Afinal, Lista VIP do Fisco não acabou, foi alargada

(dr) Jorge Ferreira / accaosocialista.pt

A Lista VIP do Fisco foi oficialmente extinta mas, na prática, continua a existir e até foi alargada. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que revela um clima de “medo” entre os trabalhadores da Autoridade Tributária.

“O controlo de sigilo fiscal funciona apenas sob pessoas mediáticas e a Lista VIP inicial está neste momento alargada”, nota o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Estarão, neste momento, a decorrer 29 processos disciplinares abertos a funcionários da Autoridade Tributária, dos quais 15 terão sido despoletados já durante o decorrer deste ano, salienta o presidente, sustentando que alguns destes responsáveis terão que justificar o acesso a dados fiscais de contribuintes mediáticos, nomeadamente de José Sócrates.

O jornal nota que estão em causa informações fiscais relativas ao ex-primeiro-ministro que nada têm a ver com a investigação da Operação Marquês.

Uma circunstância que Paulo Ralha associa à polémica Lista VIP, frisando que estão em causa dados de “pessoas mediáticas”, particularmente “ligadas ao sector financeiro, políticos, empresários”.

O sindicalista atesta no DN que continua a verificar-se um “tratamento diferenciado para o cidadão comum e para o cidadão mediático”.

Ideia que o Ministério das Finanças refuta, notando ao DN que “nenhum dos processos ou inquéritos instaurados por consultas a dados fiscais foi desencadeado pela chamada Lista VIP”.

“Sempre que tem conhecimento de que pode ter havido divulgação ilegítima de dados pessoais sujeitos a sigilo fiscal, abre um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades, sendo que esta prática de sempre não está relacionada com qualquer lista previamente elaborada de contribuintes”, atesta o Ministério.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinhos dos trabalhadores da actividade tributária!
    Querem tirar “nabos da púcara” , coscuvilhar a vida de quem lhes apetece, sabe-se lá porquê e para quê e não lhes é permitido?
    Há informações que valem dinheiro! Não as poderem passar?
    Coitadinhos!

  2. Acho q o q se percebe é q a vida, a ser vasculhada é mesmo e só mesmo a daqueles que nunca se podem proteger. Os poucos q se protegem, e fazem-no mutuamente, estão sempre bem calçados! Eu, pessoalmente já não tenho paciência para aturar os ditos contribuintes mediáticos! Afinal, quem não deve não teme… ou será q realmente isso não é verdade?

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …