Governo reuniu de emergência para discutir reeestruturação. TAP pode precisar do dobro do apoio previsto

António Pedro Santos / Lusa

O Governo reuniu-se num Conselho de Ministros extraordinário marcado de urgência para esta terça-feira à noite para discutir o plano de reestruturação da transportadora aérea de bandeira portuguesa TAP.

De acordo com o jornal Público, o primeiro-ministro António Costa convocou o Conselho de Ministro extraordinário com caráter de urgência para discutir e aprovar o plano de reestruturação da TAP, que terá de ser entregue em Bruxelas até quinta-feira.

O Público explica que Costa queria que o plano fosse conhecido e aprovado pelo plenário do Conselho de Ministros, antes de ser apresentado aos partidos parlamentares esta quarta-feira, pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O Jornal de Notícias adianta que a reunião terminou pelas 0h30 e o Governo não prestou declarações à saída.

O plano de reestruturação implica o despedimento de 2.000 trabalhadores efetivos (750 tripulantes, 500 pilotos e 750 trabalhadores de terra), a que se juntam outros cujos contratos não são renovados, bem como um corte de 25% nos salários.

O Observador recorda que as necessidades adicionais de apoio financeiro do Estado identificadas pela TAP apontavam para um valor entre os mil e os 1,1 mil milhões de euros para 2021, mas o Governo terá dado indicação de que só estariam disponíveis 500 milhões de euros, o montante inscrito no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) sob a forma de aval público a um financiamento obtido junto do sistema financeiro.

O plano de tesouraria da TAP entregue no Parlamento indica que as necessidades de caixa ultrapassavam os 100 milhões de euros até ao final de 2020.

Segundo o jornal ECO, o plano da empresa prevê novos financiamentos públicos “até um valor da ordem dos 1,8 mil milhões de euros” através de injeções de fundos públicos ou de garantias de Estado a novos empréstimos, que se somarão as 1,2 mil milhões de ajudas previstos para este ano.

No entanto, a TAP pode precisar de mais três mil milhões até 2024.

O ECO adianta ainda que o objetivo da TAP é atingir o equilíbrio operacional em 2023 e gerar fundos a partir de 2025 para amortizar dívida sem necessidade de novos financiamentos.

No domingo passado, Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário da SIC, que o Governo comunicou ao PSD que o plano de reestruturação da TAP vai a votos no Parlamento. “É uma decisão arriscada: se o plano for chumbado no Parlamento, é o fim da TAP”, atirou o comentador.

Depois de várias rondas negociais, TAP e Estado chegaram a acordo e teve o caminho livre para a compra das participações sociais, direitos económicos e prestações acessórias de David Neeleman e da Azul, pagando 55 milhões de euros. Humberto Pedrosa mantém-se na companhia, com 22,5%. O negócio concretiza a posição de 72,5% do Estado na TAP.

No seguimento da aprovação pela Comissão Europeia de um auxílio estatal à TAP, o grupo aéreo procedeu a uma consulta no mercado para selecionar uma entidade que preste serviços de consultoria, no sentido de auxiliar na elaboração de um plano de reestruturação, a apresentar à Comissão Europeia.

Quando propôs o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), o Governo estimou que a empresa necessite da totalidade dos 1.200 milhões de euros que foram emprestados pelo Estado, estando ainda previsto um valor de 500 milhões de euros em garantias estatais a conceder à empresa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Com tantas companhias aéreas a nível mundial não precisamos de uma que sempre foi um saco sem fundo. Nem nos anos dourados deu lucro! É fechar mais Nada. Basta.

    • O problema não é fechar a empresa. O problema é a quantidade de pessoas que trabalham directa e indirectamente para a TAP.
      Se não fosse isso, certamente a TAP já não existia.

      • Se esse é o motivo então crie-se a companhia nacional da captura do cogumelo e empregamos o pessoal todo nisso. Acaba-se o desemprego… Uma empresa não pode existir com o fim único de empregar os trabalhadores! Se fosse rentável até seria desejável expandir, contratar mais funcionários, pagar melhor, etc. Agora se é um buraco mesmo nos melhores anos de sempre do turismo então…

  2. Isto dá uns míseros 500.000€ por trabalhador. Ou seja mais que o salário da vida inteira de cada um deles. Tenham juízo, vão roubar ao c*#@*#*@!

  3. Uma nota curiosa.
    Sempre que alguma empresa (bancos, CP, EDP, TAP, e outras afins….) inscrita na bolsa de valores, tem prejuízos e, ainda distribuem prémios pelos funcionários (alguns), o Estado é chamado a repor os danos causados pelas más gestões, cujos figurões ainda se evidenciam fazerem parte do ranking dos melhores do mundo.
    Quando as mesmas empresas dão lucros, estes são distribuídos pelos acionistas e mais prémios aos ditos cujos “alguns”. Então, não é suposto que quem come a carne deveria roer os ossos? Ou são só acionistas e bons gestores para encher o símbolo do cobre?
    Fala-se que a TAP vai apresentar um plano de reestruturação, estando previsto o despedimento de muitos trabalhadores e redução de salários. Pergunto, nesse plano de reestruturação, quantos administradores e directores é que estão incluídos na lista de despedimentos? E os que ficam, também lhes irá ser reduzido os salários e as demasiadas mordomias que têm?
    Apesar das muitas promessas políticas para melhorar o funcionamento e controlo do mundo do trabalho, cada vez vejo mais obscenidade praticada pelas administrações e, os órgãos do Estado, que tudo deveriam controlar nada fazem para contrariar essas práticas.
    Outra coisa que tenho reparado, é que, elabora-se legislação para combater as ilegalidades mas, na prática, não vejo os organismos a combater o que quer que seja. Os organismos do Estado estão mortos, parados e quando agem, fazem-no tardiamente ou se o MP investiga atempadamente, das duas uma, ou a investigação é lenta ou a máquina da justiça funciona a caroços de azeitona.

  4. A TAP é uma instituição que pertence aos sindicatos,aos pilotos e ao resto de inúteis que fazem a maça de sanguessugas todos,sustentados por nós,contribuintes.Já devia de ter fechado há anos.

  5. Vedam a TAP aos chineses e se estes pagarem a pronto, façam ainda um desconto. (P.P) Pronto pagamento. ou encerrem esta mamadeira inútil.

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …