Grupo alemão Lidl investe em três novas lojas no Alentejo

foto: Mauritsvink / wikimedia

foto: Mauritsvink / wikimedia

O grupo alemão Lidl inaugurou uma nova loja e reabriu outras duas no Alentejo, no último mês, com a criação de cerca de 40 postos de trabalho, num investimento global de cinco milhões de euros.

No espaço dos “últimos 30 dias, reabrimos as lojas de Santo André (Santiago do Cacém) e de Portalegre e abrimos a nova loja de Estremoz”, as quais empregam, no conjunto, “cerca de 40 pessoas”, revelou hoje à agência Lusa o administrador-delegado do Lidl em Portugal, Marin Dokozic.

O responsável precisou que estas três apostas envolveram, ao longo deste ano, um investimento total na ordem dos cinco milhões de euros e que, em 2014, deverá abrir mais uma nova loja, a segunda localizada em Évora.

“No próximo ano, está prevista a abertura da nossa loja de Évora”, a qual vai “nascer” no centro comercial Évora Fórum, pelo que o seu início de funcionamento “está dependente” da conclusão da construção daquele espaço comercial, disse.

No Alentejo, a primeira unidade do Lidl foi aberta em Grândola, há 18 anos. Hoje, a cadeia de distribuição alimentar de origem alemã já possui 18 lojas na região, onde “a procura está em linha com o resto do país”.

Trata-se de “uma região do país em desenvolvimento”, na qual “a proposta do Lidl, de qualidade ao melhor preço, se enquadra e responde às necessidades identificadas junto dos consumidores”, referiu Marin Dokozic.

“Logo, faz todo o sentido apostar nesta região e estamos cá para ficar. A presença do Lidl em regiões mais carenciadas é um fator de desenvolvimento porque gera emprego e envolve investimento significativo”, sublinhou.

A mais recente unidade da empresa na região alentejana abriu portas há poucos dias, em Estremoz, com a criação de 13 postos de trabalho e fruto de um investimento de três milhões de euros.

Já as lojas de Vila Nova de Santo André e de Portalegre, que foram alvo de obras de melhoria e que “ganharam” novas valências, reabriram a 31 de outubro e no dia 07 deste mês, respetivamente.

O administrador-delegado lembrou que, “só este ano”, o grupo alemão assumiu um investimento para Portugal que totaliza os 45 milhões de euros, objetivo que deverá ser atingido.

“Estamos em linha para cumprir o prometido investimento de 45 milhões de euros em Portugal até ao fecho do nosso ano fiscal” e, em 2014, “certamente, teremos mais algumas aberturas a nível nacional”, antecipou.

A cadeia Lidl, criada nos anos 30 do século passado, está hoje presente em mais de 20 países e detém cerca de 10 mil lojas, as quais representaram, em 2012, uma faturação líquida superior a 45 mil milhões de euros.

Em Portugal, possui 238 pontos de venda e quatro entrepostos, adquirindo a produtores nacionais “mais de metade dos produtos” comercializados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …