Granadeiro afastado da administração da Oi/PT

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

O presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, já não fará parte do conselho de administração da nova empresa que resulta da fusão entre a operadora portuguesa e a Oi, cujo acordo inicial previa que seria vice-presidente.

Em comunicado enviado ao regulador brasileiro ao final da noite de segunda-feira, a Oi dá conta do “prosseguimento das etapas finais da operação de reorganização societária”, depois do novo acordo que acomodou a situação de a PT ter investido cerca de 900 milhões de euros em papel comercial da ‘holding’ Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), que falhou o pagamento.

Um dos pontos diz respeito ao “primeiro conselho de administração da CorpCo a ser eleito em preparação para a sua adesão ao novo mercado”.

A composição do conselho de administração da nova empresa resultante da fusão entre a PT e a Oi será, assim, composto do lado português por cinco membros: António Gomes Mota, Paulo José Lopes Varela, Rafael Mora, Rui Horta e Costa e Vítor da Conceição Gonçalves.

Do lado brasileiro, haverá seis administradores: Fernando Magalhães Portella, Fernando Marques dos Santos, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, Renato Torres de Faria, Sérgio Franklin Quintella e Thomas C. Azevedo Reichenheim.

De fora, face ao comunicado do acordo de fusão enviado à CMVM no início de oubro de 2013, ficam Henrique Granadeiro e ainda Nuno Vasconcellos, da Ongoing, continuando neste caso Rafael Mora.

Não farão parte ainda do novo órgão os representantes do BES, José Maria Ricciardi e Amílcar Morais Pires, que entretanto já não pertencem ao conselho de administração do BES.

Entram, assim, como novos administradores António Gomes da Mota, Horta e Costa, Vítor da Conceição Gonçalves e Paulo Varela.

O acordo divulgado na segunda-feira ao final do dia sobre a fusão entre a PT e a Oi prevê ainda novos termos para a troca de títulos da empresa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …