/

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

7

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna.

O novo estudo publicado na revista Aging revela como é que os investigadores conseguiram interromper e reverter um aspeto-chave do processo de envelhecimento celular em seres humanos, usando um método chamado tratamento com oxigénio hiperbárico (OHB).

De acordo com a IFL Science, credita-se que o envelhecimento do nosso corpo está relacionado com sequências de ADN chamadas telómeros, que estão localizados nas extremidades dos cromossomas e protegem o material genético contido neles.

No entanto, esses telómeros degradam-se e encurtam ligeiramente de cada vez que uma célula se divide, até ficarem tão desgastados que deixam de funcionar corretamente e o cromossoma se torna instável. Quando isso acontece, a célula torna-se senescente, o que significa que deixa de ser capaz de se continuar a dividir e replicar.

O encurtamento dos telómeros e a geração de células senescentes têm um papel fundamental no envelhecimento corporal e são, por isso, os principais alvos na reversão desse processo.

O método utilizado pelos cientistas envolve a inalação de oxigénio sob alta pressão para que uma maior quantidade de oxigénio seja absorvida pelo sangue – o que regula a expressão de certos genes antioxidantes e reduz o dano oxidativo.

Tendo em conta que o método com oxigénio hiperbárico é usado no tratamento de feridas que não cicatrizam, lesões por radiação e envenenamento por monóxido de carbono, os investigadores tentaram perceber se também protegeria os telómeros de danos e se aumentaria o seu comprimento.

Para isso, foram administradas 60 sessões diárias de OHB durante 90 minutos a 35 pessoas – todas com mais de 64 anos – com oxigénio a 100 por cento e a uma pressão duas vezes maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar.

Os investigadores analisaram os glóbulos brancos dos participantes tanto no início do ensaio clínico, como nos dias 30 e 60, e novamente duas semanas após a interrupção do tratamento.

Os resultados indicaram que o comprimento dos telómeros aumentou mais de 20% nas células T auxiliares, T citotóxicas, assassinas naturais e células B – sendo que o aumento mais notório foi observado nas últimas, que mostraram um alongamento médio dos telómeros de 37,63%, duas semanas após a sessão final do tratamento.

“O encurtamento dos telómeros é considerado o Santo Graal da biologia do envelhecimento”, disse Shai Efrati, autor do estudo, num comunicado acerca da descoberta.

“Investigadores de todo o mundo estão a tentar desenvolver métodos farmacológicos e ambientais que possibilitem o alongamento dos telómeros. O nosso método, usando OHB, foi capaz de alcançar esse objetivo, provando que o processo de envelhecimento pode, de facto, ser revertido”, disse acrescentou.

ZAP //

7 Comments

  1. Nada contra estes avanços mas a distopia mais à mão é a escassez de recursos graças à sobre-população. Se percebermos as prioridades desta afirmação, percebemos também que a ciência anda ao contrário. Desgracadamente, quando descubrirem o elixir, talvez o mesmo seja necessário para a nossa sobrevivência.

      • A frase era ligeiramente diferente. Antes levava “descubram” mas alterei-a e não reparei no resto. De facto, o meu caro anda bem atento aos meus comentários. Até aos meus poucos erros. Já tenho séquito e nem sabia. Isso, é que é tramado. E esta, hein ?!

        P.s.: creio estar tudo correcto mas, por favor, diga-me você. Já agora, o que acha da minha pontuação?

  2. essa tecnica era usada por um cantor negro americano, para rejuvenascer ,um tal de Michael Jackon ,inclusive tinha uma camera iperbarica na propria casa

  3. Tanta asneira num artigo científico?? Falam em oxigénio hiperbárico… E depois dizem que é a duas atmosferas. Nunca ouvi dizer que duas atmosferas seja um valor hiperbárico! Será que estão a confundir com a hipertensão arterial?? Também falam em oxigénio a 100%, já agora o que é oxigénio a 50%? E ainda, ninguém poderá inalar oxigénio a “100%”, se alguém o conseguir que me venha dizer e assim já acredito na ressurreição dos mortos!! E mais não digo, ninguém me paga para isso. Pelo contrário ainda vão aparecer por aí umas bestas quadradas a criticar. Não há problema, como se diz “os cães ladram, a caravana passa”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.