/

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias.

A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa que mais faturou em contratos feitos pela Administração Pública para responder à pandemia, avança o Público esta quarta-feira.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) fez compras a esta empresa de distribuição de produtos, equipamentos e dispositivos médicos no valor de 32,7 milhões de euros.

Os hospitais do grupo Luz Saúde sofreram um impacto negativo causado pela pandemia de covid-19, entre 70% e 80% de quebra na atividade reportada em abril, devido ao cancelamento de atos médicos não urgentes. Contudo, na perspetiva da distribuição de produtos e equipamentos de saúde, os negócios aumentaram.

Segundo a análise do diário, foram celebrados 24 contratos entre o Estado e a GLSMed Trade, subsidiária do Grupo Luz Saúde, no valor de 19,7 milhões de euros em equipamentos de proteção individual e 18,3 milhões de euros em testes, produzidos pela farmacêutica chinesa Fosun Pharma.

Feitas as contas, a GLSMed Trade recebeu um total de 38,3 milhões de euros em faturação relacionada com o combate à pandemia.

Além da DGS, os principais contratantes foram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (2,7 milhões de euros), o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a Câmara de Lisboa (cerca de 659 mil euros cada).

A análise feita pelo Público aos 15.437 contratos públicos relacionados com a pandemia de fevereiro até outubro revela que o grupo Luz Saúde é o que mais fatura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.