Sob pressão, Governo publica todos os documentos do PRR enviados a Bruxelas

António Cotrim / EPA

Na semana passada, foi noticiado que a versão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mostrado ao público não contemplava a lista das reformas estruturais, pormenores e o calendário com que o primeiro-ministro se iria comprometer perante a Comissão Europeia. Agora, os documentos foram disponibilizados.

Na edição de sexta-feira, o Expresso noticiava que o Governo tinha escondido os detalhes das reformas e investimentos negociados com Bruxelas, citando uma fonte do gabinete de António Costa que admitia ter sido publicada apenas “uma síntese” desse documento.

Agora, apareceram de súbito as 1.738 páginas que tinham sido entregues em Bruxelas, mas que não tinham sido tornado públicas.

No Portal da Transparência é agora possível ver os 57 documentos novos, ou seja, o que antes estava resumido em 123 páginas do relatório, aparece estendido em 1.378 páginas na proposta e mais 360 páginas de tabelas cheias de detalhes e calendários bem marcados.

Uma breve análise é o suficiente para se perceber que a Comissão Europeia foi exigente com o Governo português na definição precisa de tudo o que pretende fazer até 2026.

Em cada uma das 20 componentes do Plano de Recuperação e Resiliência, a equipa de Ursula von der Leyen quis que Lisboa fosse muito exaustiva com os investimentos onde pretende usar a “bazuca”, mas também com as reformas estruturais que lhe são exigidas em troca.

Os documentos agora publicados não mostram surpresas sobre a lista de reformas, mas são muito mais detalhados do que esteve descrito na consulta pública do PRR, ao longo do último ano, ou mesmo do que na versão “síntese” que tinha sido divulgada.

Neste sentido, o ministro Nelson de Souza disse na sexta-feira à noite, ao Jornal de Negócios e Antena 1, que o que não estava publicado eram “1.400 indicadores de detalhe, da publicação de um diploma, de um despacho, de uma meta intercalar”, ainda que “sem qualquer tido de valor”, aquilo que se encontra é algo de substancialmente mais relevante.

Nesta nova versão do PRR, fica-se a saber, em concreto, que o Governo quer ver criado em cada ordem profissional um “um órgão de supervisão”, que seja “maioritariamente composto por membros externos” – e atribuir-lhe “competências sobre matérias disciplinares, acesso à profissão, em especial a determinação das regras de estágio, e reconhecimento de habilitações e competências obtidas no estrangeiro”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jerónimo incendiou a esquerda, Ferreira apagou o fogo e CDU e BE preparam-se para contar na capital

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está …

Costa responde aos que se "irritam" com o PRR: "Não é um plano do PS"

António Costa disse que há "quem se irrite muito" quando fala no PRR, mas que não há razões para isso. A bazuca é um "plano do país", garantiu esta terça-feira. António Costa defendeu, esta terça-feira ao …

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

  O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam. O serviço de saúde …

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …