Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do “sim” dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar.

Fonte do Governo adiantou ao Observador que foram apresentados avanços nas reuniões que o PAN, o PCP e o Bloco de Esquerda tiveram com o primeiro-ministro na terça-feira. Por agora, há a perspetiva de um acordo de paz com o PAN com duração de um ano, o PCP sinaliza “avanços” e o Bloco fala em “abertura negocial”.

No entanto, as posições da esquerda não são, para já, sinónimo de fumo branco. O Governo ainda tem de enviar uma síntese do que ficou em cima da mesa na reunião e, a partir daí, resta esperar.

Segundo fonte do Executivo de António Costa, o PAN saiu da reunião com a promessa de trabalhar um documento “que contenha compromissos do Orçamento e extra Orçamento, com o horizonte do próximo ano, que as duas partes estão disponíveis para assumir”. Isto significaria um extra de três deputados para o PS (que tem 108) em algumas matérias.

O PCP saiu do encontro a reconhecer “avanços” na negociação, ainda que com reservas quanto ao que isso significa no contexto geral do OE2021. O Executivo terá de esperar pelo sentido de voto dos comunistas e, para já, aguarda-se a resposta do partido em relação ao suplemento de insalubridade, penosidade e risco e o subsídio de risco.

Na proposta do Governo ficaram definidas as condições de atribuição do suplemento remuneratório da carreira geral de assistente operacional nas áreas de higiene urbana e do saneamento das autarquias locais “de que resulte comprovada sobrecarga funcional que potencie o aumento da probabilidade de ocorrência de lesão ou um risco potencial agravado de degradação do estado de saúde” e que o mesmo comece a ser pago no primeiro semestre de 2021.

Mas os comunistas não ficaram satisfeitos. “Há situações limitadas das que criam injustiças ou são fator de conflito, como o suplemento de insalubridade, penosidade e risco e o subsídio de risco. Nestas matérias o PCP considera que a resposta do Governo tem sido parcial e limitada”, disse Joao Oliveira, líder parlamentar do PCP.

Ao Observador, fonte do Governo adiantou que o debate se centrou em “ajustamentos” ao nível de alguns suplementos na Administração Pública.

A nova prestação social tem levantado muitas questões por parte dos bloquistas. Nesta matéria, o Governo avançou com uma resposta para “casos concretos, nomeadamente no acesso direto à prestação para quem perder o subsídio de desemprego, independentemente da condição de recursos”.

A mesma fonte do Governo sinalizou que “há outras situações [de acesso à prestação] que o Bloco colocou e para cada uma fomos respondendo, tentando melhorar a situação”.

Outra intransigência do BE prende-se com as contratações no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que o Executivo aceitou calendarizar, tendo sido entregue uma proposta de calendário com “meses concretos para a contratação”. De fora ficou o Novo Banco, em que o Governo considera que já fez uma “aproximação” ao Bloco.

No próximo domingo, depois de reunida a Mesa Nacional, o Bloco de Esquerda deverá anunciar o que fará quanto à votação do Orçamento do Estado para 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Governo não é Socialista é sim extrema esquerda, apoiado pelo PCP, PEV, BE, PAN, LIVRE, para não cair.
    E assim aproxima-se se nada for feito, uma DITADURA de ESQUERDA…
    A qual já começou, já há censura nos canais de televisão e comunicação social…
    VIVA PORTUGAL SEM ABUTRES

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …