/

Governo desconfina teletrabalho. Turnos serão um “treino” para uma eventual segunda vaga

4

Hugo Delgado / Lusa

O Governo vai avançar com a terceira fase de desconfinamento prevista a partir de 1 de junho. O teletrabalho vai deixar de ser obrigatório e as empresas vão ser aconselhadas a estabelecer turnos para treinar para um eventual novo surto no inverno.

De acordo com o semanário Expresso, o regime de teletrabalho deixará de ser obrigatório a partir do início da próxima semana.

Segundo o decreto onde será oficializado o fim do teletrabalho obrigatóriom a regra geral voltará a ser a determinada pelos termos da lei do trabalho: o teletrabalho será possível, mas apenas com o acordo obrigatório entre empresa e trabalhador.

O Governo estebelece duas exceções à regra: os pais que tenham de ficar em casa a dar apoio aos filhos, uma vez que apenas as creches, 11.º e 12.º anos voltaram às aulas presenciais; e os trabalhares de risco.

Segundo o semanário, os termos destas exceções estão a ser afinados pelo Governo.

Deixando o teletrabalho de ser obrigatório, segundo o Expresso, o Governo vai deixar uma recomendação por escrito a aconselhar as empresas a desenhar horários por turnos durantes os meses de junho e julho. O objetivo é “treinar” para que, se surgir um novo surto no inverno, se evite que feche tudo como na primeira vaga.

Quando anunciou a segunda fase de desconfinamento, o primeiro-ministro já tinha falado desta medida. “No dia 1 de junho, iremos começar a desconfinar parcialmente as pessoas que têm estado em teletrabalho obrigatório. O que não significa que seja obrigatório deixar de estar em teletrabalho. Pelo contrário, para quem se quiser manter assim e que possa ser feito. Mas gostaríamos que houvesse um desconfinamento parcial”, disse António Costa.

As regras que faltam serão aprovadas em Conselho de Ministros esta sexta-feira, depois de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e os partidos voltarem a ouvir a Direção-Geral da Saúde (DGS) e especialistas, esta quinta-feira, para confirmarem a luz verde para avançar.

No Conselho de Ministros de sexta-feira ficarão claros os processos de desconfinamento que faltam cumprir, relativos à reabertura de centros comerciais, lojas de cidadão, cerimónias religiosas, jardins-de-infância, creches, pré-escolar e ATLs, bem como cinemas, teatros, salas de espetáculo e auditórios.

ZAP //

 

4 Comments

  1. Já começámos a adotar a sugestão do primeiro artista.
    Durante o dia um faz massa. Há noite o outro assenta-a. O problema é que à noite já está seca e então volta a fazer massa para o do turno do dia assentar. Mas quando chega já está seca e por aí fora.
    Estima-se que esta obra esteja concluída em 2100, com uma derrapagem financeira de 20.000%

  2. Onde ficam os 25% mínimos de trabalhadores em teletrabalho da função pública ???? Onde fica a conciliação da vida profissional e familiar ??? Que ridículos!!!! Com acordo com a entidade patronal não existirá teletrabalho, pela razão que não há líderes, há capatazes é estes necessitam de “, lombos para flagrar”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.