Governo e empresários portugueses sondam bancos espanhóis sobre Novo Banco

Novo Banco

Representantes do Governo português e empresários conversaram com responsáveis de alguns dos principais bancos espanhóis para avaliar o seu interesse em comprar o Novo Banco, refere a edição desta terça-feira do jornal Cinco Días.

Segundo o jornal, o Governo de Passos Coelho está interessado em fechar a venda o mais rapidamente possível e esta operação poderia ser determinante para reforçar a posição dos bancos espanhóis no mercado português.

Por isso, adianta o jornal, representantes do Governo e empresários portugueses “começaram a sondar entidades espanholas para conhecer o seu interesse” pelo grupo, que reúne os activos saudáveis do BES.

Várias fontes bancárias citadas pelo jornal referem que uma possível operação de venda “está ainda muito verde”, confirmando que nos últimos dias foram contactados por empresas de investimento, oferecendo tanto a filial espanhola do Novo Banco como a totalidade da instituição bancária.

“O mesmo ocorre com representantes do Governo e até com empresários portugueses interessados em fazer um núcleo estável com uma entidade espanhola para a compra do grupo nacionalizado”, refere o jornal.

Fontes do setor em Espanha não descartam um eventual interesse de entidades espanholas no Novo Banco, afirmando porém que é necessário que se conheça a auditoria forense que está neste momento a ser realizada.

“Uma ideia que tem sido debatida por vários empresários a alguns bancos, entre os quais o Sabadell, é criar um núcleo duro com capital destes investidores e das entidades espanholas para adquirir o Novo Banco e dar lugar ao primeiro grande banco ibérico”, adianta o jornal.

O Banco Popular é outro dos alvos dos contactos dos empresários, segundo o jornal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Região de Madrid confinada nos próximos dois fins de semana

O Governo regional de Madrid decidiu confinar a população da região nos próximos dois fins de semana, que são prolongados até segunda-feira devido a dois feriados, como forma de luta contra a pandemia de Covid-19. A …

Bolsonaro mudou legislação e compra de armas disparou. Registou-se um aumento de assassinatos

O comércio de armas disparou em quase dois anos, ou seja, desde que Bolsonaro chegou ao Governo e fez mudanças na legislação que seguem o modelo norte-americano. Estão na mão de radicais, alerta especialista. A compra …

Ilhas Marshall registam os dois primeiros casos desde o início da pandemia

As Ilhas Marshall, um dos últimos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavírus, registaram os dois primeiros casos de covid-19 desde o início da pandemia, anunciou, esta quarta-feira, o Governo do arquipélago …

Parlamento espanhol prolonga estado de emergência por mais seis meses

O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021. A medida que já está em vigor, …

BCE avisa que recuperação económica "está a perder força mais rapidamente do que o previsto"

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira que a recuperação económica está a perder força mais rapidamente do que aquilo que era previsto devido à aceleração da pandemia em vários …

CP permite reembolso dos bilhetes entre sexta e terça-feira. Rede Expressos cancela viagens

A CP irá reembolsar os utentes que pedirem devolução de dinheiro por bilhetes de viagens entre 30 de outubro e 3 de novembro, tendo em conta as restrições de movimentações entre concelhos, adiantou fonte oficial …

Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana. O presidente da República não descarta …

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …