O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna.

O novo estudo publicado na revista Aging revela como é que os investigadores conseguiram interromper e reverter um aspeto-chave do processo de envelhecimento celular em seres humanos, usando um método chamado tratamento com oxigénio hiperbárico (OHB).

De acordo com a IFL Science, credita-se que o envelhecimento do nosso corpo está relacionado com sequências de ADN chamadas telómeros, que estão localizados nas extremidades dos cromossomas e protegem o material genético contido neles.

No entanto, esses telómeros degradam-se e encurtam ligeiramente de cada vez que uma célula se divide, até ficarem tão desgastados que deixam de funcionar corretamente e o cromossoma se torna instável. Quando isso acontece, a célula torna-se senescente, o que significa que deixa de ser capaz de se continuar a dividir e replicar.

O encurtamento dos telómeros e a geração de células senescentes têm um papel fundamental no envelhecimento corporal e são, por isso, os principais alvos na reversão desse processo.

O método utilizado pelos cientistas envolve a inalação de oxigénio sob alta pressão para que uma maior quantidade de oxigénio seja absorvida pelo sangue – o que regula a expressão de certos genes antioxidantes e reduz o dano oxidativo.

Tendo em conta que o método com oxigénio hiperbárico é usado no tratamento de feridas que não cicatrizam, lesões por radiação e envenenamento por monóxido de carbono, os investigadores tentaram perceber se também protegeria os telómeros de danos e se aumentaria o seu comprimento.

Para isso, foram administradas 60 sessões diárias de OHB durante 90 minutos a 35 pessoas – todas com mais de 64 anos – com oxigénio a 100 por cento e a uma pressão duas vezes maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar.

Os investigadores analisaram os glóbulos brancos dos participantes tanto no início do ensaio clínico, como nos dias 30 e 60, e novamente duas semanas após a interrupção do tratamento.

Os resultados indicaram que o comprimento dos telómeros aumentou mais de 20% nas células T auxiliares, T citotóxicas, assassinas naturais e células B – sendo que o aumento mais notório foi observado nas últimas, que mostraram um alongamento médio dos telómeros de 37,63%, duas semanas após a sessão final do tratamento.

“O encurtamento dos telómeros é considerado o Santo Graal da biologia do envelhecimento”, disse Shai Efrati, autor do estudo, num comunicado acerca da descoberta.

“Investigadores de todo o mundo estão a tentar desenvolver métodos farmacológicos e ambientais que possibilitem o alongamento dos telómeros. O nosso método, usando OHB, foi capaz de alcançar esse objetivo, provando que o processo de envelhecimento pode, de facto, ser revertido”, disse acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Nada contra estes avanços mas a distopia mais à mão é a escassez de recursos graças à sobre-população. Se percebermos as prioridades desta afirmação, percebemos também que a ciência anda ao contrário. Desgracadamente, quando descubrirem o elixir, talvez o mesmo seja necessário para a nossa sobrevivência.

      • A frase era ligeiramente diferente. Antes levava “descubram” mas alterei-a e não reparei no resto. De facto, o meu caro anda bem atento aos meus comentários. Até aos meus poucos erros. Já tenho séquito e nem sabia. Isso, é que é tramado. E esta, hein ?!

        P.s.: creio estar tudo correcto mas, por favor, diga-me você. Já agora, o que acha da minha pontuação?

  2. essa tecnica era usada por um cantor negro americano, para rejuvenascer ,um tal de Michael Jackon ,inclusive tinha uma camera iperbarica na propria casa

  3. Tanta asneira num artigo científico?? Falam em oxigénio hiperbárico… E depois dizem que é a duas atmosferas. Nunca ouvi dizer que duas atmosferas seja um valor hiperbárico! Será que estão a confundir com a hipertensão arterial?? Também falam em oxigénio a 100%, já agora o que é oxigénio a 50%? E ainda, ninguém poderá inalar oxigénio a “100%”, se alguém o conseguir que me venha dizer e assim já acredito na ressurreição dos mortos!! E mais não digo, ninguém me paga para isso. Pelo contrário ainda vão aparecer por aí umas bestas quadradas a criticar. Não há problema, como se diz “os cães ladram, a caravana passa”.

RESPONDER

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …

Novo máximo de mortes. São mais 275 óbitos e 11 721 novos casos

Portugal registou mais 275 mortos e 11 721 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. É o novo máximo de mortes …

Longas filas para votar em segurança. Candidatos a Belém apelam ao voto

As mesas de voto para as eleições presidenciais abriram hoje às 08h00, e as longas filas são uma realidade em todo o país. Todos os candidatos já votaram. De acordo com o porta-voz da Comissão Nacional …