/

Governo pondera alargar certificado e teste negativo a atividades encerradas

3

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

O Executivo está a ponderar alargar o uso de certificado digital ou teste negativo para acesso a outras atividades afetadas pelos encerramentos devido à pandemia.

O Governo está a equacionar alargar o uso de certificado digital ou teste negativo para acesso a outras atividades afetadas pelos encerramentos devido à covid-19, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“Parece que há a possibilidade de alargar esta experiência a outras atividades”, adiantou, explicando que à medida que a vacinação progride o objetivo é “utilizar outras formas de gerir a situação epidemiológica”.

“Nós sabemos que em muitos países europeus é isso que se está a passar. Para aceder a um ginásio, museu, concerto ou hotel é preciso um certificado ou teste”, recordou Siza Vieira.

“Ainda não estamos a pensar num alargamento desta natureza” e sim em abranger “atividades que se mantêm encerradas” e “se a população estiver satisfeita” assegurar “um funcionamento nestas condições”, referiu.

Questionado sobre os bares e discotecas, que se mantêm encerrados, o ministro não se quis comprometer com datas, apontando antes para atividades como “parques aquáticos e outro tipo de atividades em que faz sentido pensar se podemos abrir com certificado ou teste negativo”.

O governante reconheceu ainda que as medidas foram aplicadas em cima da hora e geraram “algum incómodo” e “dificuldades de interpretação, dúvidas e questões a que o Governo foi tentando responder”.

Na semana passada, o Governo aprovou em Conselho de Ministros que os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado vão passar a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à covid-19 a partir das 19:00 de sexta-feira, aos fins de semana e feriados para refeições no interior.

Além disso, determinou o executivo, o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental vai passar a estar sujeito à existência de certificado digital ou teste negativo por parte dos clientes.

// Lusa

3 Comments

  1. Só m****, todas as semanas. Daqui a pouco, teremos de fazer testes só para ir à farmácia, comprar um teste rápido, que teremos de fazer antes de chegarmos a outra farmácia, perto do mar, onde não teremos de ser testados, porque já o fomos, duas vezes, e o Covid não gosta do iodo. 😉
    Cumprimentos do José Silva.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.