Governo deteta ilegalidades nos processos de subconcessão dos transportes

O Ministério do Ambiente diz ter encontrado alguns indícios de ilegalidade nos processos de subconcessão dos transportes, algo que pode vir a ajudar a reverter os contratos.

A análise técnica iniciada pelo Ministério do Ambiente aos contratos de subconcessão dos transportes de Lisboa e do Porto já deu frutos, tendo detetado sete pontos críticos, avança esta terça-feira o Jornal de Negócios.

Entre estes pontos, alguns apresentam mesmo indícios de ilegalidade, uma situação que poderá ser motivo suficiente para que o Governo anule os contratos assinados com os privados.

A conclusão desta análise destaca, sobretudo, o incumprimento do regulamento comunitário que estabelece as regras relativas ao serviço público de transporte ferroviário de passageiros.

De acordo com uma das regras, apenas pode ser subconcessionado um terço dos serviços de uma rede de um operador interno, no entanto, o anterior Governo concessionou 100% da atividade das empresas.

Também na mira está o facto de Passos Coelho ter aprovado um Plano de Alterações Climáticas que agora está a ser ultrapassado por estes contratos. Nestes processos, é permitido que a renovação da frota possa ser feita com veículos usados.

O Ministério do Ambiente aponta ainda para o facto da política energética ser completamente esquecida, visto que os concursos não tinham qualquer obrigação de renovação ou alargamento da frota a gás natural.

Entre outros, o documento refere ainda que os processos criam falsas expectativas em relação à redução de custos e um risco mais favorável para as empresas privadas.

O Governo anterior negociou a subconcessão da rodoviária Carris e do Metropolitano de Lisboa à empresa espanhola Avanza, do Metro do Porto à Transdev e da STCP à Alsa.

Mal chegou ao poder, António Costa travou estes processos de subconcessão dos transportes públicos e deu ordem para os suspender.

Na altura, seguiram de imediato para as empresas envolvidas “as cartas com a ordem de suspensão e com um pedido de cópia de toda a documentação”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não e o governo quem decide se são ou não irregularidades irão ser os tribunais a decidir só depois e que vemos quanto e que nos vai custar esta brincadeira. (mas com a rapidez dos tribunais já vai ser outro governo a pagar a conta)

    • fecha a boquinha ó atrasado!
      o governo do passo fedelho fez muitas e boas cheias de ilegalidades!
      Privatizar os transportes públicos portugueses a uma empresa de transportes publica espanhola é lindo!
      Cambada de atrasados!

  2. A maior ilegalidade vai ser eu e milhões de compatriotas termos que continuar a sustentar empresas que funcionam ás vezes e ao mando do sindicato e que no meu caso nem me servem para nada, mas são muito úteis para albergar chulos e apoiantes de certas ideologias politicas.

RESPONDER

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …

Os desenhos de da Vinci escondem um mundo de bactérias e fungos

Leonardo da Vinci é famoso pelas suas obras de arte elaboradas e cheias de nuances. Mas um novo estudo revelou um outro nível de complexidade nos seus desenhos: um mundo oculto de minúsculas formas de …

Bandeira anticorrupção de Bolsonaro caiu. Agora, terá que encontrar outro slogan

A Lava Jato levou à condenação de políticos, enquanto a eleição de Jair Bolsonaro colocou no poder um político que prometeu erradicar a corrupção e que para seu ministro da Justiça nomeou o juiz anticorrupção …

O Prodigium é um iate-tubarão luxuoso (e um dos maiores navios do mundo)

O Lazzarini Design Studio revelou o seu mais recente conceito de um mega iate, o Prodigium. O King of the Seas, como também é conhecido, tem a forma de um tubarão gigante e mede 153 …

Autoridades mexicanas encontram pelo menos 113 corpos em vala clandestina

Pelo menos 113 corpos foram descobertos numa vala clandestina no município de El Salto, no estado mexicano de Jalisco, indicaram no domingo as autoridades. O procurador Gerardo Octavio Solis anunciou, em conferência de imprensa, que 113 …