Afinal, Lista VIP do Fisco não acabou, foi alargada

(dr) Jorge Ferreira / accaosocialista.pt

A Lista VIP do Fisco foi oficialmente extinta mas, na prática, continua a existir e até foi alargada. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que revela um clima de “medo” entre os trabalhadores da Autoridade Tributária.

“O controlo de sigilo fiscal funciona apenas sob pessoas mediáticas e a Lista VIP inicial está neste momento alargada”, nota o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Estarão, neste momento, a decorrer 29 processos disciplinares abertos a funcionários da Autoridade Tributária, dos quais 15 terão sido despoletados já durante o decorrer deste ano, salienta o presidente, sustentando que alguns destes responsáveis terão que justificar o acesso a dados fiscais de contribuintes mediáticos, nomeadamente de José Sócrates.

O jornal nota que estão em causa informações fiscais relativas ao ex-primeiro-ministro que nada têm a ver com a investigação da Operação Marquês.

Uma circunstância que Paulo Ralha associa à polémica Lista VIP, frisando que estão em causa dados de “pessoas mediáticas”, particularmente “ligadas ao sector financeiro, políticos, empresários”.

O sindicalista atesta no DN que continua a verificar-se um “tratamento diferenciado para o cidadão comum e para o cidadão mediático”.

Ideia que o Ministério das Finanças refuta, notando ao DN que “nenhum dos processos ou inquéritos instaurados por consultas a dados fiscais foi desencadeado pela chamada Lista VIP”.

“Sempre que tem conhecimento de que pode ter havido divulgação ilegítima de dados pessoais sujeitos a sigilo fiscal, abre um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades, sendo que esta prática de sempre não está relacionada com qualquer lista previamente elaborada de contribuintes”, atesta o Ministério.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinhos dos trabalhadores da actividade tributária!
    Querem tirar “nabos da púcara” , coscuvilhar a vida de quem lhes apetece, sabe-se lá porquê e para quê e não lhes é permitido?
    Há informações que valem dinheiro! Não as poderem passar?
    Coitadinhos!

  2. Acho q o q se percebe é q a vida, a ser vasculhada é mesmo e só mesmo a daqueles que nunca se podem proteger. Os poucos q se protegem, e fazem-no mutuamente, estão sempre bem calçados! Eu, pessoalmente já não tenho paciência para aturar os ditos contribuintes mediáticos! Afinal, quem não deve não teme… ou será q realmente isso não é verdade?

RESPONDER

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …