OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

António Cotrim / Lusa

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP.

Um possível entendimento entre o Governo e o Bloco de Esquerda relativamente ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é cada vez mais complicado. As duas partes reuniram-se esta terça-feira para discutir o documento. Nas últimas semanas, o Bloco tem manifestado publicamente o seu descontentamento, mostrando-se pouco flexível em eventuais pontes de entendimento.

Em entrevista à Rádio Observador, na terça-feira, Catarina Martins disse que “se não existir um Orçamento, o Governo pode apresentar outro”.

“É possível sermos sérios e continuarmos a trabalhar para termos um Orçamento do Estado que responda ao país. Essa é a única escolha responsável. O Bloco de Esquerda vai reunir a sua Mesa Nacional no dia 25 para tomar uma decisão sobre a votação na generalidade, e eu já tive a oportunidade de dizer que, do meu ponto de vista, o Orçamento do Estado não tem condições para ser viabilizado pelo BE. Se não existir um Orçamento, o Governo pode apresentar outro”, disse a coordenadora do Bloco.

Entretanto, o PS já reagiu às declarações de Catarina Martins. No Parlamento, a líder da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, mostrou-se indignada, confessando que a ideia de uma novo proposta de Orçamento causa “estranheza” e “parece irrealista e impossível”.

Ana Catarina Mendes garante que na atual proposta há avanços nos quatro pilares do Bloco para este Orçamento: SNS, Novo Banco, nova prestação social e emprego.

Sem grandes esperanças nas negociações com os bloquistas, o Governo muda as atenções para o PAN. A líder do Pessoas-Animais-Natureza, Inês Sousa Real, disse recentemente que o Governo “demonstrou uma maior capacidade de aceitação em algumas matérias que desde o primeiro momento para o PAN era fundamental fazer mais avanços” e também “uma maior capacidade de compromisso” relativamente à “execução das medidas que foram aprovadas no Orçamento do Estado de 2020”, nomeadamente “em que termos e para quando”.

O PAN saiu da reunião com a promessa de que serão inscritas no OE 2021 mais propostas relacionadas com o bem-estar animal, salienta ainda o Público.

Segundo o mesmo jornal, a dúvida no núcleo duro do Governo para as negociações orçamentais com a direção do PCP era a de saber se os comunistas iriam exigir mesmo a aprovação de todas as suas propostas para dar o ‘sim’ ao OE2021. Ou então, aquilo que seria necessário para garantir a sua abstenção, que juntamente com as do PEV e do PAN viabilizam o Orçamento.

Ao que é possível apurar, a intenção de voto do partido de Jerónimo de Sousa continua em aberto. Esta terça-feira, o líder parlamentar do partido, João Oliveira, fez questão de realçar, antes da negociação orçamental com o Governo, que ameaças de crises políticas ou de chantagens “não comovem” o partido.

“Não daria a discussão por terminada antes de ela estar terminada. A bola e a responsabilidade estão do lado do Governo”, acrescentou João Oliveira.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É só conversa de chacha. O costa sempre teve fé nessa cabra e na pandilha da mesma estirpe. O Costa agora está só a ver como poderá sair desta sem ficar beliscado e manter o tacho. O dele e dos seus familiares. Incluindo o açoreano.

  2. A comunicação social não tem mais assunto! É este e o Covid. É por demais sabido que o PSD se vai abster para deixar passar o orçamento. Os votos do PCP e do BE não chegam para o chumbar. O Rui Rio nãofaz oposição porque sabe, à semelhança do passado, que o poder lhe vai cair nas mãos porque o Costa é tão incompetente que dificilmente aguenta o mandato até ao fim. Se o Marcelo não tivesse sido seu professor o mandato já tinha chegado ao fim. É a conivência do PR que o tem mantido no poder.

  3. Terão mesmo que se agarrar à fé de esquerda uma vez terem hostilizado a direita, só lhes restará essa que, na prática, é a que professam, nada de grave se irá passar porque toda essa encenação terminará num matrimónio de conveniência, no entanto, caso assim não fosse o senhor Costa só poderia responsabilizar-se a ele próprio.

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …