OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

António Cotrim / Lusa

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP.

Um possível entendimento entre o Governo e o Bloco de Esquerda relativamente ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é cada vez mais complicado. As duas partes reuniram-se esta terça-feira para discutir o documento. Nas últimas semanas, o Bloco tem manifestado publicamente o seu descontentamento, mostrando-se pouco flexível em eventuais pontes de entendimento.

Em entrevista à Rádio Observador, na terça-feira, Catarina Martins disse que “se não existir um Orçamento, o Governo pode apresentar outro”.

“É possível sermos sérios e continuarmos a trabalhar para termos um Orçamento do Estado que responda ao país. Essa é a única escolha responsável. O Bloco de Esquerda vai reunir a sua Mesa Nacional no dia 25 para tomar uma decisão sobre a votação na generalidade, e eu já tive a oportunidade de dizer que, do meu ponto de vista, o Orçamento do Estado não tem condições para ser viabilizado pelo BE. Se não existir um Orçamento, o Governo pode apresentar outro”, disse a coordenadora do Bloco.

Entretanto, o PS já reagiu às declarações de Catarina Martins. No Parlamento, a líder da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, mostrou-se indignada, confessando que a ideia de uma novo proposta de Orçamento causa “estranheza” e “parece irrealista e impossível”.

Ana Catarina Mendes garante que na atual proposta há avanços nos quatro pilares do Bloco para este Orçamento: SNS, Novo Banco, nova prestação social e emprego.

Sem grandes esperanças nas negociações com os bloquistas, o Governo muda as atenções para o PAN. A líder do Pessoas-Animais-Natureza, Inês Sousa Real, disse recentemente que o Governo “demonstrou uma maior capacidade de aceitação em algumas matérias que desde o primeiro momento para o PAN era fundamental fazer mais avanços” e também “uma maior capacidade de compromisso” relativamente à “execução das medidas que foram aprovadas no Orçamento do Estado de 2020”, nomeadamente “em que termos e para quando”.

O PAN saiu da reunião com a promessa de que serão inscritas no OE 2021 mais propostas relacionadas com o bem-estar animal, salienta ainda o Público.

Segundo o mesmo jornal, a dúvida no núcleo duro do Governo para as negociações orçamentais com a direção do PCP era a de saber se os comunistas iriam exigir mesmo a aprovação de todas as suas propostas para dar o ‘sim’ ao OE2021. Ou então, aquilo que seria necessário para garantir a sua abstenção, que juntamente com as do PEV e do PAN viabilizam o Orçamento.

Ao que é possível apurar, a intenção de voto do partido de Jerónimo de Sousa continua em aberto. Esta terça-feira, o líder parlamentar do partido, João Oliveira, fez questão de realçar, antes da negociação orçamental com o Governo, que ameaças de crises políticas ou de chantagens “não comovem” o partido.

“Não daria a discussão por terminada antes de ela estar terminada. A bola e a responsabilidade estão do lado do Governo”, acrescentou João Oliveira.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É só conversa de chacha. O costa sempre teve fé nessa cabra e na pandilha da mesma estirpe. O Costa agora está só a ver como poderá sair desta sem ficar beliscado e manter o tacho. O dele e dos seus familiares. Incluindo o açoreano.

  2. A comunicação social não tem mais assunto! É este e o Covid. É por demais sabido que o PSD se vai abster para deixar passar o orçamento. Os votos do PCP e do BE não chegam para o chumbar. O Rui Rio nãofaz oposição porque sabe, à semelhança do passado, que o poder lhe vai cair nas mãos porque o Costa é tão incompetente que dificilmente aguenta o mandato até ao fim. Se o Marcelo não tivesse sido seu professor o mandato já tinha chegado ao fim. É a conivência do PR que o tem mantido no poder.

  3. Terão mesmo que se agarrar à fé de esquerda uma vez terem hostilizado a direita, só lhes restará essa que, na prática, é a que professam, nada de grave se irá passar porque toda essa encenação terminará num matrimónio de conveniência, no entanto, caso assim não fosse o senhor Costa só poderia responsabilizar-se a ele próprio.

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …