Passos vetou “acordo secreto” de Sócrates para tirar o Panamá da lista negra de offshores

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Governo assinou um “acordo secreto” com vista a retirar o Panamá da lista negra dos paraísos fiscais, durante o Executivo de José Sócrates, em 2010. Mas a medida foi travada pelo Governo de Passos Coelho.

O Jornal Económico avança que este acordo, que terá sido assinado em 2010 entre o Governo de Sócrates e o Governo do Panamá, visava retirar este país sul-americano da lista negra das offshores.

O acordo assegurava ao Panamá um regime fiscal mais vantajoso do que aquele que é aplicado aos paraísos fiscais assinalados na lista negra, conforme destaca o Económico.

A ideia era que o acordo entrasse em vigor em 2012, de modo a evitar a dupla tributação entre os dois países, mas não chegou a avançar porque foi vetado pelo Governo de Passos Coelho.

O Económico destaca que o acordo assinado por Sócrates determinava o fim de taxas agravadas de IRS e IRC aplicadas aos rendimentos de capitais pagos por ou a entidades integradas nessa lista negra, excluindo ainda essas entidades de taxas do imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) e de imposto municipal sobre imóveis (IMI).

De acordo com o jornal, a Autoridade Tributária (AT) opôs-se ao acordo que terá sido assinado pelo ex-secretário de Estado Sérgio Vasques.

Em 2012, o acordo foi chumbado por um parecer da AT, após solicitação da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

O país sul-americano está envolvido no escândalo “Panama Papers” que apanhou várias empresas e personalidades portuguesas envolvidas em processos judiciais, nomeadamente José Sócrates e Ricardo Salgado, ambos implicados na Operação Marquês.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que nojeira, vale tudo para branquear as acções do bando marilú, passas e catherine deneuve e todos os seus correlegionários envolvidos na maior fraude de offshores. pensava-se que os maus da fita eram os politicos mas há pior os jornaleiros imundos.

    • Leu bem a notícia?! Bem acho que não a notícia é a falcatrua que Sócrates e Ricardo Salgado como tinham dinheiro nesse paraíso fiscal não lhes convinha que o Panamá fizesse parte dos paraísos fiscais, só que em 2012 era outro o governo

  2. Não foi o Governo (actual), mas sim o Governo de Sócrates (em 2010): são coisas bem diferentes!
    Depois, bem mais estranho do que isso é o facto do Governo anterior (Passos e companhia) ter travado a medida (e muito bem!), mas, ao mesmo tempo, ter-se “esquecido” de fiscalizar as transferência de milhares de milhões para offshores – principalmente para o Panamá!!…
    Muito curioso!…

    • O tal “episódio” chamado Núncio. Querem ver que o Passos é um santo? Não tarda nada, a igreja decide canonizar este “melga”. Milagre? Redução da população portuguesa. É preciso mais? Quatro anos e meio de governação (bem mais que os quatro, chamados normais, de legislatura). Mas este com a colaboração do santo Cavaco. Milagre deste? Fez crescer o país mas… o desenvolvimento ficou para trás.
      Muito provavelmente (e é só uma opinião e não afirmação) o Passos vetou porque não lhe “caiu nada” no bolso… Mas isso nunca saberemos.

    • O quê?!
      Mas tu tens noção das barbaridades que escreves?!
      O Costa não fez parte do governo anterior (obviamente, pois era do Passo/Portas), nem do de Sócrates em 2010 (a que está noticia se refere)!!
      Com a Internet, já não há desculpa para estas asneiras…
      É que, caso não te tenhas percebido, o Costa foi Presidente da Câmara de Lisboa entre 2007 e 2015!!
      Percebido?

  3. esperem! PARA TUDO!!!! Sr Sergio vasques ia assinar um acordo para tirar o Panamá da lista negra mas esse mesmo senhor, que para mim é um BANDIDO TRAIDOR, fez de tudo para acabar com a Zona Franca da Madeira. isto tem alguma logica???? beneficiar o panamá em dar um tiro no proprio pé? maldito!

  4. Pois é, nessa altura até o agora 1º ministro possivelmente sabia bem do assunto assim como outros que com ele fazem agora parte do governo mas calaram-se todos bem caladinhos apontando agora o dedo para o vizinho do lado em forma de sacudir a água do capote.

RESPONDER

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …