OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

António Cotrim / Lusa

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP.

Um possível entendimento entre o Governo e o Bloco de Esquerda relativamente ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é cada vez mais complicado. As duas partes reuniram-se esta terça-feira para discutir o documento. Nas últimas semanas, o Bloco tem manifestado publicamente o seu descontentamento, mostrando-se pouco flexível em eventuais pontes de entendimento.

Em entrevista à Rádio Observador, na terça-feira, Catarina Martins disse que “se não existir um Orçamento, o Governo pode apresentar outro”.

“É possível sermos sérios e continuarmos a trabalhar para termos um Orçamento do Estado que responda ao país. Essa é a única escolha responsável. O Bloco de Esquerda vai reunir a sua Mesa Nacional no dia 25 para tomar uma decisão sobre a votação na generalidade, e eu já tive a oportunidade de dizer que, do meu ponto de vista, o Orçamento do Estado não tem condições para ser viabilizado pelo BE. Se não existir um Orçamento, o Governo pode apresentar outro”, disse a coordenadora do Bloco.

Entretanto, o PS já reagiu às declarações de Catarina Martins. No Parlamento, a líder da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, mostrou-se indignada, confessando que a ideia de uma novo proposta de Orçamento causa “estranheza” e “parece irrealista e impossível”.

Ana Catarina Mendes garante que na atual proposta há avanços nos quatro pilares do Bloco para este Orçamento: SNS, Novo Banco, nova prestação social e emprego.

Sem grandes esperanças nas negociações com os bloquistas, o Governo muda as atenções para o PAN. A líder do Pessoas-Animais-Natureza, Inês Sousa Real, disse recentemente que o Governo “demonstrou uma maior capacidade de aceitação em algumas matérias que desde o primeiro momento para o PAN era fundamental fazer mais avanços” e também “uma maior capacidade de compromisso” relativamente à “execução das medidas que foram aprovadas no Orçamento do Estado de 2020”, nomeadamente “em que termos e para quando”.

O PAN saiu da reunião com a promessa de que serão inscritas no OE 2021 mais propostas relacionadas com o bem-estar animal, salienta ainda o Público.

Segundo o mesmo jornal, a dúvida no núcleo duro do Governo para as negociações orçamentais com a direção do PCP era a de saber se os comunistas iriam exigir mesmo a aprovação de todas as suas propostas para dar o ‘sim’ ao OE2021. Ou então, aquilo que seria necessário para garantir a sua abstenção, que juntamente com as do PEV e do PAN viabilizam o Orçamento.

Ao que é possível apurar, a intenção de voto do partido de Jerónimo de Sousa continua em aberto. Esta terça-feira, o líder parlamentar do partido, João Oliveira, fez questão de realçar, antes da negociação orçamental com o Governo, que ameaças de crises políticas ou de chantagens “não comovem” o partido.

“Não daria a discussão por terminada antes de ela estar terminada. A bola e a responsabilidade estão do lado do Governo”, acrescentou João Oliveira.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É só conversa de chacha. O costa sempre teve fé nessa cabra e na pandilha da mesma estirpe. O Costa agora está só a ver como poderá sair desta sem ficar beliscado e manter o tacho. O dele e dos seus familiares. Incluindo o açoreano.

  2. A comunicação social não tem mais assunto! É este e o Covid. É por demais sabido que o PSD se vai abster para deixar passar o orçamento. Os votos do PCP e do BE não chegam para o chumbar. O Rui Rio nãofaz oposição porque sabe, à semelhança do passado, que o poder lhe vai cair nas mãos porque o Costa é tão incompetente que dificilmente aguenta o mandato até ao fim. Se o Marcelo não tivesse sido seu professor o mandato já tinha chegado ao fim. É a conivência do PR que o tem mantido no poder.

  3. Terão mesmo que se agarrar à fé de esquerda uma vez terem hostilizado a direita, só lhes restará essa que, na prática, é a que professam, nada de grave se irá passar porque toda essa encenação terminará num matrimónio de conveniência, no entanto, caso assim não fosse o senhor Costa só poderia responsabilizar-se a ele próprio.

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …