Granadeiro afastado da administração da Oi/PT

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, Presidente Executivo da Portugal Telecom

O presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, já não fará parte do conselho de administração da nova empresa que resulta da fusão entre a operadora portuguesa e a Oi, cujo acordo inicial previa que seria vice-presidente.

Em comunicado enviado ao regulador brasileiro ao final da noite de segunda-feira, a Oi dá conta do “prosseguimento das etapas finais da operação de reorganização societária”, depois do novo acordo que acomodou a situação de a PT ter investido cerca de 900 milhões de euros em papel comercial da ‘holding’ Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), que falhou o pagamento.

Um dos pontos diz respeito ao “primeiro conselho de administração da CorpCo a ser eleito em preparação para a sua adesão ao novo mercado”.

A composição do conselho de administração da nova empresa resultante da fusão entre a PT e a Oi será, assim, composto do lado português por cinco membros: António Gomes Mota, Paulo José Lopes Varela, Rafael Mora, Rui Horta e Costa e Vítor da Conceição Gonçalves.

Do lado brasileiro, haverá seis administradores: Fernando Magalhães Portella, Fernando Marques dos Santos, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, Renato Torres de Faria, Sérgio Franklin Quintella e Thomas C. Azevedo Reichenheim.

De fora, face ao comunicado do acordo de fusão enviado à CMVM no início de oubro de 2013, ficam Henrique Granadeiro e ainda Nuno Vasconcellos, da Ongoing, continuando neste caso Rafael Mora.

Não farão parte ainda do novo órgão os representantes do BES, José Maria Ricciardi e Amílcar Morais Pires, que entretanto já não pertencem ao conselho de administração do BES.

Entram, assim, como novos administradores António Gomes da Mota, Horta e Costa, Vítor da Conceição Gonçalves e Paulo Varela.

O acordo divulgado na segunda-feira ao final do dia sobre a fusão entre a PT e a Oi prevê ainda novos termos para a troca de títulos da empresa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …