Afinal, Lista VIP do Fisco não acabou, foi alargada

(dr) Jorge Ferreira / accaosocialista.pt

A Lista VIP do Fisco foi oficialmente extinta mas, na prática, continua a existir e até foi alargada. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que revela um clima de “medo” entre os trabalhadores da Autoridade Tributária.

“O controlo de sigilo fiscal funciona apenas sob pessoas mediáticas e a Lista VIP inicial está neste momento alargada”, nota o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Estarão, neste momento, a decorrer 29 processos disciplinares abertos a funcionários da Autoridade Tributária, dos quais 15 terão sido despoletados já durante o decorrer deste ano, salienta o presidente, sustentando que alguns destes responsáveis terão que justificar o acesso a dados fiscais de contribuintes mediáticos, nomeadamente de José Sócrates.

O jornal nota que estão em causa informações fiscais relativas ao ex-primeiro-ministro que nada têm a ver com a investigação da Operação Marquês.

Uma circunstância que Paulo Ralha associa à polémica Lista VIP, frisando que estão em causa dados de “pessoas mediáticas”, particularmente “ligadas ao sector financeiro, políticos, empresários”.

O sindicalista atesta no DN que continua a verificar-se um “tratamento diferenciado para o cidadão comum e para o cidadão mediático”.

Ideia que o Ministério das Finanças refuta, notando ao DN que “nenhum dos processos ou inquéritos instaurados por consultas a dados fiscais foi desencadeado pela chamada Lista VIP”.

“Sempre que tem conhecimento de que pode ter havido divulgação ilegítima de dados pessoais sujeitos a sigilo fiscal, abre um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades, sendo que esta prática de sempre não está relacionada com qualquer lista previamente elaborada de contribuintes”, atesta o Ministério.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinhos dos trabalhadores da actividade tributária!
    Querem tirar “nabos da púcara” , coscuvilhar a vida de quem lhes apetece, sabe-se lá porquê e para quê e não lhes é permitido?
    Há informações que valem dinheiro! Não as poderem passar?
    Coitadinhos!

  2. Acho q o q se percebe é q a vida, a ser vasculhada é mesmo e só mesmo a daqueles que nunca se podem proteger. Os poucos q se protegem, e fazem-no mutuamente, estão sempre bem calçados! Eu, pessoalmente já não tenho paciência para aturar os ditos contribuintes mediáticos! Afinal, quem não deve não teme… ou será q realmente isso não é verdade?

RESPONDER

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …