Guterres decidirá “a seu tempo” se é candidato a secretário-geral da ONU

UN Geneva / Flickr

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), António Guterres, afirmou, numa entrevista divulgada hoje pela Rádio Renascença, que “a seu tempo se verá” se se candidata a secretário-geral da ONU.

“Sobre essas matérias, a seu tempo se verá o que faz sentido”, respondeu o antigo primeiro-ministro, a uma pergunta sobre se mantém a expectativa de uma candidatura a secretário-geral das Nações Unidas, no final do ano.

António Guterres disse que, “nesta fase dramática” de crise migratória na Europa, está empenhado em ser “capaz de fazer o melhor possível” e dar um contributo e “ajudar num mundo em que, infelizmente, o número de pessoas deslocadas pelos conflitos, pelas guerras, pelas perseguições políticas, pela violação dos direitos humanos está em crescimento”.

Na sexta-feira, a porta-voz do ACNUR anunciou que António Guterres deixará o cargo no final do ano.

“O seu mandato devia terminar em junho, ele prolongou-o por seis meses”, indicou Melissa Flemming à agência France Presse.

António Guterres vai cumprir dez anos e seis meses de mandato à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

A ex-primeira-ministra dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt anunciou na sexta-feira a sua intenção de disputar o cargo durante uma conferência de imprensa em Copenhaga com o atual chefe do Governo dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

A mudança na direção da agência da ONU que gere e coordena a ajuda aos refugiados acontece em plena crise dos migrantes na Europa.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Durante meses torci para que Guterres se candidatasse a presidente da república. Não obstante uma prestação sofrível (para ser simpático) como primeiro ministro, achei que tinha sentido de estado e perfil para PR, e perante a concorrência à esquerda e à direita não tinha dúvida em entregar-lhe o meu voto.
    Eis senão quando a evidência me assaltou estrondosamente a consciência.
    O cargo que Guterres desempenha… com tantas laudas generalizadas…
    O cargo do personagem é qualquer coisa da ONU. Uma ACNUR qualquer.
    O homem é alto comissário das nações unidas.
    O homem é alto comissário das nações unidas para os REFUGIADOS !!!
    (silêncio)
    Estamos, ao que parece, na maior crise de refugiados que o mundo viu desde a segunda guerra mundial.
    Há milhares a morrer. Não apenas agora, mas há meses / anos.
    Meio mundo já se comoveu, meio mundo quer ajudar, meio mundo está apreensivo.
    O homem é alto comissário das nações unidas para os REFUGIADOS !!!
    E o que é que sabemos de Guterres nos últimos tempos?
    Que não quer continuar a ser alto comissário das nações unidas para os refugiados.
    Que quer ser candidato a secretário geral da ONU.
    O homem ainda é alto comissário das nações unidas para os REFUGIADOS !!!
    Que é que se viu ou ouviu dele acerca de refugiados nos últimos tempos?
    Ouviu-se que não é candidato a PR porque “gosta de estar no terreno”.
    No TERRENO ??
    Qual terreno??
    Alguém viu Guterres “no terreno”?
    Talvez, se “o terreno” for nas redondezas de alguma celebridade.
    Guterres navega, apenas e só, a onda de uma imprensa, de uma opinião pública encantada com o seu glamour, esquecida do seu pantanal, esquecida da sua inépcia, da sua irresponsabilidade.
    E pensar que cheguei a ter o meu voto para PR bem guardado para lho entregar…

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …