Os cidadãos russos com vistos gold que estejam na lista de sancionados pela União Europeia (UE) vão ficar com os ativos financeiros congelados, mas o Governo português não adianta se há russos nessa circunstância.
Até ao momento, o Governo não revelou se algum dos cerca de 400 cidadãos russos incluídos na lista de nomes alvo de sanções financeiras aprovada pela União Europeia (UE) é beneficiário do regime de autorização de residência para atividade de investimento (ARI), comummente conhecido como vistos gold, em Portugal.
Esta quinta-feira, o ministro Augusto Santos Silva assegurou que os cidadãos russos que residam em Portugal ou tenham vistos gold e que integrem a lista de pessoas individuais e coletivas sancionadas pela UE irão ficar “sujeitos à limitação de movimentos em Portugal e ao congelamento de ativos financeiros”.
Questionado sobre o oligarca russo Roman Abramovich, que é cidadão português desde abril do ano passado ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita, o governante referiu que “se essa pessoa for sancionada [pela UE], se tiver ativos financeiros em Portugal, eles são congelados e a interdição de viagens no espaço europeu aplica-se”.
O jornal Público questionou os Ministérios da Administração Interna (MAI) e o dos Negócios Estrangeiros (MNE) sobre se alguém entre os 400 cidadãos russos penalizados pela UE está incluído entre os 431 russos que, entre outubro de 2012 e janeiro de 2022, obtiveram vistos gold. Contudo, não obteve resposta.
Nesse período, nota o diário, foram concedidos 10.348 ARI. A Rússia surge em quinto lugar nos países com mais nacionais beneficiários de vistos gold.
Como a lista de beneficiários de vistos gold não é pública, não é possível fazer o cruzamento de dados entre a lista dos alvos sancionados pela UE e os beneficiários.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como