Certificado ou teste negativo exigidos em restaurantes ao fim de semana em concelhos de maior risco

António Cotrim / Lusa

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

Aos fins de semana, os restaurantes dos concelhos de maior risco vão passar a exigir a apresentação de certificado digital ou autoteste negativo feito na hora.

O certificado digital passa a ser exigido nos alojamentos turísticos e ajolamento local e, nos concelhos em risco elevado e muito elevado, no acesso ao interior dos restaurantes à sexta-feira a partir das 19h e durante todo o fim de semana, assim como nos feriados. Nas esplanadas dos restaurantes não é necessário apresentar certificado ou autoteste negativo.

O certificado digital ou teste negativo passa, assim, a ser exigido nos alojamentos turísticos e de alojamento local, todos os dias e em todo o território. Só nos restaurantes é que a obrigatoriedade é restringida aos horários referidos.

“Com o certificado, com uma disponibilização muito mais frequente de testes, temos condições para ter muito mais condições de segurança”, diz a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantindo que o passo do certificado em hotéis e restaurantes é “muito significativo” e “aumenta a segurança” sem restringir a atividade económica.

Pelo lado positivo, os restaurantes voltam a fechar às 22h30 nos concelhos de maior risco (e não às 15h30, como acontecia até agora).

A partir de agora haverá a obrigatoriedade de “autoteste” ao fim de semana para acesso a restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado. Os testes serão feitos no próprio estabelecimento, vendidos na farmácia ou mesmo nos supermercados.

Os autotestes passarão a ser exigidos já a partir desta sexta-feira. No entanto, o Governo não consigue precisar quando é que estarão à venda em supermercados e hipermercados.

Os testes possíveis para a entrada em hotéis e restaurantes são: o teste PCR, feito 72 horas antes; o teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado 48 horas antes; um teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado 24 horas antes na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica; ou ainda o autoteste realizado à porta do estabelecimento.

A fiscalização será feita pela ASAE e pelas forças de segurança, esclareceu a ministra. Os testes ou certificados, por sua vez, serão exigidos “no momento do check-in” dos alojamentos turísticos e alojamento local.

Após reunião do Conselho de Ministros esta quinta-feira, o Governo anunciou a lista de concelhos em risco elevado e muito elevado. Passam agora a ser 33 os concelhos em risco muito elevado e 26 os concelhos em risco elevado.

Os concelhos em risco elevado são: Albergaria-a-Velha; Alenquer; Aveiro; Azambuja; Bombarral; Braga; Cartaxo; Constância; Ílhavo; Lagoa; Matosinhos; Óbitos; Palmela; Portimão; Paredes de Coura; Rio Maior; Salvaterra de Magos; Santarém; Setúbal; Sines; Torres Vedras; Trancoso; Trofa; Viana do Alentejo; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Gaia; e Viseu.

Por sua vez, os concelhos em risco muito elevado são: Albufeira; Alcochete; Almada; Amadora; Arruda dos Vinhos; Avis; Barreiro; Cascais; Faro; Lagos; Lisboa; Loulé; Loures; Lourinhã; Mafra; Mira; Moita; Montijo; Mourão; Nazaré; Odivelas; Oeiras; Olhão; Porto; Santo Tirso; São Brás de Aportel; Seixal; Sesimbra; Silves; Sintra; Sobral de Monte Agraço; Vagos; e Vila Franca de Xira.

Além da limitação de circulação na via pública entre as 23h e as 5h, estes 60 concelhos ficam sujeitos a outras medidas restritivas, nomeadamente nos horários do comércio e restauração.

Há ainda 34 concelhos em alerta, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

Citada pelo Observador, Mariana Vieira da Silva confirma que as restrições para entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa deixam de existir. Isto porque a variante Delta já “existe em todo o território nacional”.

A governante sublinha ainda que Portugal continua na zona vermelha da matriz. “Continua a verificar-se um agravamento, em particular esta semana, em que a média diária de casos subiu 54%”, salientou.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

    • Decisões de um governo? Não!!!! Confiança do governo no povo Português, que infelizmente muita gente ainda não percebeu o que tem de respeitar! Isso sim!!! E depois a culpa é do governo!?!

      • A culpa do Covid não é dos governos, é do povo. a culpa das crises não é dos governos é dos povos. a culpa da falta de apoios a quem deixou de obter rendimentos por causa das medidas salazarista não é do governo é do povo… a sorte disto é ser o Covid, senão já não havia nem governos nem povo!!

  1. Com tantas regras e constantemente a mudarem é dificil saber o que está em vigor…
    E depois algumas são tão caricatas ou tão descabidas que nem sei o que diga…
    Dentro do restaurante tem que ter “algo” mas se for na esplanada não faz falta nada… pois o virus só “gosta” de espaços fechados.
    Se comer uma francesinha num restaurante ao fim de semana num dos concelhos identificados necessito de certificado ou teste mas se comer num café não faz falta nada…
    Outra das coisas que se verifica cá no norte é que apesar de termos direito a 4 testes rápidos por mês ainda não à quem os faça e se queremos só pagando… mais uma medida de publicidade para calar alguns tugas…

    • Parece inacreditável, mas sim vivemos numa sociedade hipócrita, mesquinha e egoísta como nunca… as coisas são como são, e nós (povo) tem de ‘mamar’ a bucha e calar… bom FDS a todos e tentem não ficar doidos;-)

      • Se calhar, até teremos de fazer outro teste depois da refeição, o que parece bastante aceitável, considerando estas palhaçadas, estas mudanças incompreensíveis de medidas. Numa semana, é para nos deitarmos à uma da manhã; na outra, às vinte e três horas. O Coronavírus deve andar com um relógio, e também a ver quem ingere, pelo menos, cem gramas de carne de frango… ele só gosta de novilho, por isso é que tem que se fazer um teste, que consiga afastar a sua fúria virulenta.

  2. andam tantos cientistas a estudar o vírus e basta perguntar ao nosso governo que lhes dizia que o vírus só trabalha “sexta-feira a partir das 19h e durante todo o fim de semana” , durante a semana o vírus descansa, eu também preciso dum trabalho desses

  3. Esta senhora passou a conferência de imprensa a por e tirar máscara…. Será que o vírus estava atento….. Esta-se a perder o bom senso e tão exemplar se quer parecer que se cai no ridículo..

  4. Então e turistas ou imigrantes que voltaram a Portugal de férias, que estão vacinados com vacinas aprovadas pela EMA e têm certificados em papel, mas não têm certificado digital visto não existirem fora da UE? Isto é tudo um completo disparate.

  5. Parece-me ser uma ideia fantástica. Assim, quando formos ao restaurante, fazemos o teste e aguardamos pacientemente enquanto comemos as entradas, à entrada do dito. Se for positivo as entradas ficam por conta da casa. Se for negativo então podemos seguir para o prato principal. Estes gajos são geniais!

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    sabia desde do primeiro dia do ano passado, que essa era estratégia deles, controle social, poder sobre a vida de todos, etc, etc.

    E todo mundo caiu na conversa deles, todo mundo menos alguns

    Agora que cola tudo que eles querem impor, isso vai ser só começo, coitado da população, comerciantes, medicos, enfermeiros estão mais perdidos que arroz de terceira, na mão desses fabricantes de vacinas, pseuda ciência, vaticano, maconaria, ordem dos jesuítas

  7. tudo virou politicagem, até nossas vidas

    vocês entregaram suas vidas a eles, agora aguênta, ou criem vergonha de não cair em conversa fiadas antes deles mostrarem provas bem convicente de tudo que falam que tem 100% de certeza.

    Como eles mesmos dizem é uma doença nova onde ninguém tem certeza 100% de nada

  8. estou haver que ninguém percebeu nada, a semana o nosso amigo está a descansar e ao fim de semana é que ele trabalha, por isso ser só ao fim de semana, é viva ao PS mais uma grande ideia

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …