Governo da Nova Zelândia corta os próprios salários em 20%

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou que o seu salário e dos restantes 25 ministros e 34 chefes de departamentos governamentais de todo o país será reduzido em 20% durante sete meses.

A informação é avançada esta quarta-feira pelo jornal New Zealand Herald.

“É um reconhecimento de que cada pessoa e organização tem o seu papel enquanto nos unimos para remover a covid-19 e salvar vidas”, disse a presidente da Nova Zelândia, agradecendo aos membros de seu Executivo por aceitarem a medida.

Anualmente, Jacinda Arden aufere 459.000 dólares neozelandeses, cerca de 252.300 euros, o que significa que a sua redução salarial será de cerca 45.573 dólares na moeda local, isto é, mais de 25.000 euros.

No total, escreve ainda o jornal local, o corte salarial ajudará a arrecadar 2,4 milhões de dólares neozelandeses aos cofres do estado (1,31 milhões de euros).

O corte salarial não se deverá alargar à generalidade dos funcionários públicos. “Precisamos de manter o emprego no setor público e garantir que os serviços continuam a ser prestados”, disse, por sua vez, o ministro de Serviços Estatais, Chris Hipkins.

Economistas citados pelos média locais estimam que a taxa de desemprego aumentará para 15% como resultado da pandemia de covid-19 na Nova Zelândia, que regista, até ao momento, 1.078 casos positivos da doença e nove vítimas mortais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Cá tambem vamos fazer igual; melhor cortar em 50 por cento, piu, nao que o caroço é bom eles nem cortam no numero excessivo de deputados

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …