O Governo decidiu deixar em casa alguns ministros e secretários de Estado para o caso de ser necessário que estes substituam o primeiro-ministro, António Costa, ou outro ministro de qualquer tutela, respetivamente.
A notícia é avançada pelo semanário Expresso, que dá conta que a declaração do estado de emergência obrigou a uma nova organização no funcionamento do Executivo de António Costa, que vai desde os seus ministros de Estado aos secretários de Estado.
Será assim designado um governante por ministério para ficar em casa.
Caso António Costa fique contaminado pelo novo coronavírus oriundo da China (Covid-19), será substituído por um dos seus ministros de Estado.
A ordem hierárquica dita que o primeiro substituto é o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, seguindo-se depois o ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, depois Mariana Vieira da Silva, como ministra de Estado e da Presidência, e por fim Mário Centeno, ministro de Estado e das Finanças.
De acordo com o mesmo jornal, ficou decidido em Conselho de Ministros que um destes responsáveis ficará a trabalhar a partir de casa, rodando depois à vez.
O mesmo acontecerá nos ministérios: um secretário de Estado de cada gabinete ficará em casa para o caso de ser necessário substituir o responsável da tutela. O jornal escreve ainda que há exceções, uma vez que há ministros que só têm um secretário de Estado.
Até ao momento, não há registo de governantes infetados com a Covid-19.
devam ficar todos infectados e irem todos p fora deste planeta. cambada de corruptos dizem um coisa e dão outras indicações aos departamentos de saude. Então é p ficar em casa quem tem doenças cronicas ou não? Governo da indicações p NÃO dar baixa !!!
Tu também já deves estar infectado…
Covid-19, com estes cavalheiros cumpre o teu dever!
Para o Costa saber o que as empresas portuguesas estão a passar que faça este exercicio simples, imagine que durante 2 ou 3 meses não recebe o salário de 1.º ministro e para além disso tem de pagar do seu bolso todos os salários de todos os ministros e secretários de estado, a renda de um escritório, água, luz, telefones, net, contabilidade, e talvez mais um ou outro custo fixo. E para o ajudar o Estado deixa que ele pague a segurança social dessa gente toda daqui a 3 meses, bem como todos os outros impostos . Certamente ficará felicissimo é uma ajuda espectacular