Google e Facebook foram vítimas de “phishing” por email em fraude milionária

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

As duas gigantes tecnológicas Google e Facebook foram enganadas por um hacker que implantou um esquema de “phishing” por email, fazendo-se passar por um fornecedor, e conseguindo assim, roubar quase 100 milhões de euros.

Em Março passado, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que um lituano chamado Evaldas Rimasauskas tinha sido acusado, no âmbito de um ataque de email conhecido por “phishing“, contra duas companhias baseadas nos Estados Unidos, não tendo estas sido identificadas.

Agora, uma investigação da revista Fortune apurou que essas duas empresas são a Google e o Facebook, que terão sido enganadas em cerca de 100 milhões de dólares (à roda de 92 milhões de euros).

O esquema fraudulento implantado pelo lituano acusado passou pela falsificação de endereços de email, de facturas e de selos de empresas para se fazer passar por um fabricante asiático de computadores, a Quanta Computer, com quem as duas tecnológicas faziam negócios frequentemente.

O objectivo era levar Google e Facebook a pagarem pelo fornecimento de computadores fictícios, como de facto fizeram, deixando-se enganar por emails supostamente inocentes.

O caso demonstra que “esquemas envolvendo phishing por email e falsos fornecedores podem vitimizar até as corporações mais sofisticadas e especialistas em tecnologia“, realça a Fortune.

As duas tecnológicas tentaram abafar o caso, mas agora vêem-se obrigadas a reconhecer que foram enganadas.

“Detectamos esta fraude contra a nossa equipa de gestão de fornecedores e prontamente alertamos as autoridades”, salienta um porta-voz da Google citado pela Fortune, garantindo ainda que recuperaram o dinheiro, mas sem revelar detalhes quanto à quantia em que foram burlados.

“O Facebook recuperou a maior parte dos fundos pouco tempo depois do incidente e tem cooperado com as autoridades nesta investigação”, refere uma fonte desta empresa que escusa-se também, a entrar em detalhes sobre o caso.

As autoridades norte-americanas esperam que Rimasauskas seja extraditado da Lituânia para os EUA, para ser julgado, mas o seu advogado diz à Fortune que o cliente “não pode esperar um julgamento justo e imparcial” em Terras do Tio Sam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim, e pelo menos roubou a quem não precisa e tem lucros milionários (e exagerados!) enquanto uma boa parte da população mundial vive com dificuldades!…

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …