Estado fica com 72,5% da TAP por 55 milhões de euros

O governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, João Leão, em conferência de imprensa.

“De forma a evitar o colapso da empresa, o governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças. O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

Desta forma, a TAP já pode receber o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros, com o Estado a ter agora um papel determinante na TAP. “É um investimento muito importante para que a TAP continue a ser um instrumento de coesão nacional”, disse o governante esta quinta-feira.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos disse ainda que o acordo “foi atingido, ainda não está concretizado, estará quando todos os documentos estiverem assinados”. Além disso, admitiu que a nacionalização “nunca foi opção inicial do Governo, mas nunca pôde estar de fora da mesa de negociação”.

“Felizmente não chegou a ser necessária”, atirou Pedro Nuno Santos, que acredita que esta foi “uma boa solução para a TAP”.

No final desta tarde, o Governo anunciou a nacionalização da Efacec e salientou que havia apenas um acordo de princípio com os parceiros privados. “Existe neste momento um acordo de principio com os privados para viabilizar intervenção na TAP”, disse Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Estado garante a compra de direitos de voto da Atlantic Gateway, dos direitos económicos, direitos saída e no acordo renuncia-se a litígios futuros. Inicialmente, o Governo pretendia que os acionistas convertessem dívida em capital. “Quisemos desde início acionistas privados e parceiros privados participassem esforço capitalização empresa”, explicou.

No que toca à futura administração da TAP, Pedro Nuno Santos deixou garantias de que será escolhida uma boa equipa. “Faremos a contratação de uma empresa especializada de gestores qualificados, experientes e com competência na área da aviação”, disse o governante na conferência de imprensa.

O pagamento do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros “em várias tranches associado a um plano de liquidez”, elucidou o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz. Para além de assegurar o pagamento de salários aos funcionários, permite o cumprimento dos contratos com os fornecedores, explica o Jornal Económico.

Ainda segundo o jornal especializado em Economia, Antonoaldo Neves sai e vai deixar de ser o presidente da comissão executiva da TAP, ao mesmo tempo que David Neeleman sai da empresa.

“O Estado não vai gerir a TAP, vai ser contratada uma equipa. Vai ser feito um processo de seleção tal como normalmente é feito por um acionista privado. É uma empresa que tem no quadro do seu trabalho procurar uma equipa qualificada para gerir a TAP”, explicou Pedro Nuno Santos.

O Governo aprovou hoje uma resolução que reconhece o interesse público subjacente à operação de auxílio à TAP no valor de até 1.200 milhões de euros.

“A resolução reconhece que existe grave prejuízo para o interesse público na inibição do ato administrativo que conceda ou autorize que se conceda ajuda financeira ao Grupo TAP ou à TAP, com as consequentes repercussões, de natureza económica e social, para o país”, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, numa conferência de imprensa, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Estado fica com 72,5% da TAP por 55 milhões de euros”
    quer dizer que cada portugues é socio da tap.será que quando dividirem o lucro, cada portuges tambem vai receber?
    será que cada portugues pode viajar de borla na tap visto que tem la dinheiro nosso?
    ou o lucro é so para alguns?
    e pelo que vejo ja vai ser nomeado um “familiar” do PS para substituir um dos administradores

  2. É muito caro por uma empresa falida. O Banif por ser falido, foi vendido por 1 Euro, e para comprar 22,5 % da TAP o estado paga 55 milhões de EUROS!

RESPONDER

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …