Passos vetou “acordo secreto” de Sócrates para tirar o Panamá da lista negra de offshores

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Governo assinou um “acordo secreto” com vista a retirar o Panamá da lista negra dos paraísos fiscais, durante o Executivo de José Sócrates, em 2010. Mas a medida foi travada pelo Governo de Passos Coelho.

O Jornal Económico avança que este acordo, que terá sido assinado em 2010 entre o Governo de Sócrates e o Governo do Panamá, visava retirar este país sul-americano da lista negra das offshores.

O acordo assegurava ao Panamá um regime fiscal mais vantajoso do que aquele que é aplicado aos paraísos fiscais assinalados na lista negra, conforme destaca o Económico.

A ideia era que o acordo entrasse em vigor em 2012, de modo a evitar a dupla tributação entre os dois países, mas não chegou a avançar porque foi vetado pelo Governo de Passos Coelho.

O Económico destaca que o acordo assinado por Sócrates determinava o fim de taxas agravadas de IRS e IRC aplicadas aos rendimentos de capitais pagos por ou a entidades integradas nessa lista negra, excluindo ainda essas entidades de taxas do imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) e de imposto municipal sobre imóveis (IMI).

De acordo com o jornal, a Autoridade Tributária (AT) opôs-se ao acordo que terá sido assinado pelo ex-secretário de Estado Sérgio Vasques.

Em 2012, o acordo foi chumbado por um parecer da AT, após solicitação da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

O país sul-americano está envolvido no escândalo “Panama Papers” que apanhou várias empresas e personalidades portuguesas envolvidas em processos judiciais, nomeadamente José Sócrates e Ricardo Salgado, ambos implicados na Operação Marquês.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que nojeira, vale tudo para branquear as acções do bando marilú, passas e catherine deneuve e todos os seus correlegionários envolvidos na maior fraude de offshores. pensava-se que os maus da fita eram os politicos mas há pior os jornaleiros imundos.

    • Leu bem a notícia?! Bem acho que não a notícia é a falcatrua que Sócrates e Ricardo Salgado como tinham dinheiro nesse paraíso fiscal não lhes convinha que o Panamá fizesse parte dos paraísos fiscais, só que em 2012 era outro o governo

  2. Não foi o Governo (actual), mas sim o Governo de Sócrates (em 2010): são coisas bem diferentes!
    Depois, bem mais estranho do que isso é o facto do Governo anterior (Passos e companhia) ter travado a medida (e muito bem!), mas, ao mesmo tempo, ter-se “esquecido” de fiscalizar as transferência de milhares de milhões para offshores – principalmente para o Panamá!!…
    Muito curioso!…

    • O tal “episódio” chamado Núncio. Querem ver que o Passos é um santo? Não tarda nada, a igreja decide canonizar este “melga”. Milagre? Redução da população portuguesa. É preciso mais? Quatro anos e meio de governação (bem mais que os quatro, chamados normais, de legislatura). Mas este com a colaboração do santo Cavaco. Milagre deste? Fez crescer o país mas… o desenvolvimento ficou para trás.
      Muito provavelmente (e é só uma opinião e não afirmação) o Passos vetou porque não lhe “caiu nada” no bolso… Mas isso nunca saberemos.

    • O quê?!
      Mas tu tens noção das barbaridades que escreves?!
      O Costa não fez parte do governo anterior (obviamente, pois era do Passo/Portas), nem do de Sócrates em 2010 (a que está noticia se refere)!!
      Com a Internet, já não há desculpa para estas asneiras…
      É que, caso não te tenhas percebido, o Costa foi Presidente da Câmara de Lisboa entre 2007 e 2015!!
      Percebido?

  3. esperem! PARA TUDO!!!! Sr Sergio vasques ia assinar um acordo para tirar o Panamá da lista negra mas esse mesmo senhor, que para mim é um BANDIDO TRAIDOR, fez de tudo para acabar com a Zona Franca da Madeira. isto tem alguma logica???? beneficiar o panamá em dar um tiro no proprio pé? maldito!

  4. Pois é, nessa altura até o agora 1º ministro possivelmente sabia bem do assunto assim como outros que com ele fazem agora parte do governo mas calaram-se todos bem caladinhos apontando agora o dedo para o vizinho do lado em forma de sacudir a água do capote.

RESPONDER

O licor mais famoso da China foi leiloado no Reino Unido por mais de um milhão de euros

Uma caixa do licor chinês "Kweichow Moutai" foi vendida por cerca de um milhão de euros num leilão em Londres. O anúncio foi feito pela Sotheby’s que garante que a oferta vencedora foi o preço …

Apneia obstrutiva do sono agrava doenças cardíacas, revela estudo

A apneia, que ocorre quando uma obstrução das vias aéreas superiores causa episódios repetidos de interrupção da respiração durante o sono, é encontrada em 40% a 80% das pessoas com doenças cardiovasculares, sendo, ainda assim, …

Estranho caso de infeção com SARS-COV-2 durante 218 dias em investigação no Brasil

Um grupo de cientistas brasileiros a estudar um caso de infeção pelo novo coronavírus que durou pelo menos 218 dias, período em que o vírus se replicou e até sofreu mutação, anunciaram fontes académicas na …

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …