Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do “sim” dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar.

Fonte do Governo adiantou ao Observador que foram apresentados avanços nas reuniões que o PAN, o PCP e o Bloco de Esquerda tiveram com o primeiro-ministro na terça-feira. Por agora, há a perspetiva de um acordo de paz com o PAN com duração de um ano, o PCP sinaliza “avanços” e o Bloco fala em “abertura negocial”.

No entanto, as posições da esquerda não são, para já, sinónimo de fumo branco. O Governo ainda tem de enviar uma síntese do que ficou em cima da mesa na reunião e, a partir daí, resta esperar.

Segundo fonte do Executivo de António Costa, o PAN saiu da reunião com a promessa de trabalhar um documento “que contenha compromissos do Orçamento e extra Orçamento, com o horizonte do próximo ano, que as duas partes estão disponíveis para assumir”. Isto significaria um extra de três deputados para o PS (que tem 108) em algumas matérias.

O PCP saiu do encontro a reconhecer “avanços” na negociação, ainda que com reservas quanto ao que isso significa no contexto geral do OE2021. O Executivo terá de esperar pelo sentido de voto dos comunistas e, para já, aguarda-se a resposta do partido em relação ao suplemento de insalubridade, penosidade e risco e o subsídio de risco.

Na proposta do Governo ficaram definidas as condições de atribuição do suplemento remuneratório da carreira geral de assistente operacional nas áreas de higiene urbana e do saneamento das autarquias locais “de que resulte comprovada sobrecarga funcional que potencie o aumento da probabilidade de ocorrência de lesão ou um risco potencial agravado de degradação do estado de saúde” e que o mesmo comece a ser pago no primeiro semestre de 2021.

Mas os comunistas não ficaram satisfeitos. “Há situações limitadas das que criam injustiças ou são fator de conflito, como o suplemento de insalubridade, penosidade e risco e o subsídio de risco. Nestas matérias o PCP considera que a resposta do Governo tem sido parcial e limitada”, disse Joao Oliveira, líder parlamentar do PCP.

Ao Observador, fonte do Governo adiantou que o debate se centrou em “ajustamentos” ao nível de alguns suplementos na Administração Pública.

A nova prestação social tem levantado muitas questões por parte dos bloquistas. Nesta matéria, o Governo avançou com uma resposta para “casos concretos, nomeadamente no acesso direto à prestação para quem perder o subsídio de desemprego, independentemente da condição de recursos”.

A mesma fonte do Governo sinalizou que “há outras situações [de acesso à prestação] que o Bloco colocou e para cada uma fomos respondendo, tentando melhorar a situação”.

Outra intransigência do BE prende-se com as contratações no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que o Executivo aceitou calendarizar, tendo sido entregue uma proposta de calendário com “meses concretos para a contratação”. De fora ficou o Novo Banco, em que o Governo considera que já fez uma “aproximação” ao Bloco.

No próximo domingo, depois de reunida a Mesa Nacional, o Bloco de Esquerda deverá anunciar o que fará quanto à votação do Orçamento do Estado para 2021.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Governo não é Socialista é sim extrema esquerda, apoiado pelo PCP, PEV, BE, PAN, LIVRE, para não cair.
    E assim aproxima-se se nada for feito, uma DITADURA de ESQUERDA…
    A qual já começou, já há censura nos canais de televisão e comunicação social…
    VIVA PORTUGAL SEM ABUTRES

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …