Afinal, Lista VIP do Fisco não acabou, foi alargada

(dr) Jorge Ferreira / accaosocialista.pt

A Lista VIP do Fisco foi oficialmente extinta mas, na prática, continua a existir e até foi alargada. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que revela um clima de “medo” entre os trabalhadores da Autoridade Tributária.

“O controlo de sigilo fiscal funciona apenas sob pessoas mediáticas e a Lista VIP inicial está neste momento alargada”, nota o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Estarão, neste momento, a decorrer 29 processos disciplinares abertos a funcionários da Autoridade Tributária, dos quais 15 terão sido despoletados já durante o decorrer deste ano, salienta o presidente, sustentando que alguns destes responsáveis terão que justificar o acesso a dados fiscais de contribuintes mediáticos, nomeadamente de José Sócrates.

O jornal nota que estão em causa informações fiscais relativas ao ex-primeiro-ministro que nada têm a ver com a investigação da Operação Marquês.

Uma circunstância que Paulo Ralha associa à polémica Lista VIP, frisando que estão em causa dados de “pessoas mediáticas”, particularmente “ligadas ao sector financeiro, políticos, empresários”.

O sindicalista atesta no DN que continua a verificar-se um “tratamento diferenciado para o cidadão comum e para o cidadão mediático”.

Ideia que o Ministério das Finanças refuta, notando ao DN que “nenhum dos processos ou inquéritos instaurados por consultas a dados fiscais foi desencadeado pela chamada Lista VIP”.

“Sempre que tem conhecimento de que pode ter havido divulgação ilegítima de dados pessoais sujeitos a sigilo fiscal, abre um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades, sendo que esta prática de sempre não está relacionada com qualquer lista previamente elaborada de contribuintes”, atesta o Ministério.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinhos dos trabalhadores da actividade tributária!
    Querem tirar “nabos da púcara” , coscuvilhar a vida de quem lhes apetece, sabe-se lá porquê e para quê e não lhes é permitido?
    Há informações que valem dinheiro! Não as poderem passar?
    Coitadinhos!

  2. Acho q o q se percebe é q a vida, a ser vasculhada é mesmo e só mesmo a daqueles que nunca se podem proteger. Os poucos q se protegem, e fazem-no mutuamente, estão sempre bem calçados! Eu, pessoalmente já não tenho paciência para aturar os ditos contribuintes mediáticos! Afinal, quem não deve não teme… ou será q realmente isso não é verdade?

RESPONDER

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …