/

Google e Facebook foram vítimas de “phishing” por email em fraude milionária

2

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

As duas gigantes tecnológicas Google e Facebook foram enganadas por um hacker que implantou um esquema de “phishing” por email, fazendo-se passar por um fornecedor, e conseguindo assim, roubar quase 100 milhões de euros.

Em Março passado, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que um lituano chamado Evaldas Rimasauskas tinha sido acusado, no âmbito de um ataque de email conhecido por “phishing“, contra duas companhias baseadas nos Estados Unidos, não tendo estas sido identificadas.

Agora, uma investigação da revista Fortune apurou que essas duas empresas são a Google e o Facebook, que terão sido enganadas em cerca de 100 milhões de dólares (à roda de 92 milhões de euros).

O esquema fraudulento implantado pelo lituano acusado passou pela falsificação de endereços de email, de facturas e de selos de empresas para se fazer passar por um fabricante asiático de computadores, a Quanta Computer, com quem as duas tecnológicas faziam negócios frequentemente.

O objectivo era levar Google e Facebook a pagarem pelo fornecimento de computadores fictícios, como de facto fizeram, deixando-se enganar por emails supostamente inocentes.

O caso demonstra que “esquemas envolvendo phishing por email e falsos fornecedores podem vitimizar até as corporações mais sofisticadas e especialistas em tecnologia“, realça a Fortune.

As duas tecnológicas tentaram abafar o caso, mas agora vêem-se obrigadas a reconhecer que foram enganadas.

“Detectamos esta fraude contra a nossa equipa de gestão de fornecedores e prontamente alertamos as autoridades”, salienta um porta-voz da Google citado pela Fortune, garantindo ainda que recuperaram o dinheiro, mas sem revelar detalhes quanto à quantia em que foram burlados.

“O Facebook recuperou a maior parte dos fundos pouco tempo depois do incidente e tem cooperado com as autoridades nesta investigação”, refere uma fonte desta empresa que escusa-se também, a entrar em detalhes sobre o caso.

As autoridades norte-americanas esperam que Rimasauskas seja extraditado da Lituânia para os EUA, para ser julgado, mas o seu advogado diz à Fortune que o cliente “não pode esperar um julgamento justo e imparcial” em Terras do Tio Sam.

ZAP //

2 Comments

    • Sim, e pelo menos roubou a quem não precisa e tem lucros milionários (e exagerados!) enquanto uma boa parte da população mundial vive com dificuldades!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.