o vírus.

O “paciente zero” que terá originado o surto em Itália ainda não foi identificado, mas o “paciente 1” está a revelar melhorias. Matti, gestor da empresa Unilever, de 38 anos, esteve às portas da morte em Fevereiro, mas já saiu da UCI e começou a respirar sem ajuda nos últimos dias. Antes de lhe ter sido diagnosticado o coronavírus, terá infectado várias pessoas num centro de saúde onde se deslocou e infectou também a namorada grávida.

O vírus foi-se espalhando, com um dos principais focos a ser na zona de Milão que é considerada uma das mais ricas de Itália, com as melhores condições financeiras e sanitárias. Também é uma das zonas que movimenta mais pessoas por aí residir o principal sector produtivo do país.

A epidemia está a abalar o Serviço de Saúde público italiano perante tantos doentes hospitalizados. A situação está também a afectar o atendimento médico a outros casos que podem demorar muito mais tempo do que o habitual e do que o que seria recomendado.

Há quem aponte o desinvestimento feito pelos sucessivos Governos italianos no Serviço de Saúde Nacional como a raiz dos problemas, devido à perda de recursos humanos e materiais, designadamente quanto a números de camas disponíveis para os doentes.

SV, ZAP //

PARTILHAR

54 COMENTÁRIOS

  1. É o atual sistema maquiavélico e alienado que temos onde a peseudo-democracia não passa de uma ditadura sem liberdade de verdade onde o estado faz imposições, fiscaliza e pune quem não lhe agrada

    • Ó Carla esta é uma situação em que a atual capacidade humana não é suficiente em termos de conhecimento, capacidade de resposta, meios disponíveis (humanos e materiais) para conseguir assegurar uma resposta cabal. A humanidade tem as suas próprias limitações e o coronavirus expôs algumas delas. Estamos para além das capacidades humanas. Seguramente vão encontrar tratamentos, até vacinas e tudo o mais. O problema é que isso demorará tempo. Não é imediato. E no futuro estou certo que novos vírus aparecerão.

      • Bem dito, caro pois. Este é um momento para nos unirmos todos: cidadãos e instituições, povo e governo, de esquerda ou de direita. Esta é uma situação que nada tem a ganhar com ódios, raivas e desuniões. Nada! Nada! NADA!..

        Esta é uma situação que será um teste à capacidade do ser humano para amar e colocar de lado as dicotomias e os antagonismos.

        • Caro Miguel, bem haja, mais uma vez.
          Ninguém leva nada agarrado p/a derradeira morada, NADA.
          Cada vez nos afastamos mais do que é verdadeiramente importante: as pessoas e a sua saúde. Sem isso, nada existe…

          • Nestes momentos é profunda hipocrisia atacar governos, DGS, o que quer que seja. Este é um bom momento para termos comportamentos responsáveis, demonstrarmos o nosso caráter e apoiarmos os que mais necessitam.
            Todos sabem que não gosto do PS e em especial deste governo mas até ver acho que têm estado bem. Um vasto conjunto de medidas seja na prevenção, tratamento, de apoio à atividade económica,…
            Mas tudo o que possam fazer ficará sempre aquém do necessário porque, de facto, isto ultrapassa tudo aquilo para que um país possa estar preparado. E tempos difíceis virão a nível económico.
            Depois há comportamentos que deveriam ser criminalizados.
            Não faz qualquer sentido ir comprar todo o gel das farmácias para depois ir vendê-lo no OLX. Parabéns ao OLX e CUSTOJUSTO que retiraram todos os anúncios deste tipo de produtos.
            Ouvi um caso de um casal que deveria estar de quarentena e foram para o Algarve de férias. Esta gente devia ser imediatamente presa.
            Evitem visitas a lares, hospitais,… evitando assim levar o vírus a comunidades mais vulneráveis. Lavem as mãos e todas aquelas coisas que felizmente DGS, poder público central e local, empresas, associações,… tanto divulgam um pouco por todo o lado.
            E no fim, vamos aguardar serenamente que quer o bom tempo, quer as pesquisas de vacinas e tratamentos possam auxiliar na eliminação deste vírus.

            • Muito bem observado Pois, grandes eventos requerem grande preparo e grandes estruturas, não os temos, então teremos que nos arrumar utilizando o que temos da melhor forma possível…

            • Caro “Pois”, bom dia. Exactamente! E de certeza que assistiu, INCRÉDULO tal como eu, à praia de Carcavelos completamente cheia, como às vezes não está em dias de verão! O “tuga”, salvo seja, acha-se imune a tudo e faz destes disparates. O Rodrigo G. Carvalho estava passado, mesmo com cara de poucos amigos a dar a notícia!!!! No meu caso estou a vir de carro, com grave prejuízo financeiro no orçamento família; faço 100kms/dia e num total 4 horas de viagem p/vir trabalhar!!! O meu passe custa €40!!! Mas protejo-me a mim e aos outros, pois há que ter saúde p/continuar a trabalhar e receber o salário ao fim do mês!
              E a parvoíce dos cumprimentos de pés, cotovelos e outros! Não se beijam nem abraçam, mas p/se tocarem assim não cumprem a distância de segurança, nem nada que se pareça!!!

        • Miguel Queiroz, o seu comentário à já algum tempo sobre a sleep paralysis, deixou de estar online, por acaso tem o texto original? Estou-me sempre a referir me a essa opinião, mas desapareceu… Obrigado.

        • Amor e paz muito bom no mundo espiritual já no mundo da matéria o assunto muda de figura e todos os dias o sistema oligarca nos mente a torto e direito mas cada um que faça como entender

      • Vacinas isso deve ser para rir pois a aparecer vacina nunca antes de 18 meses e depois mais uns anos para ser testada e isto é dito pelos especialistas na matéria

    • Oh Carla cale-se lá com as suas conclusões cheias de fracas conclusões, ou ainda não percebeu que isto é um situação completemente fora de qualquer situação que NUNCA aconteceu….ou acha que sabe mais do que todos aqueles que mundialmente estão a tratar do assunto?

      • A Carla têm razão, os que mundialmente estão a tratar do assunto, são os mesmos que afirmam há muito que o mundo tem um grave problema, “a população envelhecida”.
        Alguns países do mundo souberam lidar com a situação, Macau, Japão a Rússia foi um dos exemplos que não interessa falar, apenas houve interesse em mostrar que a Russia fechou as fronteiras com a China, agora ninguém diz que essa medida evitou muitas mortes e a escalada de contágios, não só na Rússia como nos restantes Paises e de lembrar que a Rússia faz fronteira com a china. em Portugal e nos restantes paises da Velha Europa, aquela atitude foi censurada quando deveria ter sido seguida.

    • Nem no tempo do George a DGS tinha credibilidade e assim continua nos dias de hoje, tenho mente e intelecto para pensar por mim e decidir também por mim o que é melhor por isso pesquiso e falo com amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo e a primeira coisa que salta à vista é em Set 2019 a Merkel profere seu discurso de circunstância em Wuhan e fala em pandemia, muito bem, depois esta semana ela e seu ministro de saúde falam em o vírus gringo andar por aí vários anos ou enquanto não chegar a 70% da população na Alemanha, muito bem, depois vários virólogos de vários países disseram claramente que esse vírus não é natural e tudo aponta para ser um vírus de laboratório, até mesmo ex-agente da CIA R. Steele fala do mesmo, em Out-Nov 2019 houve um desfile militar onde desfilaram mais de 100 países entre os quais os gringos com mais de 200 militares que infetaram outros gringos em 2019 mas nenhuma notícia sobre o caso, a não ser que a OTAN veio cancelar ontem as manobras “Resposta Fria” na Noruega por haverem muitos soldados infetados, sendo que a enorme manobra da OTAN “Ofensiva2020” que passa por Portugal e muitos países da UE em direção às fronteiras russas apesar de estarem infetados com esse vírus gringo ainda não cancelaram, mais curioso é o Irão ter apresentado estranhamente o fenómeno de dezenas de milhares de pessoas febris ainda antes de Wuhan, hoje sabe-se que o Irão é a seguir à China o país mais infetado com o vírus gringo, depois temos que o Ocidente nada aprendeu com o problema na China mas Macau e a Rússia aprenderam rapidamente e têm a situação bem controlada, a Rússia de longe o maior país do planeta com a maior fronteira tem a situação categoricamente dominada ao extremo, apesar de haver todos os dias dezenas de milhares de chineses que passam a fronteira para ir cultivar seus campos na Rússia e vivem mais de 750.000 chineses na Rússia ainda assim a fronteira russa não foi totalmente encerrada, Macau tem a situação dominada em 90% e o resto da China em 80%, esta semana um ex-ministro Dr. Wolfgang Wodarg pneumologista disse que a população e alguns políticos estão histéricos e que existem claramente interesses económicos por detrás desse vírus gringo, esse vírus não é pior que os outros ainda que sejam necessárias algumas medidas de precaução, cada vez se adensa mais a forte suspeita que a rede 5G dissemina esse vírus e enfraquece o sistema imunitário das pessoas, animais e plantas, por algum motivo Wuhan decidiu desligar as quase 20.000 antenas da rede 5G, o curioso é também o período de incubação desse vírus corona ser de 27 dias e por isso na China, na Rússia decretaram a quarentena de 1 mês, enquanto os gringos já encerraram as fronteiras com a UE por 1 mês, e uma das maiores associações de advogados de Itália diz não confiar em nenhum país da UE e pediu ajuda à Rússia por razões obvias, quanto ao teste ao vírus tudo aponta que a eficácia é de apenas uns 30%, havia muito mais a informar e esclarecer o que se passa lá fora mas fico-me por aqui quem quiser pesquise lá fora em Portugal nem governo nem DGS merecem confiança 0,0

      • Não é curioso e mera coincidência mas como neste mundo e no próximo não existem coincidências então os gringos decidiram fazer um ensaio e exercício em Out 2019 chamado Corona ainda antes de eclodir em Wuhan

          • Outra piada nessa UE é a OTAN com seu “DEFENDER2020” andar a passear quase 40.000 soldados infetados desde os Açores e por diversos países da UE até às fronteiras da Rússia, tal como aconteceu com o desfile militar em Wuhan em Out – Nov 2019 onde desfilaram mais de 100 países

            • As bolsas de valores a descerem e culpam o vírus gringo, como se as bolsas não estivessem já há muito em efeito bolha

            • Os fãs das drogas agora vão chorar, Anthony Fauci diretor das doenças infeciosas gringas destacou que a vacina para o vírus gringo não poderá estar disponível nos próximos meses e, na melhor das hipóteses, poderá não estar disponível até daqui a um ano e meio

      • Hahahahaaaa … muito bom!!!
        Nada como os alienados brasileiros e as suas tresloucadas teorias da conspiração para nos divertir!…

    • Nem no tempo do George a DGS tinha credibilidade e assim continua nos dias de hoje, tenho mente e intelecto para pensar por mim e decidir também por mim o que é melhor por isso pesquiso e falo com amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo e a primeira coisa que salta à vista é em Set 2019 a Merkel profere seu discurso de circunstância em Wuhan e fala em pandemia, muito bem, depois esta semana ela e seu ministro de saúde falam em o vírus gringo andar por aí vários anos ou enquanto não chegar a 70% da população na Alemanha, muito bem, depois vários virólogos de vários países disseram claramente que esse vírus não é natural e tudo aponta para ser um vírus de laboratório, até mesmo ex-agente da CIA R. Steele fala do mesmo, em Out-Nov 2019 houve um desfile militar onde desfilaram mais de 100 países entre os quais os gringos com mais de 200 militares que infetaram outros gringos em 2019 mas nenhuma notícia sobre o caso, a não ser que a OTAN veio cancelar ontem as manobras “Resposta Fria” na Noruega por haverem muitos soldados infetados, sendo que a enorme manobra da OTAN “Ofensiva2020” que passa por Portugal e muitos países da UE em direção às fronteiras russas apesar de estarem infetados com esse vírus gringo ainda não cancelaram, mais curioso é o Irão ter apresentado estranhamente o fenómeno de dezenas de milhares de pessoas febris ainda antes de Wuhan, hoje sabe-se que o Irão é a seguir à China o país mais infetado com o vírus gringo, depois temos que o Ocidente nada aprendeu com o problema na China mas Macau e a Rússia aprenderam rapidamente e têm a situação bem controlada, a Rússia de longe o maior país do planeta com a maior fronteira tem a situação categoricamente dominada ao extremo, apesar de haver todos os dias dezenas de milhares de chineses que passam a fronteira para ir cultivar seus campos na Rússia e vivem mais de 750.000 chineses na Rússia ainda assim a fronteira russa não foi totalmente encerrada, Macau tem a situação dominada em 90% e o resto da China em 80%, esta semana um ex-ministro Dr. Wolfgang Wodarg pneumologista disse que a população e alguns políticos estão histéricos e que existem claramente interesses económicos por detrás desse vírus gringo, esse vírus não é pior que os outros ainda que sejam necessárias algumas medidas de precaução, cada vez se adensa mais a forte suspeita que a rede 5G dissemina esse vírus e enfraquece o sistema imunitário das pessoas, animais e plantas, por algum motivo Wuhan decidiu desligar as quase 20.000 antenas da rede 5G, o curioso é também o período de incubação desse vírus corona ser de 27 dias e por isso na China, na Rússia decretaram a quarentena de 1 mês, enquanto os gringos já encerraram as fronteiras com a UE por 1 mês, e uma das maiores associações de advogados de Itália diz não confiar em nenhum país da UE e pediu ajuda à Rússia por razões obvias, quanto ao teste ao vírus tudo aponta que a eficácia é de apenas uns 30%, havia muito mais a informar e esclarecer o que se passa lá fora mas fico-me por aqui quem quiser pesquise lá fora em Portugal nem governo nem DGS merecem confiança 0,0 eu já desde Dez tenho máscaras

  2. “na zona de Milão que é considerada uma das mais ricas de Itália, com as melhores condições financeiras e sanitárias”, pois por acaso nota-se. Tanto dinheiro para gastar com porcarias e não há para o mais importante q é a saúde. Q tal montarem hospitais de campanha, pôr os militares a ajudar também – em tempo de guerra não se limpam armas!

  3. A parte boa do seu comentário a meu ver começa em “Q tal montarem…”. O resto pouco importa. Há que pensar positivo. Este mundo está doente de ódio, de medo e de antagonismos. O discurso de A vs B será a principal fraqueza que este virus veio expôr. Larguemos isso ou será uma mortandade sem precedentes.

    • Caro Miguel, uma vez mais, comentário assertivo.
      Seja como for, todos querem ter razão… obviamente que quem está a perder os seus entes queridos sente que pouco foi feito, talvez até nada…
      Mas temos mesmo q/nos ajudar mutuamente, em tudo.
      Caso contrário, concordo em absoluto consigo.

  4. É preciso manter a mente aberta. Este vírus parece ter objetivos muito específicos. Levanta suspeitas. Até porque parece não ter vindo da China.

    • As teorias da conspiração são uma coisa fantástica… Enfim, há quem tenha tempo para tudo. Até para alucinar em público. Procure descansar mais porque pode já andar com febre e com delírios.

      • Manter a mente aberta não é nenhuma teoria de conspiração, é apenas isso mesmo, estar atento a todas as hipóteses e poder duvidar até haver certezas.
        O Sr. já sabe tudo, (mais que os próprios profissionais de saúde) pode esclarecer então toda a gente em vez de vir para aqui insultar quem tem um comentário que não vai ao encontro das suas certezas.

      • Espertos mesmo e, extremamente bem informados, são os experts que chamam conspiranóicos aos outros, quando esses dizem as verdades. Continuem a “encarneirar”. Força nisso.

  5. Em termos de Informação, sinto que é abusivo de qualificar de “massacre de velhos”, a dramática situação que a Itália está a viver. Como o “há quem diga”, ou seja divulga-se uma informação pouco ou nada fidedigna !………… Dificuldades em termos de assistência Medica de certeza que existe, como nós por cá. Mas de aí a acusar de homicídios voluntários, quem está na linha da frente do combate a este inimigo invisível, é puramente desrespeitoso e indigno de um Jornalismo de qualidade, e isso digo Eu e não “há quem disse” !

  6. Entretanto o Eu! já deve estar de quarentena. Hoje ainda não vociferou nada por aqui. Deixem-no em quarentena até à década 50. Mesmo que já não acuse o vírus, deixem-no ficar. Sem computador ou smartphone à mão.

    • Ou isso, ou tu andas a “dormir”… vai lá ver melhor….
      E lamento desiludir, mas não é por um palerma infantil como tu não gostar, que eu vou deixar de comentar o que me apetece!!
      É bom saber que tenho aqui seguidores fiéis, embora alguns, coitados, sejam retardados…

  7. Os trilhões gastos pela humanidade em banalidades, vaidades, viagens , férias ( de sonho) etc. , de fossem aplicados antes eliminação dos males deste mundo, nada disto acontecería. Mais, todos esses trilhões foram para além de tudom para destruir o planeta. Claro, o crescimento da falsa evolução tinha que dar nisto e o que mais adiante se verá. ( A ESTUPIDEZ HUMANA É INFINITA ) Dizia Carl Sagan: Criamos uma civilização baseada na ciência e tecnologia mas de ciência e tecnologia ninguém percebe nada; esta mistura combustível de ignorância e poder vai acabar mal. Aí está.

  8. Na prática parece estar a dar a fome com a vontade de comer, isto é na verdade um caso anormal e que bom seria um dia vir a saber-se a sua verdadeira origem e por fim vem bater-se com sistemas de saúde também eles vulneráveis em vários países pois o dinheiro não dá para tudo e muitas vezes muito menos para onde deveria ir, está montada a catástrofe perfeita que vem afectar todos os sistemas vitais da sociedade.

  9. Porque é que a África está a ser poupada? Este vírus é geneticamente modificado para atacar europeus e alguns asiáticos ???

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …