Passos vetou “acordo secreto” de Sócrates para tirar o Panamá da lista negra de offshores

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Governo assinou um “acordo secreto” com vista a retirar o Panamá da lista negra dos paraísos fiscais, durante o Executivo de José Sócrates, em 2010. Mas a medida foi travada pelo Governo de Passos Coelho.

O Jornal Económico avança que este acordo, que terá sido assinado em 2010 entre o Governo de Sócrates e o Governo do Panamá, visava retirar este país sul-americano da lista negra das offshores.

O acordo assegurava ao Panamá um regime fiscal mais vantajoso do que aquele que é aplicado aos paraísos fiscais assinalados na lista negra, conforme destaca o Económico.

A ideia era que o acordo entrasse em vigor em 2012, de modo a evitar a dupla tributação entre os dois países, mas não chegou a avançar porque foi vetado pelo Governo de Passos Coelho.

O Económico destaca que o acordo assinado por Sócrates determinava o fim de taxas agravadas de IRS e IRC aplicadas aos rendimentos de capitais pagos por ou a entidades integradas nessa lista negra, excluindo ainda essas entidades de taxas do imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) e de imposto municipal sobre imóveis (IMI).

De acordo com o jornal, a Autoridade Tributária (AT) opôs-se ao acordo que terá sido assinado pelo ex-secretário de Estado Sérgio Vasques.

Em 2012, o acordo foi chumbado por um parecer da AT, após solicitação da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

O país sul-americano está envolvido no escândalo “Panama Papers” que apanhou várias empresas e personalidades portuguesas envolvidas em processos judiciais, nomeadamente José Sócrates e Ricardo Salgado, ambos implicados na Operação Marquês.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que nojeira, vale tudo para branquear as acções do bando marilú, passas e catherine deneuve e todos os seus correlegionários envolvidos na maior fraude de offshores. pensava-se que os maus da fita eram os politicos mas há pior os jornaleiros imundos.

    • Leu bem a notícia?! Bem acho que não a notícia é a falcatrua que Sócrates e Ricardo Salgado como tinham dinheiro nesse paraíso fiscal não lhes convinha que o Panamá fizesse parte dos paraísos fiscais, só que em 2012 era outro o governo

  2. Não foi o Governo (actual), mas sim o Governo de Sócrates (em 2010): são coisas bem diferentes!
    Depois, bem mais estranho do que isso é o facto do Governo anterior (Passos e companhia) ter travado a medida (e muito bem!), mas, ao mesmo tempo, ter-se “esquecido” de fiscalizar as transferência de milhares de milhões para offshores – principalmente para o Panamá!!…
    Muito curioso!…

    • O tal “episódio” chamado Núncio. Querem ver que o Passos é um santo? Não tarda nada, a igreja decide canonizar este “melga”. Milagre? Redução da população portuguesa. É preciso mais? Quatro anos e meio de governação (bem mais que os quatro, chamados normais, de legislatura). Mas este com a colaboração do santo Cavaco. Milagre deste? Fez crescer o país mas… o desenvolvimento ficou para trás.
      Muito provavelmente (e é só uma opinião e não afirmação) o Passos vetou porque não lhe “caiu nada” no bolso… Mas isso nunca saberemos.

    • O quê?!
      Mas tu tens noção das barbaridades que escreves?!
      O Costa não fez parte do governo anterior (obviamente, pois era do Passo/Portas), nem do de Sócrates em 2010 (a que está noticia se refere)!!
      Com a Internet, já não há desculpa para estas asneiras…
      É que, caso não te tenhas percebido, o Costa foi Presidente da Câmara de Lisboa entre 2007 e 2015!!
      Percebido?

  3. esperem! PARA TUDO!!!! Sr Sergio vasques ia assinar um acordo para tirar o Panamá da lista negra mas esse mesmo senhor, que para mim é um BANDIDO TRAIDOR, fez de tudo para acabar com a Zona Franca da Madeira. isto tem alguma logica???? beneficiar o panamá em dar um tiro no proprio pé? maldito!

  4. Pois é, nessa altura até o agora 1º ministro possivelmente sabia bem do assunto assim como outros que com ele fazem agora parte do governo mas calaram-se todos bem caladinhos apontando agora o dedo para o vizinho do lado em forma de sacudir a água do capote.

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …