Estado fica com 72,5% da TAP por 55 milhões de euros

O governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, João Leão, em conferência de imprensa.

“De forma a evitar o colapso da empresa, o governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças. O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

Desta forma, a TAP já pode receber o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros, com o Estado a ter agora um papel determinante na TAP. “É um investimento muito importante para que a TAP continue a ser um instrumento de coesão nacional”, disse o governante esta quinta-feira.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos disse ainda que o acordo “foi atingido, ainda não está concretizado, estará quando todos os documentos estiverem assinados”. Além disso, admitiu que a nacionalização “nunca foi opção inicial do Governo, mas nunca pôde estar de fora da mesa de negociação”.

“Felizmente não chegou a ser necessária”, atirou Pedro Nuno Santos, que acredita que esta foi “uma boa solução para a TAP”.

No final desta tarde, o Governo anunciou a nacionalização da Efacec e salientou que havia apenas um acordo de princípio com os parceiros privados. “Existe neste momento um acordo de principio com os privados para viabilizar intervenção na TAP”, disse Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Estado garante a compra de direitos de voto da Atlantic Gateway, dos direitos económicos, direitos saída e no acordo renuncia-se a litígios futuros. Inicialmente, o Governo pretendia que os acionistas convertessem dívida em capital. “Quisemos desde início acionistas privados e parceiros privados participassem esforço capitalização empresa”, explicou.

No que toca à futura administração da TAP, Pedro Nuno Santos deixou garantias de que será escolhida uma boa equipa. “Faremos a contratação de uma empresa especializada de gestores qualificados, experientes e com competência na área da aviação”, disse o governante na conferência de imprensa.

O pagamento do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros “em várias tranches associado a um plano de liquidez”, elucidou o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz. Para além de assegurar o pagamento de salários aos funcionários, permite o cumprimento dos contratos com os fornecedores, explica o Jornal Económico.

Ainda segundo o jornal especializado em Economia, Antonoaldo Neves sai e vai deixar de ser o presidente da comissão executiva da TAP, ao mesmo tempo que David Neeleman sai da empresa.

“O Estado não vai gerir a TAP, vai ser contratada uma equipa. Vai ser feito um processo de seleção tal como normalmente é feito por um acionista privado. É uma empresa que tem no quadro do seu trabalho procurar uma equipa qualificada para gerir a TAP”, explicou Pedro Nuno Santos.

O Governo aprovou hoje uma resolução que reconhece o interesse público subjacente à operação de auxílio à TAP no valor de até 1.200 milhões de euros.

“A resolução reconhece que existe grave prejuízo para o interesse público na inibição do ato administrativo que conceda ou autorize que se conceda ajuda financeira ao Grupo TAP ou à TAP, com as consequentes repercussões, de natureza económica e social, para o país”, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, numa conferência de imprensa, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Estado fica com 72,5% da TAP por 55 milhões de euros”
    quer dizer que cada portugues é socio da tap.será que quando dividirem o lucro, cada portuges tambem vai receber?
    será que cada portugues pode viajar de borla na tap visto que tem la dinheiro nosso?
    ou o lucro é so para alguns?
    e pelo que vejo ja vai ser nomeado um “familiar” do PS para substituir um dos administradores

  2. É muito caro por uma empresa falida. O Banif por ser falido, foi vendido por 1 Euro, e para comprar 22,5 % da TAP o estado paga 55 milhões de EUROS!

RESPONDER

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …