Estado fica com 72,5% da TAP por 55 milhões de euros

O governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, João Leão, em conferência de imprensa.

“De forma a evitar o colapso da empresa, o governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças. O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

Desta forma, a TAP já pode receber o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros, com o Estado a ter agora um papel determinante na TAP. “É um investimento muito importante para que a TAP continue a ser um instrumento de coesão nacional”, disse o governante esta quinta-feira.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos disse ainda que o acordo “foi atingido, ainda não está concretizado, estará quando todos os documentos estiverem assinados”. Além disso, admitiu que a nacionalização “nunca foi opção inicial do Governo, mas nunca pôde estar de fora da mesa de negociação”.

“Felizmente não chegou a ser necessária”, atirou Pedro Nuno Santos, que acredita que esta foi “uma boa solução para a TAP”.

No final desta tarde, o Governo anunciou a nacionalização da Efacec e salientou que havia apenas um acordo de princípio com os parceiros privados. “Existe neste momento um acordo de principio com os privados para viabilizar intervenção na TAP”, disse Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Estado garante a compra de direitos de voto da Atlantic Gateway, dos direitos económicos, direitos saída e no acordo renuncia-se a litígios futuros. Inicialmente, o Governo pretendia que os acionistas convertessem dívida em capital. “Quisemos desde início acionistas privados e parceiros privados participassem esforço capitalização empresa”, explicou.

No que toca à futura administração da TAP, Pedro Nuno Santos deixou garantias de que será escolhida uma boa equipa. “Faremos a contratação de uma empresa especializada de gestores qualificados, experientes e com competência na área da aviação”, disse o governante na conferência de imprensa.

O pagamento do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros “em várias tranches associado a um plano de liquidez”, elucidou o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz. Para além de assegurar o pagamento de salários aos funcionários, permite o cumprimento dos contratos com os fornecedores, explica o Jornal Económico.

Ainda segundo o jornal especializado em Economia, Antonoaldo Neves sai e vai deixar de ser o presidente da comissão executiva da TAP, ao mesmo tempo que David Neeleman sai da empresa.

“O Estado não vai gerir a TAP, vai ser contratada uma equipa. Vai ser feito um processo de seleção tal como normalmente é feito por um acionista privado. É uma empresa que tem no quadro do seu trabalho procurar uma equipa qualificada para gerir a TAP”, explicou Pedro Nuno Santos.

O Governo aprovou hoje uma resolução que reconhece o interesse público subjacente à operação de auxílio à TAP no valor de até 1.200 milhões de euros.

“A resolução reconhece que existe grave prejuízo para o interesse público na inibição do ato administrativo que conceda ou autorize que se conceda ajuda financeira ao Grupo TAP ou à TAP, com as consequentes repercussões, de natureza económica e social, para o país”, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, numa conferência de imprensa, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Estado fica com 72,5% da TAP por 55 milhões de euros”
    quer dizer que cada portugues é socio da tap.será que quando dividirem o lucro, cada portuges tambem vai receber?
    será que cada portugues pode viajar de borla na tap visto que tem la dinheiro nosso?
    ou o lucro é so para alguns?
    e pelo que vejo ja vai ser nomeado um “familiar” do PS para substituir um dos administradores

  2. É muito caro por uma empresa falida. O Banif por ser falido, foi vendido por 1 Euro, e para comprar 22,5 % da TAP o estado paga 55 milhões de EUROS!

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …