Governo nomeia ex-director do Fisco que se demitiu por causa da “lista VIP”

O ex-diretor-geral do Fisco, que se demitiu depois da polémica da “lista VIP”, foi escolhido pelo novo Governo para ocupar o cargo de subdiretor-geral dos Impostos Especiais sobre o Consumo.

Depois de se ter demitido por causa do escândalo da “lista VIP”, António Brigas Afonso está de volta ao panorama nacional para assumir o cargo de subdirector-geral dos Impostos Especiais sobre o Consumo, avança o Económico.

A informação, confirmada por uma fonte do Ministério das Finanças à agência Lusa, confirma que o cargo recaiu no ex-diretor-geral do Fisco por escolha do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.

Brigas Afonso regressa assim ao posto que ocupava em 2014, antes de ter assumido a direção-geral do Fisco, tendo sido um dos três nomes indicados pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP).

O ex-diretor demitiu-se nove meses depois de ter assumido o cargo na direção da Autoridade Tributária, quando no ano passado se instalou a polémica da ‘lista VIP’.

A ‘lista VIP’ funcionou durante quase quatro meses e monitorizou apenas os acessos indevidos à informação fiscal do Presidente da República, Cavaco Silva, do ex-primeiro-ministro, Passos Coelho, do ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.

Em causa estava o comportamento discriminatório na obrigação da proteção do sigilo fiscal de todos os contribuintes, algo que acabou por ser confirmado tanto pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, como pela Inspeção-Geral das Finanças.

A existência da referida lista sempre foi, no entanto, negada pelo Governo e pelo diretor-geral da AT, que agora está de volta com este novo cargo.

Na sequência da sua demissão, o Governo da altura indicou Helena Borges para ser a sua sucessora em regime de substituição, cargo que ainda hoje mantém, depois de ter sido formalmente escolhida pelo executivo de Costa.

A ‘lista VIP’ provocou ainda a demissão do então subdiretor-geral de Justiça Tributária e Aduaneira, José Maria Pires, cargo que continua a aguardar nova decisão.

 ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bélgica permite ajuntamentos de quatro pessoas no Natal, desde que no jardim (mas só um pode ir à casa de banho)

Após semanas com números de números muito elevados, no que diz respeito a infeções e mortes por covid-19, o governo belga já tomou decisões para o Natal e permitiu o ajuntamento de quatro pessoas para …

Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral. Os especialistas estavam a trabalhar na …

Novas tabelas do IRS. Salários e pensões até 686 euros isentos de retenção na fonte

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção …

Governo não deverá proibir circulação entre concelhos a 24 e 25 de dezembro

O Governo não vai aplicar as restrições à circulação entre concelhos na véspera e dia de Natal. Esta é uma das medidas em cima da mesa que o Conselho de Ministros vai discutir esta sexta-feira. O …

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …