Governo desconfina teletrabalho. Turnos serão um “treino” para uma eventual segunda vaga

Hugo Delgado / Lusa

O Governo vai avançar com a terceira fase de desconfinamento prevista a partir de 1 de junho. O teletrabalho vai deixar de ser obrigatório e as empresas vão ser aconselhadas a estabelecer turnos para treinar para um eventual novo surto no inverno.

De acordo com o semanário Expresso, o regime de teletrabalho deixará de ser obrigatório a partir do início da próxima semana.

Segundo o decreto onde será oficializado o fim do teletrabalho obrigatóriom a regra geral voltará a ser a determinada pelos termos da lei do trabalho: o teletrabalho será possível, mas apenas com o acordo obrigatório entre empresa e trabalhador.

O Governo estebelece duas exceções à regra: os pais que tenham de ficar em casa a dar apoio aos filhos, uma vez que apenas as creches, 11.º e 12.º anos voltaram às aulas presenciais; e os trabalhares de risco.

Segundo o semanário, os termos destas exceções estão a ser afinados pelo Governo.

Deixando o teletrabalho de ser obrigatório, segundo o Expresso, o Governo vai deixar uma recomendação por escrito a aconselhar as empresas a desenhar horários por turnos durantes os meses de junho e julho. O objetivo é “treinar” para que, se surgir um novo surto no inverno, se evite que feche tudo como na primeira vaga.

Quando anunciou a segunda fase de desconfinamento, o primeiro-ministro já tinha falado desta medida. “No dia 1 de junho, iremos começar a desconfinar parcialmente as pessoas que têm estado em teletrabalho obrigatório. O que não significa que seja obrigatório deixar de estar em teletrabalho. Pelo contrário, para quem se quiser manter assim e que possa ser feito. Mas gostaríamos que houvesse um desconfinamento parcial”, disse António Costa.

As regras que faltam serão aprovadas em Conselho de Ministros esta sexta-feira, depois de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e os partidos voltarem a ouvir a Direção-Geral da Saúde (DGS) e especialistas, esta quinta-feira, para confirmarem a luz verde para avançar.

No Conselho de Ministros de sexta-feira ficarão claros os processos de desconfinamento que faltam cumprir, relativos à reabertura de centros comerciais, lojas de cidadão, cerimónias religiosas, jardins-de-infância, creches, pré-escolar e ATLs, bem como cinemas, teatros, salas de espetáculo e auditórios.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Já começámos a adotar a sugestão do primeiro artista.
    Durante o dia um faz massa. Há noite o outro assenta-a. O problema é que à noite já está seca e então volta a fazer massa para o do turno do dia assentar. Mas quando chega já está seca e por aí fora.
    Estima-se que esta obra esteja concluída em 2100, com uma derrapagem financeira de 20.000%

  2. Onde ficam os 25% mínimos de trabalhadores em teletrabalho da função pública ???? Onde fica a conciliação da vida profissional e familiar ??? Que ridículos!!!! Com acordo com a entidade patronal não existirá teletrabalho, pela razão que não há líderes, há capatazes é estes necessitam de “, lombos para flagrar”

RESPONDER

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …