/

Governo lança bases para usar plasma de doentes curados no tratamento da covid-19

Massimo Percossi / EPA

O Governo português já lançou as bases para que o plasma sanguíneo de pessoas que tiveram a Covid-19 possa ser usado no tratamento de doentes infetados pelo novo coronavírus.

Segundo avançou o ECO esta segunda-feira, trata-se de uma terapia experimental que tem sido utilizada noutros países. Tanto a Organização Mundial da Saúde como o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Infeciosas já fizeram recomendações sobre o tratamento referido.

Num despacho publicado esta segunda-feira no Diário da República, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, deu ordem para a criação de um grupo de trabalho, com dez especialistas, para desenvolver um “Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente para o tratamento de pacientes com Covid-19”.

De acordo com o documento, os profissionais de saúde terão 30 dias para criar o programa, que passa pelo “recrutamento de dadores, análise para quantificação de anticorpos neutralizantes virais e para a sua implementação em ensaios clínicos, ou em outras modalidades de estudos clínicos”.

O despacho refere ainda que aos dez profissionais convidados “não é devida qualquer remuneração ou abono pelo exercício das suas funções”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.