Guterres decidirá “a seu tempo” se é candidato a secretário-geral da ONU

UN Geneva / Flickr

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), António Guterres, afirmou, numa entrevista divulgada hoje pela Rádio Renascença, que “a seu tempo se verá” se se candidata a secretário-geral da ONU.

“Sobre essas matérias, a seu tempo se verá o que faz sentido”, respondeu o antigo primeiro-ministro, a uma pergunta sobre se mantém a expectativa de uma candidatura a secretário-geral das Nações Unidas, no final do ano.

António Guterres disse que, “nesta fase dramática” de crise migratória na Europa, está empenhado em ser “capaz de fazer o melhor possível” e dar um contributo e “ajudar num mundo em que, infelizmente, o número de pessoas deslocadas pelos conflitos, pelas guerras, pelas perseguições políticas, pela violação dos direitos humanos está em crescimento”.

Na sexta-feira, a porta-voz do ACNUR anunciou que António Guterres deixará o cargo no final do ano.

“O seu mandato devia terminar em junho, ele prolongou-o por seis meses”, indicou Melissa Flemming à agência France Presse.

António Guterres vai cumprir dez anos e seis meses de mandato à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

A ex-primeira-ministra dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt anunciou na sexta-feira a sua intenção de disputar o cargo durante uma conferência de imprensa em Copenhaga com o atual chefe do Governo dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

A mudança na direção da agência da ONU que gere e coordena a ajuda aos refugiados acontece em plena crise dos migrantes na Europa.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Durante meses torci para que Guterres se candidatasse a presidente da república. Não obstante uma prestação sofrível (para ser simpático) como primeiro ministro, achei que tinha sentido de estado e perfil para PR, e perante a concorrência à esquerda e à direita não tinha dúvida em entregar-lhe o meu voto.
    Eis senão quando a evidência me assaltou estrondosamente a consciência.
    O cargo que Guterres desempenha… com tantas laudas generalizadas…
    O cargo do personagem é qualquer coisa da ONU. Uma ACNUR qualquer.
    O homem é alto comissário das nações unidas.
    O homem é alto comissário das nações unidas para os REFUGIADOS !!!
    (silêncio)
    Estamos, ao que parece, na maior crise de refugiados que o mundo viu desde a segunda guerra mundial.
    Há milhares a morrer. Não apenas agora, mas há meses / anos.
    Meio mundo já se comoveu, meio mundo quer ajudar, meio mundo está apreensivo.
    O homem é alto comissário das nações unidas para os REFUGIADOS !!!
    E o que é que sabemos de Guterres nos últimos tempos?
    Que não quer continuar a ser alto comissário das nações unidas para os refugiados.
    Que quer ser candidato a secretário geral da ONU.
    O homem ainda é alto comissário das nações unidas para os REFUGIADOS !!!
    Que é que se viu ou ouviu dele acerca de refugiados nos últimos tempos?
    Ouviu-se que não é candidato a PR porque “gosta de estar no terreno”.
    No TERRENO ??
    Qual terreno??
    Alguém viu Guterres “no terreno”?
    Talvez, se “o terreno” for nas redondezas de alguma celebridade.
    Guterres navega, apenas e só, a onda de uma imprensa, de uma opinião pública encantada com o seu glamour, esquecida do seu pantanal, esquecida da sua inépcia, da sua irresponsabilidade.
    E pensar que cheguei a ter o meu voto para PR bem guardado para lho entregar…

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …