Governo pretende aumentar salários mais baixos da função pública com medida de Ferreira Leite

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

O Governo prepara-se para aumentar os salários mais baixos da função pública, medida que poderá beneficiar cerca de 35% dos trabalhadores do Estado.

Mário Centeno recuou. Ao que o Público apurou, o Governo já tem, em cima da mesas das negociações para o Orçamento do Estado para 2019, propostas concretas sobre aumentos para os trabalhadores da Administração Pública que têm níveis salariais mais baixos.

O ministro das Finanças chegou a dizer que não havia margem orçamental para que tal acontecesse. No entanto, Centeno já se mostrou disponível para negociar métodos e valores com os parceiros da geringonça.

Segundo o jornal, a medida que Centeno se prepara para abraçar é muito semelhante ao que foi feito em 2003 e 2004, cuja pasta das Finanças era assumida por Manuel Ferreira Leite. Nessa altura, foram apenas aumentados os trabalhadores estatais com salários até cerca dos mil euros.

Se, desta vez, o governo adotar uma postura semelhante, apenas serão abrangidos pelos aumentos 35% do total de trabalhadores das administrações públicas.

Segundo os dados publicados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, relativos a junho deste ano, estão em causa trabalhadores integrados nas carreiras de assistente técnico e de assistente operacional, bombeiros e polícias municipais que têm salários inferiores ou próximos de mil euros. Estas carreiras totalizam cerca de 241 mil trabalhadores, do total de 675.320.

O Público tentou questionar o Ministério das Finanças acerca deste assunto, mas fonte oficial respondeu que não iria comentar assuntos relacionados com o OE para 2019.

Esta sexta-feira, Mário Centeno vai marcar presença na reunião em sede de Concertação Social, em que o Governo e os parceiros sociais vão discutir as orientações políticas sobre o Orçamento do Estado do próximo ano.

A reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) foi convocada pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e tem como ordem de trabalhos as “grandes orientações políticas sobre matéria orçamental”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …