Google e Facebook foram vítimas de “phishing” por email em fraude milionária

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

As duas gigantes tecnológicas Google e Facebook foram enganadas por um hacker que implantou um esquema de “phishing” por email, fazendo-se passar por um fornecedor, e conseguindo assim, roubar quase 100 milhões de euros.

Em Março passado, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que um lituano chamado Evaldas Rimasauskas tinha sido acusado, no âmbito de um ataque de email conhecido por “phishing“, contra duas companhias baseadas nos Estados Unidos, não tendo estas sido identificadas.

Agora, uma investigação da revista Fortune apurou que essas duas empresas são a Google e o Facebook, que terão sido enganadas em cerca de 100 milhões de dólares (à roda de 92 milhões de euros).

O esquema fraudulento implantado pelo lituano acusado passou pela falsificação de endereços de email, de facturas e de selos de empresas para se fazer passar por um fabricante asiático de computadores, a Quanta Computer, com quem as duas tecnológicas faziam negócios frequentemente.

O objectivo era levar Google e Facebook a pagarem pelo fornecimento de computadores fictícios, como de facto fizeram, deixando-se enganar por emails supostamente inocentes.

O caso demonstra que “esquemas envolvendo phishing por email e falsos fornecedores podem vitimizar até as corporações mais sofisticadas e especialistas em tecnologia“, realça a Fortune.

As duas tecnológicas tentaram abafar o caso, mas agora vêem-se obrigadas a reconhecer que foram enganadas.

“Detectamos esta fraude contra a nossa equipa de gestão de fornecedores e prontamente alertamos as autoridades”, salienta um porta-voz da Google citado pela Fortune, garantindo ainda que recuperaram o dinheiro, mas sem revelar detalhes quanto à quantia em que foram burlados.

“O Facebook recuperou a maior parte dos fundos pouco tempo depois do incidente e tem cooperado com as autoridades nesta investigação”, refere uma fonte desta empresa que escusa-se também, a entrar em detalhes sobre o caso.

As autoridades norte-americanas esperam que Rimasauskas seja extraditado da Lituânia para os EUA, para ser julgado, mas o seu advogado diz à Fortune que o cliente “não pode esperar um julgamento justo e imparcial” em Terras do Tio Sam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim, e pelo menos roubou a quem não precisa e tem lucros milionários (e exagerados!) enquanto uma boa parte da população mundial vive com dificuldades!…

RESPONDER

Há cinco hábitos comuns que podem matar lentamente

Maus hábitos são difíceis de quebrar. Mesmo quando eles prejudiciais à saúde, pode ser complicado desistir de certas atividades. Há várias práticas que os especialistas associam a uma morte prematura. Antes de sugerir que estas atividades …

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …