Governo brasileiro deixou de aplicar grande parte das verbas públicas para combater covid-19

Fernando Bizerra / EPA

O Governo brasileiro deixou de executar grande parte das verbas públicas disponibilizadas para programas destinados a conter os efeitos da pandemia da covid-19, estando em causa vários milhões de reais.

Segundo revelou o Folha de São Paulo, citado esta quarta-feira pelo Público, essas verbas – que deviam ser usadas para contratação de médicos, reestruturação de hospitais, aquisição de testes e financiamento da indústria turística -, foram autorizadas através do “orçamento de guerra”, que isenta a sua libertação dos trâmites de aprovação pelo Congresso.

Dos 338 milhões de reais (53 milhões de euros) para contratar cinco mil profissionais de saúde para as regiões mais afetadas, mas apenas 4,6% foi aplicado, e dos 17 milhões (2,7 milhões de euros) para comprar testes e materiais para as prisões, praticamente nada foi ainda gasto, de acordo com relatórios da Câmara dos Deputados.

Estavam previstos 70 milhões de reais (11 milhões de euros) para a reestruturar hospitais universitários, aumentar o número de camas e comprar material médico, mas apenas 17 milhões (2,6 milhões de euros) foram gastos até ao momento.

A maior fatia de gastos públicos foi para pagar auxílio emergencial, um programa de subsídios mensais pagos a milhões de famílias pobres desde abril, que já custou 275,4 mil milhões de reais (43 mil milhões de euros).

Dados do Imperial College mostraram que o ritmo de contágio no país está perto de 1,3 – por cada cem pessoas infetadas com o novo coronavírus, há 130 que também o podem contrair, o valor mais elevado deste índice desde maio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O jornal “foice” de são Paulo é órgão sabidamente contra o presidente Jair Bolsonaro. Na verdade o Governo Federal distribuiu verbas para que os Estados (Distritos) administrassem suas crises.
    Cada Estado usou essa verba recebida do Governo Federal da forma que achou necessário.
    Então não se pode dizer “Governo Brasileiro” e sim Estados (distritos) Brasileiros.

RESPONDER

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …