Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

José Sena Goulão / Lusa

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano.

De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para negociar os salários no Estado no dia 10 de fevereiro. O documento define dois pontos de discussão: salários e protocolo negocial – Quadro Estratégico para a Administração Pública (2020-2023).

O anúncio foi feito pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que está a ser ouvida no Parlamento, esta sexta-feira, a propósito da discussão do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na especialidade.

“Estamos neste momento a convocar os sindicatos para uma nova ronda negocial cujo primeiro ponto é exatamente aumentos salariais”. Segundo a ministra, a reunião com os sindicatos “vai realizar-se em breve e aí, em primeira mão,” o Governo dirá aos sindicatos “o que é que vai ser acrescentado aos 0,3%”.

Leitão sublinhou que o Governo sempre disse que “tudo faria” para valorizar os funcionários públicos, “desde que não se pusessem em causa as contas públicas”.

“Os aumentos salariais de 0,3% não me envergonham porque representam uma retoma, uma valorização geral que não existia desde 2009″, afirmou ainda a governante, em resposta às críticas da deputada do PSD, Carla Barros.

Segundo o jornal Público, a social-democrata criticou o facto de o Governo prever uma inflação de 1% para este ano e dar aumentos abaixo desse valor. A ministra vincou, então, que o Governo se comprometeu a fazer um aumento salarial, em 2021, pelo menos igual à inflação de 2020.

No início, o Governo mostrou-se inflexível, mas aceitou agora aumentar os funcionários públicos em mais de 0,3%. Esta terça-feira, a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) anunciou uma greve nacional, a 31 de janeiro, contra a proposta do OE2020, considerando-a “ofensiva” e “inaceitável”. Entretanto, outros sindicatos também se juntaram ao protesto.

A data desta reunião realiza-se quatro dias após a votação final global do Orçamento do Estado, que decorrerá a 6 de fevereiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com o dinheiro dos outros também eu faço brilharetes, não esquecer que é com os impostos de todos nós que oferecem regalias imensas a alguns.
    Depois, se o dinheiro não chegar… aumentam-se os impostos.
    Aumentos com base na previsão da inflação do ano seguinte?
    Que tal a reposição do poder de compra com base na real inflação do ano que passou?
    Quando é que o privado vai deixar de ser castigado para alimentar o ego dos F.P.’s?
    Pois ameaçam com greves, ganham o suficiente para não ter que trabalhar uns dias…
    Se o privado é melhor, como dizem alguns políticos, porque razão os F.P.’s não mudam para o privado?
    Coitadinhos dos F.P.’s…

    • Sr. José Raul, diz o Sr.: «oferecem regalias imensas a alguns». Penso que sei aonde o Sr. quer chegar. Só que se enganou. É que esses “alguns” não são funcionários públicos, mas sim políticos públicos. Esses sim têm regalias.
      Esse estereótipo de o privado ser castigado para alimentar o ego dos F. P. pode revelar alguma insensatez. A questão não pode ser vista desse modo. Ou também é dos que acham que os F. P. deviam servir o País de graça?
      Quanto aos F. M. se mudarem para o sector privado, isso é normal e vulgar. Ou pensa que não?

RESPONDER

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …