Passos vetou “acordo secreto” de Sócrates para tirar o Panamá da lista negra de offshores

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Governo assinou um “acordo secreto” com vista a retirar o Panamá da lista negra dos paraísos fiscais, durante o Executivo de José Sócrates, em 2010. Mas a medida foi travada pelo Governo de Passos Coelho.

O Jornal Económico avança que este acordo, que terá sido assinado em 2010 entre o Governo de Sócrates e o Governo do Panamá, visava retirar este país sul-americano da lista negra das offshores.

O acordo assegurava ao Panamá um regime fiscal mais vantajoso do que aquele que é aplicado aos paraísos fiscais assinalados na lista negra, conforme destaca o Económico.

A ideia era que o acordo entrasse em vigor em 2012, de modo a evitar a dupla tributação entre os dois países, mas não chegou a avançar porque foi vetado pelo Governo de Passos Coelho.

O Económico destaca que o acordo assinado por Sócrates determinava o fim de taxas agravadas de IRS e IRC aplicadas aos rendimentos de capitais pagos por ou a entidades integradas nessa lista negra, excluindo ainda essas entidades de taxas do imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) e de imposto municipal sobre imóveis (IMI).

De acordo com o jornal, a Autoridade Tributária (AT) opôs-se ao acordo que terá sido assinado pelo ex-secretário de Estado Sérgio Vasques.

Em 2012, o acordo foi chumbado por um parecer da AT, após solicitação da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

O país sul-americano está envolvido no escândalo “Panama Papers” que apanhou várias empresas e personalidades portuguesas envolvidas em processos judiciais, nomeadamente José Sócrates e Ricardo Salgado, ambos implicados na Operação Marquês.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que nojeira, vale tudo para branquear as acções do bando marilú, passas e catherine deneuve e todos os seus correlegionários envolvidos na maior fraude de offshores. pensava-se que os maus da fita eram os politicos mas há pior os jornaleiros imundos.

    • Leu bem a notícia?! Bem acho que não a notícia é a falcatrua que Sócrates e Ricardo Salgado como tinham dinheiro nesse paraíso fiscal não lhes convinha que o Panamá fizesse parte dos paraísos fiscais, só que em 2012 era outro o governo

  2. Não foi o Governo (actual), mas sim o Governo de Sócrates (em 2010): são coisas bem diferentes!
    Depois, bem mais estranho do que isso é o facto do Governo anterior (Passos e companhia) ter travado a medida (e muito bem!), mas, ao mesmo tempo, ter-se “esquecido” de fiscalizar as transferência de milhares de milhões para offshores – principalmente para o Panamá!!…
    Muito curioso!…

    • O tal “episódio” chamado Núncio. Querem ver que o Passos é um santo? Não tarda nada, a igreja decide canonizar este “melga”. Milagre? Redução da população portuguesa. É preciso mais? Quatro anos e meio de governação (bem mais que os quatro, chamados normais, de legislatura). Mas este com a colaboração do santo Cavaco. Milagre deste? Fez crescer o país mas… o desenvolvimento ficou para trás.
      Muito provavelmente (e é só uma opinião e não afirmação) o Passos vetou porque não lhe “caiu nada” no bolso… Mas isso nunca saberemos.

    • O quê?!
      Mas tu tens noção das barbaridades que escreves?!
      O Costa não fez parte do governo anterior (obviamente, pois era do Passo/Portas), nem do de Sócrates em 2010 (a que está noticia se refere)!!
      Com a Internet, já não há desculpa para estas asneiras…
      É que, caso não te tenhas percebido, o Costa foi Presidente da Câmara de Lisboa entre 2007 e 2015!!
      Percebido?

  3. esperem! PARA TUDO!!!! Sr Sergio vasques ia assinar um acordo para tirar o Panamá da lista negra mas esse mesmo senhor, que para mim é um BANDIDO TRAIDOR, fez de tudo para acabar com a Zona Franca da Madeira. isto tem alguma logica???? beneficiar o panamá em dar um tiro no proprio pé? maldito!

  4. Pois é, nessa altura até o agora 1º ministro possivelmente sabia bem do assunto assim como outros que com ele fazem agora parte do governo mas calaram-se todos bem caladinhos apontando agora o dedo para o vizinho do lado em forma de sacudir a água do capote.

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …