Marcello Casal Jr./ABr

Os brasileiros são conhecidos como os campeões mundiais dos memes, por brincarem com tudo, e a última moda neste campo, é uma brincadeira que transformou Portugal no mais novo estado brasileiro: a “Guiana Brasileira”.
Nos últimos dias, as redes sociais foram inundadas de memes e vídeos que transformaram Portugal numa região anexada pelo Brasil. Assim, o país passou a ser a “Guiana Brasileira” no meio desta brincadeira que ironiza com o passado português de colonizador.
Há quem fale de Portugal como “o 28.º estado brasileiro”, ou como um “pedacinho do Brasil na Europa”, fazendo referência ao elevado número de brasileiros que têm chegado ao nosso país nos últimos anos.
Entre referências ao passado conjunto dos dois países, fala-se de “reparação histórica” e do Português de Portugal como “pré-histórico” ou “primitivo”.
E já há até uma moeda oficial com Cristiano Ronaldo na estampa, um hino e uma bandeira desta Guiana Brasileira, nome que faz referência ao território ultramarino da Guiana Francesa.
Eu não tô acreditando que alguém fez a PORRA DA BANDEIRA DÁ GUIANA BRASILEIRA KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKKAAKAKKAKAKAAKAKKAKAKAKA pic.twitter.com/H8AB6HkrfB
— repelente de meninas (@eumsmanne) April 18, 2025
E eis que surge o Hino Oficial da Guiana Brasileira #meme #humor #guianabrasileira #portugal #lisboa
Agora aguenta os brasucas pic.twitter.com/NnhlkXaeS4
— UM MILHÃO DE MEGATONS (@HGideaoH) April 21, 2025
Moeda oficial da Guiana Brasileira pic.twitter.com/FNnbQrTG4x
— Leonardo Schneider (@LeoSchneiderRJ) April 20, 2025
“Portugal é um exclave brasileiro, mais conhecido como Guiana Brasileira, rebaptizado pelos novos colonizadores, que chegaram a Portugal através dos dados móveis, navegando por mares nunca d’antes navegados. Descobriram a nova terra com os seus barões e guerreiros conectados“, escreve um utilizador da rede social X, o antigo Twitter, jogando com palavras dos “Lusíadas” de Luís Vaz de Camões.
Mas há quem sugira outros nomes para este Portugal “colonizado” pelos brasileiros, como “Vitória da Reconquista”, “Ilha de Camões”, “Rio de Fevereiro” ou “Pernambuco em pé”, e quem avance com um novo lema para o país: “Ordem e Bacalhau”.
O unico que eu aceito pic.twitter.com/AAxKzYyFZc
— A l e x (@alexdsousac) April 20, 2025
vocês ja conhecem a Guiana Brasileira? pic.twitter.com/jxi58cq90L
— isso é o mais puro suco de Brasil (@PuroSucoDoBr) April 20, 2025
o povo da Guiana Brasileira sofre muito né…. pic.twitter.com/dcyfjub22c
— História No Paint (@HistoriaNoPaint) April 20, 2025
Já conheceram a Guiana Brasileira?pic.twitter.com/6gPuEvFcER
— Toda Hora The Office (@tdhoratheoffice) April 19, 2025
Memes de Portugal como Guiana Brasileira “aumentam xenofobia”
Estes memes estão a deixar muitos portugueses revoltados. Mas também alguns brasileiros preocupados, lamentando que este tipo de brincadeiras só servem para “aumentar a xenofobia e a intolerância”, e que não contribuem para o “respeito e bom convívio entre os povos“, conforme desabafam alguns no X.
“Falam mal, mas na primeira oportunidade se mudam para lá“, atira, por outro lado, um utilizador brasileiro daquela rede social.
“A comunidade cibernética brasileira não faz ideia da vergonha que passa quando se demonstra tão complexada com o facto de os portugueses terem descoberto o Brasil“, atira ainda outro utilizador.
“Conquistem antes a vossa terra porque depois de Portugal vos ter deixado no dia 7 de Setembro de 1822, o Brasil ficou igual a uma selva“, responde um utilizador português.
Algumas reacções revoltadas de portugueses já chamaram a atenção do influencer brasileiro Felipe Neto, que diz que metade da sua família é portuguesa. Ele prefere chamar a Portugal de “Faixa de Gajos” e diz que “é tudo com carinho” e que “está tudo em paz”.
“Com todo o respeito estamos a fazer o processo de colonização reversa do idioma“, atira, contudo, numa provocação, salientando como a sua influência junto dos jovens portugueses está a mudar a sua forma de falar, com a adaptação no dia-a-dia de algumas palavras do Português do Brasil.
Ver esta publicação no Instagram
Entre 1815 e 1822 existiu o Reino Unido de Portugal e Brasil, com capital no Rio de Janeiro, sendo Rei o Senhor Dom João VI. Se essa unidade fosse recuperada, mesmo em República, seria muito bom para ambos os países. É claro que há toscos no Brasil que, por só terem a instrução primária, não percebem isso, mas os 650.000 brasileiros que agora vivem em Portugal, e que para cá vieram para viver em paz e sossego, não só são muito bem vindos com já perceberam o benefício disso para os nossos dois países. Viva a I República Unida de Portugal e Brasil!…